ASSOMBRIOS DENTRO DA NOITE
No rádio uma música sertaneja para espantar o sono. Sono já prevenido  pelo rebite antecipado.No céu a lua cheia,na boléia  o motorista e seu companheiro  para um revezamento necessário.
O trajeto o mesmo de muitos anos, a rota Paranaguá  -Paraguay.  Rota que os amigos conheciam como a palma das mãos.
A música canta o amor , a saudade .Lembram das esposas  e filhos que ficaram em casa.
A BR 277 não está muito  movimentada  ,acelerar  um pouco mais ,pode adiantar a viagem. Estão descendo a serra. A lua se esconde mansamente entre as árvore .De repente o motorista ouve um som estridente.Parece ser um assobio. Olha dos lados , nenhum caminhão próximo.Apura mais o ouvido.O  assobio parece mais agudo. Chama pelo companheiro.Ele cochila.Resolve parar o caminhão no posto de gasolina.  Jaime  repete – isso é bobagem, não sou medroso. Oras  fui campesino no Paraguay, desbravei matas  ,não vai ser um barulho de nada que vai me tirar do sério.
Estaciona o caminhão, examinha-o, sobe  em cima do container  e nada vê de estranho. Toma um café forte  e continua  a viagem. Nem cinco km  rodados e os assobios  reiniciam agora, mais insistentes.
Ele tem hora para chegar  no Porto Seco em Foz .Pega de novo a estrada.Seu amigo dorme o sono dos anjos.Droga ! Se é mesmo uma assombração ele nem vê, dorme  o sono dos justos. E o danado vai morrer de rir se eu contar  meu medo. Com ele nada de sobrenatural .Mas trouxe isso da infância.Minha mãe acredidatava em almas ,dizia que aquelas que não encontravam um bom lugar no céu ficavam vagando. Será uma  delas que está me incomodando com tantos assobios?
    O dia amanhece e a chegada ao Porto Seco traz grande alívio ,agora nem mais assobios, tomar um bom café e descansar um pouquinho  até que a carga  seja liberada. Mas que descanso que nada.  Paulo se diverte contando aos outros motoristas  que encontraram uma assombração na estrada . Tenho que aguentar  o sarro.
 - Desse tamanho e ainda acredita em assombração? E o saci Pererê  ,papai noel  apareceram também?A mula sem cabeça estava com cabeça ou continua sem?
   Só quando o auto falante  chama o número da minha placa , descano.
  Sigo para o Paraguai, lá mais um procedimentos fiscais, mais espera. Até chegar em casa e realmente descansar a demora  é grande.Haja paciência !Fim da tarde e a carreta  é liberada novamente.
   Outras viagens  de mercadoria desconhecidas  e o mistério da noite barulhenta sem uma explicação lógica .
   Um dia  no escritório do despachante aduaneiro da empresa  conto a história .Ele ri muito e pergunta:
   -Jaime  não leu na fatura o  a mercadoria manifestada?
  -Oh! Nós nunca sabemos direito. Os documentos  vem  da china e outros países. Nos documentos   traz sempre o número do container ,quantidade e  a expressão "diz conter...."
 - Tenho  suas placas,  me diz a data  do cruze  e já te digo. Um clic no computador  e a resposta.
  -Jaime ,você carregava brinquedos.Por certo esses brinquedos que emitem som. Com o balançar do container o som.
-Não senhor, aqueles assobios eram humanos .Tenho certeza disso. Não estou louco.
- Está bem quer assombração, que seja.
-Meses depois Já era dezembro. Época em que as lojas de Ciudade Del Este estão entulhadas de brinquedos de todos os tipos, principalmente eletrônicos.
Saio com meus filhos para comprar seus presentes. Numa das lojas  ,bem na porta esbarro com um enorme macaco ,com a pressão o macacão engraçadinho abre a bocarra e emite um som, ou melhor , um assobio.
 Minha assombração se desfazia ali.
 
Obs. “ASSOMBRIOS” um neologismo criado por mim,Acho!. Junção de assombro+ assobios.
"-Qualquer semelhança com a realidade pode ser mera conincidência."