A Turma do Alto

Mais longa do que a rua Velho da Taipa - antiga e popularizada como Rua do Alto - só mesmo sua história. Que nos impunha, mais do que o próprio Cunha, um temor reverencial nos tempos de jumentude.

Zaía, atleta ebanizado e respeitado do Clube Atlético Pitanguiense, o CAP, emergia como seu líder inconteste. Mas eram os seus liderados que, pelo simples olhar, terror inspiravam a cada outra turma que ousasse cruzar suas linhas imaginárias de dominação.

Gaguim, Osmar, Gêra, Zé da Ninha, Lucim, Chico do Custa, os meninos do Mamede...uma lista interminável...cruz credo. E raramente eram vistos individualmente. E ai daquele forasteiro que ousasse mexer no vespeiro.

Cada bairro, cada aglomeração, São Francisco, Lavrado, Penha, Olaria, Chapadão e até meu berçal Brumado, distante povoado, tinha também suas gangues que se compraziam e cometer suas proezas, mas como se rivalizar - sem viralizar - a Turma do Alto?

E à medida que os anos e os hormônios avançavam, e as sonhadas musas na equação entravam, a sensação da inevitabilidade do conflito tornava-se inexorável. As meninas pareciam entender aquela e iminência do perigo e com ela se comprazer.

Um menino que ousasse quebrar a omertà, e migrar de turma, nunca seria perdoado pelos seus antigos pares. Era banido, proscrito, traíra.

Ali, nem com Jesus na causa se podia esperar uma trégua, uma pausa.

E conceder passava a ser um dever. Desonroso, mas que outro jeito?

Numa ocasião, numa sessão do Cinema da Fábrica, o Marcim da Lia, foi reclamar em voz alta para um dos meninos do alto baixar os braços, que provocadoramente havia cruzado sobre a nuca, com o propósito claro de dificultar a visão da tela, e a resposta veio, ameaçadora e gélida:

- Vô pegá ocê lá fora...

Acabada a mais curta película a que já assisti, vi o bando rodear o Marcim e, dos abusos verbais à ação foi um átimo: um chute nas nádegas pra dar início à sugigação.

Supreendemente, Marcim apenas respondeu, em igual tom que aquilo não ficaria assim não...

E em coro, veio a indagação:

- Vai o quê, intão?

- Vai doê...

E como por milagre de Padre Libério, liberou-se toda a tensão. Faltou abraço, congraçamento...mas a risada, essa sim, espalhou-se como fogo no pasto. Sem que se lavasse a égua, tava estabelecida, tacitamente, a trégua.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 26/10/2016
Código do texto: T5803984
Classificação de conteúdo: seguro