A Regra Gramatical em: O Misterioso Seqüestro do Verbo Principal. (PARTE FINAL)

- Cadê o Acento Grave? – perguntou a RG.

- Acabei de vê-lo em uma crase ali atrás. – responde um Artigo, amigo íntimo da Gravinha, como costuma chamar.

- Chame-o, por favor!

O Acento Grave foi à Bahia, mas voltou às pressas com um pedido tão importante. Veio pulando na cabeça de várias vogais gêmeas, tornando-as siamesas. Chegou perto da RG com seu narizinho empinado e ar de deboche, tentando evitar o nervosismo.

- Muito bem Acento, sua situação por aqui está muito Grave! Uma vez restringi sua existência, determinei que você nunca viesse antes do verbo. Isso sempre lhe causou certa “inveja”, ainda mais por esse seu orgulho. – acusou a RG.

- O que você está insinuando RG? Que eu fui o responsável pelo seqüestro daquele arrogante? Infelizmente não tive essa idéia antes e nem tive o prazer de conhecer e dar os parabéns a quem a teve. – retrucou o Acento muito Grave, defendido pelo Sarcasmo.

- Isso é um insulto. Respeite-me seu sinalzinho gráfico inútil, ou vou bani-lo de vez da Língua Portuguesa. – vociferou a RG, já com a paciência no limite. – Estou de borracha em você, qualquer confirmação da minha suspeita e diga adeus ao seu trabalhozinho medíocre.

A RG se dirigiu ao Adjunto Adverbial e, quase espumando, falou:

- Se você por acaso acha que vai poder viver o resto de seus Textos grudado no Verbo, esqueça! Diga-me... Onde ele está?

- Calma RG! Não nego que sou apaixonado por ele, mas a ponto de seqüestrá-lo... Poupe-me de suas ameaças! Estou muito feliz com meu Substantivo. – respondeu o Adjunto, assumindo ser agora Adnominal.

- PLIM! - uma Onomatopéia se pronuncia, anunciando a chegada de uma idéia, ou melhor, da solução de toda a confusão.

- Como não pensei nisso antes? – diz a RG com um olhar de brilhantismo – Já tinha esquecido daquela Figurinha teimosa.

As Figuras foram todas convocadas e os curiosos, Consoantes e Vogais, Vírgulas e Pontos, Sinais Gráficos e Números, empilharam-se uns sobre os outros para saber quem era o seqüestrador. Algumas não tão quietas como a Ironia e o Sarcasmo, outras resmungando indiretamente, como a Metáfora e o Eufemismo. Mas todas ali, ou... QUASE TODAS!

Não era preciso mais nem pensar, a única que faltava e realmente a suspeita mais óbvia. Saindo de fininho, uma Zeugma malandrinha tentava escapar sem que a RG percebesse, mas era tarde demais.

- Parada! Zeugma foi você! Provavelmente atendendo a um pedido de um outro Texto pobre em Verbos e veio roubar alguns deste. Pode enganar a todos, mas a não a mim. Você sempre foi útil evitando repetições desnecessárias, mas essa de roubar o Verbo Principal foi imperdoável. – disse a RG triunfante.

- Tudo bem, eu confesso! Fui eu. Mas eu fui forçada, juro! E o Substantivo também tem culpa nisso! Ele queria mais atenção pra ele, mas quando viu o escândalo que causou tratou de fugir. Os Pronomes não quiseram se envolver, por isso não apareceram, mas também não entregaram nosso esquema, são cúmplices. – defendeu-se a Zeugma como podia, percebendo o tamanho da confusão em que se metera.

Finalmente o mistério tinha sido esclarecido, a Zeugma foi capturada e obrigada a devolver o Verbo Principal. O Período pôde respirar aliviado, suas Orações estavam completas. Textos e Textos mais tarde a verdadeira identidade da Zeugma foi descoberta. Num deslize em uma Frase, não conseguindo controlar sua verdadeira função, eis que uma palavra foi omitida sem que já existisse na Oração anterior e a suposta Zeugma confessou ser na verdade... Uma Elipse.

A Zeugma continua foragida, a RG informou que está oferecendo uma recompensa pela sua captura: Eliminar a Acentuação Gráfica da Língua Portuguesa.

OBS.: A RG já antecipa ao Acento Grave: “SIM! É pessoal!”.

gili
Enviado por gili em 27/05/2007
Reeditado em 27/05/2007
Código do texto: T503421
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.