NINO, O MICO-LEÃO-DOURADO

Alguns dados: Mico-leão-dourado, também conhecido como sagui, mico e sauí, cor amarelo dourado, pesa em média de 400 a 700 gramas, 26 centímetros de altura, 32 centímetros de comprimento, vive aproximadamente 15 anos, anda em grupo de até 8 animais, com habitat no sudoeste do Rio de Janeiro, embora procrie em cativeiro ainda há risco de sua extinção.

No zoológico onde estava, Nino teve uma infecção intestinal grave, com febre alta, diarréia e emagreceu muito. Com o atendimento de veterinários, a febre não cedia , continuava emagrecendo, sendo alimentado com soro fisiológico e ficou assim por vários dias. A alegria da criançada e dos visitantes, Nino estava recolhido, a notícia se espalhou e muitas pessoas acorriam para obter informações com os funcionários do zoológico.

Os veterinários de plantão davam informação desencontrada, uns afirmavam que ele ia se recuperar e outros não tinham tanta certeza. O animalzinho estava em coma induzido até que a febre cedesse.

As crianças levam bichinhos de pelúcia pensando poder reanimá-lo, era uma longa e sofrida espera para todos, pois Nino era muito querido pelos visitantes .

Após sete dias, veterinários e enfermeiras estavam dando o caso por perdido. Às vinte duas horas, a última visita do dia, o plantonista olhou aquele pequeno e querido animalzinho ali imóvel e fez um grande esforço para não chorar, talvez fosse a sua última visão dele com vida.

Na manhã seguinte o outro plantonista ao se aproximar ouviu um gritinho conhecido e apressou o passo: o Nino estava todo esperto e se alegrou com sua chegada, o plantonista, muito alegre deu um grito, ele está curado, ele sobreviveu e muitos funcionários vieram correndo e quando o viram choraram e derramaram lágrimas de emoção e contentamento

.

Nino, o mico-leão-dourado ia voltar a ser a alegria do zoológico para as crianças, para os adultos e para todos os funcionários que cuidavam dele, talvez cuidariam até com mais mimos…

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 31/08/2017
Reeditado em 31/08/2017
Código do texto: T6100305
Classificação de conteúdo: seguro