São Longuinho, São Longuinho...

Conta a lenda que ele nasceu em posição invertida, aparecendo primeiro os pés, e quase que a natureza o executou, com um enforcamento, logo que a criatura nasceu; a natureza é sábia, mas indulgente, e ele sobreviveu. Terminou o fundamental usando os dedos para a tabuada , e só com um sistema educacional questionável conseguiu alcançar o ensino médio, sem nunca ter alcançado uma reserva de conteúdo desejável, que o colocasse na média.

Dizem que todas as panelas têm tampa, e ele não só reforçou o dito popular, como também o completou: pinico também tem tampa... e assim ele se casou. Foi quando a natureza se redimiu, se não o enforcou à época do nascimento, não permitiu que se multiplicasse, mesmo permitindo que ele usasse os dedos nessa multiplicação, ele não procriou.

Da trilogia violência, bebida e jogos ele esgotou toda a literatura: batia, bebia e jogava, e o padre, que o confessava, nunca tornou público outros sete pecados que ele cometia, além dos 7 Pecados Capitais.

O casamento foi descumprido em todos os seus pressupostos, reservando apenas uma alegria à esposa: até que a morte os separe... e a morte os separou.

Aqui um duelo à parte: a natureza x o pinico, aquele mesmo pinico que tem tampa, aliás, aqui fica comprovado que pinico tem duas tampas, sendo a primeira aquela que se casou com o desajustado, e a segunda seria a tampa da tampa, um vizinho apaixonado, que a tudo assistia, vendo a tampa, ou melhor, vendo aquela esposa sendo, covardemente, agredida por alguém que já nasceu com a marca da forca no pescoço.

Quando nasceu, o enforcamento teria sido apenas uma figura retórica, mas agora, depois de espancar violentamente a mulher, que jazia inconsciente no chão, ele sentiu uma corda passar pelo seu pescoço e sufocá-lo, até que o ar lhe faltasse, até que a morte chegasse.

Ela nunca soube quem teria sido o verdugo; ela nunca descobriu a paixão que o vizinho sentia por ela, e ela nunca pediu: São Longuinho, São Longuinho, quem limpou o meu caminho? Se nunca pediu, nunca precisou dar três pulinhos.

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 27/02/2018
Código do texto: T6265575
Classificação de conteúdo: seguro