A caixa

A MUITO TEMPO ATRÁS, HAVIA EM UMA CASA NA COLINA ONDE MORAVA UM SÁBIO QUE VIVIA SOZINHO, NUNCA TEVE FAMÍLIA NEM AMIGOS. UM DIA BATERAM EM SUA PORTA, ELE, COMO NUNCA HAVIA RECEBIDO NINGUÉM EM SUA CASA FICOU PENSANDO QUEM PODERIA SER.

ERAM 4 MONGES, VESTIDOS COM CAPUZ E BEM ALTOS, DIZENDO QUE TERIAM QUE LEVAR UMA CAIXA QUE O SÁBIO GUARDARA POR MUITO TEMPO, E QUE ESTA CAIXA GUARDAVA UM MISTÉRIO QUE ESTAVA CHEGANDO O MOMENTO DE MOSTRAR PARA O MUNDO.

O SÁBIO OLHOU PARA OS MONGES E DISSE:

- “O HOMEM SÁBIO NÃO BUSCA SABEDORIA NA SABEDORIA DOS OUTROS, A SABEDORIA DE CADA UM ESTÁ DENTRO DE SÍ MESMO” .

MESMO ASSIM LHES ENTREGOU A CAIXA.

OS MONGES DESCERAM A COLINA SEM AGRADECER COMO SE FOSSEM DONOS DA CAIXA. CAMINHARAM POR 2 DIAS, E CHEGARAM AO PRIMEIRO VILAREJO, LOGO ABAIXO DA COLINA. UM DELES DISSE:

- SE QUEREM SABER O QUE HÁ DENTRO DA CAIXA ME SIGAM.

ALGUMAS PESSOAS OS SEGUIRAM E OUTRAS CONTINUARAM VIVENDO SUAS VIDAS POBRES E HUMILDES NO VILAREJO.

CAMINHARAM POR MAIS 1 DIAS E ENCONTRARAM OUTRO VILAREJO. NOVAMENTE FIZERAM O MESMO:

- SE QUEREM SABER O QUE HÁ DENTRO DA CAIXA ME SIGAM.

CAMINHARAM POR MAS ALGUM TEMPO, E AO AMANHECER CHEGARAM A UM LUGAR ONDE REALMENTE ABRIRIAM A CAIXA. ERA UM LUGAR MARAVILHOSO, AO LADO DE UM LAGO E COM UM GRAMADO ESPETACULAR. A NATUREZA GRITAVA. E COM MUITAS PESSOAS AO REDOR ABRIU A CAIXA. TODOS QUE ESTAVAM ALI REALMENTE QUERIAM SABER O QUE HAVIAM POR TANTO TEMPO BUSCADO, CAMINHARAM PARA DESCOBRIR O QUE NINGUÉM NUNCA SOUBE E ENTÃO UM DOS MOMGES LHES DISSE:

-QUANDO ABRIR A CAIXA QUERO QUE OLHEM COM OS OLHOS DO CORAÇÃO.

ASSIM O FEZ. ABRIU A CAIXA. TODOS OLHARAM E VIRAM UM MONTE DE SERRAGEM. O MONGE ENFIOU SUAS GRANDES MÃOS DENTRO DA CAIXA E RETIROU DO MEIO DA SERRAGEM UM LIVRO, ERA NEGRO COMO A NOITE E NA CAPA ESTAVA ESCRITO T..A V.. A, PORQUE O RESTO TERIA APAGADO COM O TEMPO. SEM ENTENDER NADA OS MONGES NÃO TENDO EXPLICAÇÃO PARA DAR A TODOS QUE OS SEGUIRA. SEM ABRIR O LIVRO, FEZ TODO O CAMINHO INVERSO, PORÉM AGORA NÃO ESTAVAM SÓS. ESTAVAM COM TODAS AQUELAS PESSOAS QUE QUERIAM SABER O QUE EXISTIA ALÍ. AO BATER NA PORTA DO SÁBIO, ELE JÁ SABIA DO QUE SE TRATAVA E ABRIU.

UM DOS MONGES COM O LIVRO NA MÃO ABRE O LIVRO E O ESPANTO FOI TAMANHO, ALÉM DE NÃO SABER O QUE ESTAVA ESCRITO NA CAPA NÃO HAVIA NADA DENTRO, E TODOS COM MUITA RAIVA QUERIAM SE REBELAR CONTRA OS MONGES, POR FAZER-LOS CAMINHAR TANTO PARA NADA. E O MONGE PERGUNTA:

-SENHOR ALÉM DE NÃO CONSEGUIRMOS LER A CAPA, PORQUE NÃO HÁ NADA DENTRO?

E O SÁBIO RESPONDE:

-NA CAPA ESTÁ ESCRITO TUA VIDA E DENTRO SÃO AS PÁGINAS QUE DEIXARAM DE ESCREVER ENQUANTO ESTAVAM A PROCURA DE ALGO QUE NUNCA EXISTIU. NAÕ LUTARAM E NÃO VIVERAM. OLHARAM PARA A CAIXA E PARARAM NO TEMPO. ENQUANTO ISSO, NÃO SEMEARAM E NÃO VÃO COLHER.

crisfurtado
Enviado por crisfurtado em 24/08/2013
Código do texto: T4449289
Classificação de conteúdo: seguro