As águas avançando

João! Acorda!!!

--- Que foi, mulher, espero que tenha motivo pra me acordar deste jeito. Puxa vida, amanhã tenho um dia cheio no trabalho. Então, Regina, o que é?

--- É pior do que você pensa, vamos pegar o Orlandinho e sair de casa agora. As águas estão subindo, olha alí no terreiro.

--- Meu Deus!? (o marido assustadíssimo) Pega você o nosso filho (Orlandinho 8 anos) vou ver se salvo a geladeira, o fogão... pelo amor de Deus, meu marido, vamos embora, nossa vida é mais importante.

O casal e o filhinho sairam, foram para o local indicado pela defesa civil. Eles não tinham parentes que moravam em lugar mais alto e tiveram que contentar com um abrigo que já estava lotado de gente como eles que tiveram de abandonar suas casas que foram invadidas pelas águas barrentas, fedidas do imponente Rio Verde.

Aquelas dezenas de pessoas se solidarizavam-se sabiam que o tempo ia passar as águas também, mas muitos deles sabiam que perderiam tudo. Bens que pagaram com suor, e depois... e aqueles que ainda estavam endividados, seus pertences também tudo perdido! O choro era quase geral. Interessante que tinham também alguns consolos otimistas no meio daquela tragédia: perdemos os bens materiais, mas graças a Deus não perdemos nossos filhos, pais, irmãos e amigos. (dá pra lembrar de um lindo quadro dependurado numa casa: - “EM TUDO DAI GRAÇAS”

Depois daquelas histórias apareceram outras: os comerciantes de lojas em pleno centro da cidade, coitados! Muitos deles não acreditavam que as águas invadiriam suas lojas até o teto. Resultado o prejuízo assustador...

Ah! E o Parque das Águas, aquele belíssimo lago, os verdes, as deliciosas e medicinais águas minerais, misturadas com aquelas águas fétidas (...)

Dava a impressão que a minha linda cidade São Lourenço ficaria perdida para sempre.

Passou o tempo, o bom povo sãolourenciano se embrenharam, limparam, nas suas criatividades deixaram tudo maravilhosamente bem, os visitantes continuaram nos visitar novamente.

É, aquela enchente do ano 2000 ficou na história.

Nossa! E agora em 2016, as águas começaram a vir novamente, o rio verde começou a despejar as aguas ao seu redor, algumas casas foram atingidas. Ontem no dia 17, a apreensão voltava novamente. Hoje dia 18 as águas começam a abaixar, uma chuvinha fininha não inspirando pavor, talvez amanhã o sol possa ir mostrando seu esplendor. Quer dizer, assim espero!!!....

(Alguns nomes colocados aqui foram trocados, alguma semelhança, coincidência, mas a história verdadeira, principalmente a enchente do ano 2000)