Uma atmosfera pesada

“Oh! La terrible nuit pour les petits oiseaux (…)”( Des Vers- “ Nuit de Neige” ) Guy de Maupassant _ “ Oh! A terrível noite para os pequenos pássaros(...) ( Versos-“ Noite de Neve”)

Sentia-me na minha cela, pior que um pássaro em sua gaiola, porque eu pensava.E muitas vezes, pensar faz mal. É doloroso.

Fechava os olhos e a angústia me tomava inteiramente. Havia motivos para isso: eu estava condenada à pena capital. A execução estava marcada para dentro de duas horas.

Ansiava pela chegada de meu advogado, com a melhor notícia dentro daquele contexto; e era isso que mantinha em mim ainda, um fio de esperança. Chegando ele , os meus terrores certamente se amenizariam bastante. Era preciso agarrar-me

Àquela idéia, já que ele havia apelado à Corte Suprema e a minha expectativa era a de que o suplício seria ao menos adiado, o que me daria mais um fôlego para continuar apelando.

Todavia, o tempo se escoava e meu defensor não chegava.

Às vezes, os sons de passos abafados e de vozes baixas lançavam-me na profundeza de meus pensamentos e de meu desespero. Eram os guardas que, atentos, freqüentavam o corredor da morte , vigiando os desgraçados.

Para mim, só havia um tênue vislumbre de bom presságio, estreitamente ligado à chegada de meu advogado.

Mas ele não vinha. O terrível momento se aproximava cada vez mais. Minha cabeça estava aniquilada por aquela lentidão, aquele atraso.

Quando o sofrimento nos toma em profundidade e intensidade; quando a dor moral e o pavor nos atormentam; quando nosso coração fica esgotado e vazio, tornamo-nos espectros de homem e a nossa impressão é a de que apenas o NADA nos espreita. O Tempo se esgota e nos engole.

Eu estava a meia hora do final absoluto. Do Desconhecido. Só poderia entregar-me A DEUS.

De repente, agito-me. Enfim é ele que chega, o meu advogado. Vou logo lhe perguntando:

_ E então? Obteve a clemência? O juiz ordenou a suspensão da horrível pena?

E sua resposta:

_ Eu não entrei com o recurso, porque a Cadeira Elétrica está quebrada. Fique calmo. Temos tempo!

Foi aí que o carcereiro se aproximou. Ah! O que ele disse me desmantelou de vez a alma:

_ O senhor está enganado, doutor, a horrenda máquina já foi consertada e todas as execuções previstas estão confirmadas.

Então, suando em bicas, acordei. Apesar de tudo, com o coração leve,,, leve. Levíssimo!

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 02/06/2013
Código do texto: T4322317
Classificação de conteúdo: seguro