(UMA ADMIRÁVEL EXCURSÃO NA ASSEMBLEIA DO ESPAÇO E TEMPO!)

(UMA ADMIRÁVEL EXCURSÃO NA ASSEMBLEIA DO ESPAÇO E TEMPO)

OUTRO DIA FOI ME DADO PERMISSÃO DE ADENTRAR NA CÂMARA DO TEMPO. ESSA AUTORIZAÇÃO FOI-ME AUFERIDA PARA ESTUDAR. CALMAMENTE ADENTREI NAQUELA VASTÍSSIMA LOCAL QUAL POSSUÍA VÁRIOS PASSAGENS. POR ALGUNS MINUTOS PERMANECI EMBASBACADO, NÃO SABENDO QUAL DOS CAMINHOS DEVERIA TRILHAR. FOI QUANDO ME SURGIU UM ANCIÃO DE FEIÇÃO MEIGA, VESTIDO VISTOSAMENTE DE BRANCO, POR CIMA DESSA ROUPAGEM, SOBRE SAÍA UM MAJESTOSO QUIMONO AZUL CELESTE. OLHANDO-ME INQUIRIU: ESTAIS COM RECEIO FILHO? OU INDECISO DE ESCOLHER A PASSAGEM CORRETA? FIXANDO-ME NAQUELA ESBELTA FIGURA, INDAGUEI; VIESTE DE ONDE? SÊ NEM PRESSENTI? SORRINDO MEIGAMENTE, DITOU-ME AS SEGUINTES PALAVRAS. NOS CAMINHOS DAS VIDAS, DENTRE TODOS OS CAMINHOS QUE CURSEI, SOU UMA CENTELHA DO COSMO, O QUAL O MESMO PERTENÇO. UMA VEZ QUE FAÇO PARTE DO INICIO E DO FINAL. AGORA QUE JÁ SABEIS DE ONDE PROVENHO, DAR-TE-EI UMA DICA DA PASSAGEM CORRETA. APONTANDO-ME O ÚLTIMO DA ESQUERDA DISSE-ME SEGUE ESTE JÁ QUE, ELE LHE TRARÁ VALIOSÍSSIMOS ENSINAMENTOS. OBSERVANDO AQUELA CÁLIDA FEIÇÃO, ASSENTI COM A CABEÇA. PENETREI A PASSAGEM POR ELE INDICADA. PASSADO QUINZE MINUTOS, OBSERVEI UM DETALHE, A CADA PASSADA DADA, NOTEI QUE A PASSAGEM SE ELUMINAVA. PASSO A PASSO FUI ME ESGUEIRANDO-ME DO PORTAL DO TÚNEL, E NÃO FOI PARA MINHA SURPRESA QUE ADENTRANDO NO PORTAL DEPAREI-ME COM ANTIGA GRÉCIA, DE FIDIAS, PLATÃO, ARQUIMEDES, ARISTÓTELES, BIA DE PRENNA, SOFLÔCOS, PÉRICLES, ALCEBÍADES, DO NOBRE SÓCRATES, E DE OUTRAS ILUMINADAS PLÊIADES DE SERES. ADMIRADO, EMBEVECIDO, AQUELAS OBRAS PRIMAS, PENSEI: NÃO SERIA UM SONHO ESSA PAISAGEM A MINHA FRENTE? NOVAMENTE SURGIU-ME O ESBELTO ANCIÃO DA CAVERNA. NÃO, NÃO MEU AMIGO, NÃO ESTÁ SONHANDO. PRESENTEMENTE VOCÊ VIVE NA GRANDE METRÓPOLE DA GRÉCIA ANTIGA. OLHAI-VOS O PATERNON, O FABULOSO COLOSSO DE RHODEM, A ESTATUA DE MINERVA, APOLO, ZEUS, O ANFITEATRO ALPECIOTEN. AGORA VOCÊ VERÁ AS GRANDES ODISSÉIAS DE HOMERO. SUBITAMENTE DESCORTINEI. AS LUTAS DOS GREGOS CONTRA OS TROIANOS, OS ELMOS LUZIREM COMO FOGO. MILHARES PIRAS DE ALCATRÃO ILUMINAVAM AS NOITES. ESCUTEI O DIALOGO DE AQUILES COM ÁJAX E ULISSES, SOBRE A TOMADA DE TRÓIA. AVISTEI HEITOR REPREENDENDO SEU IRMÃO PARIS, SOBRE O RAPTO DE BELA HELENA. FINALMENTE AVISTEI A INENARRÁVEL TOMADA DE TRÓIA POR ULISSES. EM SEGUIDA, SUAS EPOPÉIAS PELOS MARES ADRIATICOS, E OCEANO PACIFICAM. VÁRIAS ILHAS ELE APORTOU COM SEUS ARGONAUTAS. IGNORANDO TOTALMENTE A CIRCUNFERÊNCIA TERRESTRE. PENSAVA ESTAVA SINGRANDO AS COSTAS GREGAS. DENTRO DESSE PRISMA, AVISTOU VÁRIOS POVOADOS COM COSTUMES, TRADIÇÕES DESCONHECIDOS PELO SEU POVO. PAULATINAMENTE MINHA VISÃO DESCEU SOBRE LAERTE, QUE CONSEGUI COM ALGUNS COMPATRIOTAS CONSEGUIRAM ESCAPAR DA DESTRUIÇÃO HISTÓRICA DE TRÓIA. EM NAUS DE PORTES MEDIAIS. NAVEGARAM POR VÁRIOS DIAS, E SEMANAS. VÁRIAS VEZES FICARAM PERDIDOS, DESORIENTADOS, APREENSIVOS. FINALMENTE CANSADOS, ESFOMEADOS, TIRITANDO DE FRIOS, AVISTARAM TERRA. DANDO GRITOS DE JÚBILOS, APORTARAM NUMA ADMIRÁVEL ENSEADA. POR QUANTO ELES NECESSITAVAM DE UM MERECIDO DESCANSO, E UMA EXCELENTE ALIMENTAÇÃO. POIS NOS DIAS SUBSEQÜENTES HAVERIA AFAZERES INTENSOS. POIS INTIMAMENTE NO IMO DE CADA UM, HABITAVA UMA INCONSCIENTE CERTEZA DE ENCONTRAREM UMA APRAZÍVEL TERRA, PARA ERGUEREM UM NOVO E PUJANTE PAÍS. COM DENODOS TRABALHARAM AFINCOS, AS NAUS COM ESMEROS OS LEVARAM AQUELA TERRA, FORAM DESMONTADAS, RECONSTRUIU NOVA E MAIORES, CONFORTÁVEIS. COM BRAVURAS, SEUS ANSEIOS CONCRETIZARAM. ALGUNS ANOS APOÍS SURGI EXUBERANTE O FAMOSO IMPÉRIO ROMANO. LENTAMENTE NAS RETINAS DA MINHA VISÃO COM UMA NEVOA AQUELE BUCÓLICO PANORAMA DESANUVIOU-SE. NOVAMENTE ESCUTEI A VOZ DO PRAGMÁTICO ANCIÃO, DISSE-ME: FILHO CHEGOU A HORA DE SUA VOLTA. FINDOU O PRAZO QUE MERECESTE, MAS NÃO SE PREOCUPAIS OUTRAS VEZES VÓS VOLTAREIS ASSISTIR CENAS HISTÓRICAS ARQUIVADAS NAS LEIS INFINDAIS. MAS TEREIS DE TER PACIÊNCIA, E PRINCIPALMENTE COMPREENSÃO, POIS ESTAS PAISAGENS FOI UM PASSADO QUE NÃO PASSOU. CONSEQÜENTEMENTE UM FUTURO DO PASSADO, PRESENTE DO PASSADO, UM PASSADO DE UM PRESENTE. FICA SABENDO FILHO, PASSADO, PRESENTE, FUTURO, É UMA PERFEITA ENGRENAGEM DENTRO DA ETERNIDADE. AS MESMAS COISAS? INQUIRI. COMO ASSIM? EXPLICAREI-LHE. NO TEMPO ESPAÇO, PALAVRAS CRIADAS PELAS NECESSIDADES DA HUMANIDADE, DE PROCURAREM COMPREENDEREM OS MOVIMENTOS CIRCULARES DO PLANETA, COMO CONSEQUENTEMENTE DOS DEMAIS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR, OS CALENDÁRIOS, HORAS, DIAS. POR ISSO TORNOU-SE OPORTUNO CRIAREM ESSAS DUAS DENOMINAÇÕES. MAS NO ESPAÇO INFINDO, NÃO EXISTEM ESTAS DUAS TERMINOLOGIAS. AUTOMATICAMENTE DIAS, HORAS, MINUTOS, SEGUNDOS, NÃO EXISTEM. CONSEQUENTEMENTE A PALAVRA PASSADA, OBVIAMENTE TORNA-SE PRESENTE, E FUTURO. SOMENTE QUANDO ESTAMOS HABITANDO DENTRO DESSE NÚCLEO DE FAIXA VIBRATÓRIA, ADQUIRIMOS CONDIÇÕES PREMENTES DE ANALISARMOS OBJETIVAMENTE O SENTIDO DAS TRÊS PALAVRAS, PASSADO, PRESENTE, FUTURO. SENDO ASSIM, TORNO A REPETIR. NAS ESCALAS DIMENSIONAIS VIBRATÓRIAS, EXISTE SOMENTE ETERNIDADE. ELUCIDANDO MAS COERENTEMENTE. EXISTE UM PROVÉRBIO TERRESTRE QUE DIZ O SEGUINTE: (NÓS SOMOS HOJE QUE PENSAMOS ONTEM, E SEREMOS AMANHA QUE PENSAMOS HOJE.) A CONCORDÂNCIA É A MESMA. QUE OBSERVAIS HOJE FOI QUE PENSASTE ONTEM, E VEREIS AMANHAM O QUE PENSEIS HOJE. DENTRO DESSE PRINCIPIO A HUMANIDADE DEVERIA PENSAR SOMENTE NO AUTENTICO AMOR. AMOR SIM! NÃO PSEUDOS AMORES PAIXÃO. MAS NO AMOR PURO COM OS LÍRIOS DOS CAMPOS. TODOS OS SERES HUMANOS VERIAM O FLORESCIMENTO PUJANTE, MAS CALMO E TRANSLÚCIDO DESSA ERA ABENÇOADA. GRATOS PELOS ADMIRÁVEIS CONHECIMENTOS, EU RETORNEI AO CAMINHO DA CÂMARA TEMPO. ADENTRANDO NO VASTÍSSIMO RECINTO, OBSERVANDO PELA ULTIMA VEZ AQUELE RECINTO CALMO DE PROFUNDA PAZ, PAUSADAMENTE COMECEI A SUBIR OS DEGRAUS DA MESMA. ABRINDO O IMENSO PORTAL, FIXEI MEUS OLHARES NAS ESTRELAS CINTILANTES, UM BELO DEVANEIO ADENTROU NO MEU ESPÍRITO, SUTILMENTE VEIO UMA EMOÇÃO DA GRANDIOSIDADE DAS LEIS INENARRÁVEIS, PERFEITA DO NOSSO PAI ETERNOS! EM SEGUIDA TOMEI O CAMINHO DE CASA NA BUSCA DO LEITO REPOUSANTE. MAS NA ESPERANÇA DE OUTRO DIA MERECER ADENTRA NOVAMENTE NA CÂMARA DO TEMPO. REVER O PASSADO, PRESENTE, E FUTURO!

XXX

AA. ------ J. ------- C. ------- DE MENDONÇA.

DATA. ------- 20. ------- 04. ------- 2018

HORA. VINTE E TRÊS HORAS E VINTE DOIS MINUTOS

Maroty
Enviado por Maroty em 21/04/2018
Código do texto: T6315141
Classificação de conteúdo: seguro