PRESA NO ELEVADOR

Poderia ser um dia como outro qualquer, quando entrei no elevador. Dentro estava eu e uma senhora meio de idade, quando de repente o sinal de emergência no prédio toca. Eu não sabia o que estava acontecendo lá fora, mas pude ouvir pessoas correrem e gritarem, imaginei que fosse um incêndio, mas esperei o elevador parar, mas antes dele chegar ao penúltimo andar parou de funcionar. Desespero. Eu e aquela senhora ficamos assustadas e sem saber o que fazer, foi quando comecei a pensar:

"E se eu abrir a porta do elevador e na hora em que eu for sair ele descer com tudo? E se eu esperar alguém nos salvar e não chegar ninguém? E se eu tentar abrir a porta e não conseguir? E se eu conseguir sair mais a porta fechar ou o elevador subir antes da senhora sair dele? E se eu deixar ela ir na frente e eu quem acabo ficando presa? E se eu não deixar ela sair primeiro e sendo ela uma estranha. pode ser que jogue um feitiço em mim para que eu morra dentro de um elevador? E se o prédio estiver pegando fogo e morrermos asfixiadas aqui dentro?"

De repente a porta do elevador abriu, aquela senhora olhou espantada para mim e foi saindo, mas excitei:

-Não! A senhora não pode sair!

-E morrer aqui dentro?

Virei o rosto e cobri os olhos, com medo de que algo acontecesse com ela, mas rapidamente ela conseguiu sair san e salva do elevador.

-Venha logo menina!

Mas eu temia, dando um passo para frente e dois para trás. E se algo me acontecesse? Ela ter conseguido não significava nada, a sorte foi dela. Podia ser que eu não conseguisse. Mas, de tanto tempo que fiquei pensando a porta acabou se trancando e desta vez não abriu mais. Os botões não funcionavam, gritei desesperadamente para que me tirassem dali, em vão.

Eu estava sem ação, minhas mãos estavam frias, meu coração quase saía pela boca, estava entre quatro paredes estreitas, presa. Comecei a pensar: "E se aquela senhora tiver ido embora sem pedir ajuda para que me tirem daqui? E se ela tiver sido queimada pelo fogo? E se tiver pedido ajuda mas negaram a ajudar porque o prédio irá explodir? E se eu ficar presa para sempre aqui?

Num instante o elevador começa a subir bem devagar, sinto medo e fico sentada no canto da parede, quando ele pára. Eu ergo a cabeça e me levanto, fico olhado para a porta que novamente se abre e posso ver a sala lá fora coberta por uma fumaça negra, obviamente havia fogo no prédio. Então caminho até a ponta da porta do elevador, mas meus pés temem tocar o chão da sala, um passo, apenas um passo para me salvar, mas um medo enorme e novamente recuo. Meu maior medo é que aquela porta volte a se fechar e não se abra mais e eu fique presa lá dentro. O que fazer?

Não podia mais esperar e num piscar de olhos... dou um passo e saio do elevador. Alívio. Mas pensando eu estar salva, entro em pânico quando vejo que prendi a blusa na porta que havia se trancado, então me apresso em desbotoar a blusa e me soltar da porta, com medo de que o elevador se mova. A fumaça na sala me faz arder os olhos e tossir consecutivamente, dificultando a tentativa de me livrar da blusa e meu desespero aumenta, começo a gritar por socorro mas me engasgo com a fumaça. É meu fim.

Percebo o elevador se mover e ainda presa à porta, quase sem fôlego, me esforço para arrancar-me a blusa e quando já estava sendo arrastada pelo elevador... volto à realidade. E a senhora que estava ao meu lado me pergunta:

-Você não vai sair?

-Anh?

Eu tinha viajado numa imaginação fértil. Para meu alívio. A partir deste dia decidi usar apenas a escada do prédio, mas quando me deparei com o primeiro degrau, foi que pensei: "E se a madeira estiver podre e eu prender o pé no degrau? E se eu morrer de cansaço?"

Viver agora era um desafio.

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 07/02/2014
Código do texto: T4682347
Classificação de conteúdo: seguro