Os olhos que enfeitiçam

Jamille sentiu uma aflição em seu peito, um sentimento de perda sem explicação. Saiu do quarto e foi até a cozinha pegar algo para beber.

Encontrou Rosberg preparando o jantar.

- Rosberg, alguma novidade na cidade? - Rosberg sempre sabia das novidades.

- Nada, só Neff que pegou de novo seu marido no bordel, mas isso já não é mais novidade, ela sempre o encontra lá, não é?

- Humm, ela já devia tê-lo deixado há muito tempo.

- Não consegue, diz que o ama.

- Estou com uma sensação ruim, tenho a impressão que notícias ruins logo chegarão.

- Notícias ruins correm rápido, senhora, já estariam aqui se houvesse alguma.

As batidas na porta chamaram a atenção de Jamille, parecia que alguém estava com pressa de ser atendido. Jamille ouviu seu nome quando o mordomo Eduard abriu a porta. Correu até a sala e encontrou Donavan, irmão de Jack, seu noivo. Ele estava muito agitado e parecia transtornado.

- Jamille - Disse ele com uma voz triste - Jack, Jamille, uma grande tragédia...

Jamille sentiu seu coração acelerar e sua aflição aumentar.

- O que houve? - disse, correndo até Donavan - Jack, o que houve com Jack? ele está bem?

- Foi encontrado no bosque, muito machucado e ...

- Onde ele está, diga-me.

- Ele está... está morto Jamille, sinto muito em dizer isso. Estamos todos transtornados.

- Não pode ser, eu... - E caiu nos braços de Donavan.

Jack e Jamille se conheceram há um ano, numa festa de camponeses no vilarejo de Ausburg. Apesar de Jamille ser de família nobre, gostava de frequentar essas festas e até tinha amigos camponeses. Jack era de uma família humilde, seu pai tinha uma pequena fazenda, que jack administrava. Logo se apaixonaram. Algum tempo depois começaram a namorar e ficaram noivos. Mesmo contra a vontade de seu pai, Vicente Jacob, homem muito conservador e respeitado na cidade, Jamille iria se casar com Jack em uma semana. Os preparativos estavam sendo feitos e quase tudo já estava pronto.

Antes de conhecer Jack, Jamille era noiva de Helmut Song, filho mais velho e herdeiro do grande fazendeiro Hilsen Song. Seu casamento era muito esperado por ambas as famílias, seria a união da tradição e do poder. Helmut era apaixonado por Jamille e ela gostava de estar com ele. Até conhecer Jack.

Jack foi encontrado morto no bosque, foi espancado até a morte. Mas algo chamou a atenção dos que o encontraram: os dois olhos haviam sido arrancados, em um dos orifícios uma mensagem havia sido deixada: "Nem eu, nem ele".

Era uma confissão do crime. Todos no vilarejo sabiam que Helmut Song já havia feito ameaças a Jack, nunca havia se conformado com o rompimento do seu noivado com Jamille. Muitas foram as vezes que implorou por sua volta. Um amor doentio que o estava levando a loucura. Mas nos últimos meses Helmut estava muito quieto, quase não era visto. Parecia que finalmente estava conformado.

Os irmão de Jack foram atrás de Helmut, tinham certeza que estava escondido em sua fazenda, provavelmente protegido por capangas de seu pai. Mesmo assim não podiam deixar de procurá-lo. Tinham que levá-lo a justiça ou fazê-la com as próprias mãos.

Encontraram um dos administradores da fazenda dos Songs, Morder, no caminho, ele também estava procurando Helmut, a pedido do Sr. Hilsen. Helmut havia deixado uma carta ao pai que o deixara muito preocupado. O conteúdo não lhe foi dito.

- Está mentindo - disse Donavan - devem estar escondendo o assassino.

- Assassino? do que está falando rapaz, perguntou o Morder.

Após contar a história do acontecido, Morder voltou com os rapazes até a sede da fazenda. Após conversar com o Sr. Hilsen sairam com vários capangas a procura de Helmut.

Na mansão dos Jacobs, Jamille era inconsolável. Seu pai estava indiferente, todos sabiam que escondia até uma satisfação com o acontecido. A filha não se casaria mais com um qualquer. Quem sabe reatasse o noivado com Helmut, após passar a dor.

Helmut foi encontrado no mesmo bosque em que matou e dilacerou Jack. Estava irreconhecível, a pele rocha e inchada, o pescoço esticado pela corda que o pendurava. Numa pedra ao lado os dois olhos de jack foram encontrados esmagados. Mais tarde soube-se que Jamille questionada por Helmut o que havia visto em jack respondeu em tom de brincadeira: "Os seus olhos! E eles me infeitiçaram".

Jamille foi embora da cidade semanas depois. Ninguém mais a viu.