O Tesouro de Rod Brent - Cap. 5

- Chefe! Tenho uma ideia -disse um de seus homens durante a reunião para estudar a estratégia de assalto à pousada de James Ferguson. -Sou mais de atacarmos primeiro o rancho mais uma vez. Com a saída da mulher de lá não deve haver muita gente tomando conta. Se levarmos meia dúzia de homens poderemos facilmente dar conta dos que estão por lá. Daí, é só procurarmos o tesouro, que sabemos estar naquelas terras.

- E como faremos isto? - interveio outro capanga. Não sabemos onde está enterrado o ouro.

- Depois é só irmos até onde estão os Ferguson. Com sua propriedade em mãos, ameaçamos tomar posse dela caso não façam um acordo.

-Não, isto não dará certo. Teríamos problemas com a lei e aí seria muito maior a dor de cabeça. É melhor que façamos a coisa certa. Sequestraremos a moça e o obrigaremos a nos dizer onde está o tesouro. Tendo a filha ameaçada de morte, não terá outra escolha.

Enquanto se passava lá dentro essa conversa, alguém, agachado do lado de fora, com muita cautela e silêncio, ouvia tudo o que era dito. Ficou sabedor dos planos de Terry Moore para sequestrar Mia Ferguson. Logo após deixar o amigo Sam, Jody voltou para casa, mas preocupado com a segurança do companheiro em Livingstone. Sabia que ele enfrentaria grandes problemas ao se dispor a enfrentar o bando de Terry. Assim que retornou para casa, antes de entrar, dirigiu-se ao bar de Larry e teve a seguinte conversa.

- Larry, vou precisar de sua ajuda - disse o jovem assim que entrou. Encostara-se ao balcão, começando a encher o copo com a cerveja que o outro acabara de pegar logo que o viu chegar.

- Do que se trata, rapaz? Pela sua cara vejo que está em apuros, certo?

- Sim, Larry. Mas não exatamente eu, mas meu amigo Sam.

-Já sei, o de ontem. Ele é mesmo bom de briga; levou aquele homem a nocaute com uns golpes muito bem aplicados.

-Sim, mas ele está numa complicação muito pior agora do que uma simples briga de bar. Você conhece o bando de Terry. Sam está prestes a enfrentá-lo a qualquer momento e, o que é pior, está sozinho. Pretendo ir hoje mesmo para ajudá-lo, mas... bem, você já sabe do que estou falando.

- É claro que Já entendi, quer alguns homens de Lee Thompson, certo?

- É isso mesmo. Acha que pode consegui-los para mim? - Jody tinha ciência da ótima amizade entre Larry e o xerife Thompson da mesma forma que tinha consciência da revolta do xerife para com ele próprio. Por causa de sua união indesejada com a filha os três não se falavam já há algum tempo. E não foi mesmo difícil para Larry convencer o xerife a liberar os homens para o auxilio de Sam em virtude da grande consideração que sempre tivera para com o rapaz e por saber também do perigo de enfrentar Terry Moore.

No dia seguinte pela manhã Jody já se encontrava a caminho e em alto galope com seu cavalo a fim de alcançar os companheiros. Conseguiu alcançá-los. Eram três, dois dos quais já eram seu antigos conhecidos. Chegando à cidade, deixou os companheiros em um bar local e foi diretamente à prisão de Dolan Springs. Soubera, assim que chegara à cidade, da prisão de um marginal que fazia parte do grupo que assaltou o rancho de Mia Ferguson. Muitos dos meliantes caídos na vida do crime o fazem por força de enormes dificuldades que encontram na vida. Embora não seja isto motivo para alguém tornar-se criminoso. Em sua vida pregressa, o próprio Jody por pouco não descambara também para a criminalidade. Chegou a conviver com muitos que o incentivavam a isso. Não fossem seus fortes laços familiares e sua vontade de vencer por meios honestos teria seguido a vida que muitos de seus ex companheiros estavam seguindo. Os chefes de grandes bandos aproveitam a situação adversa de muitos jovens e pintam para eles grandes futuros com a conquista de dinheiro fácil e em altas quantias.

E não deu outra. Ao conversar com Robert Burton, o xerife de Dolan Springs, sobre o motivo de sua vinda, obteve permissão de ver o preso que na véspera atacara Mia Ferguson em seu rancho. E ele reconheceu Richard Bart, grande companheiro de juventude que Jody abandonou pelas razões já citadas. Trouxeram-no até a sala do xerife para que Jody o interrogasse. Ao ver o rapaz, Richard não demonstrou grande surpresa, como se o passado que viveram já estivesse, há muito, morto e enterrado. Jody apiedou-se de Richard Bart por saber que tão distinto e belo rapaz insistia em permanecer neste tipo perigoso de vida. Estaria ali uma tentativa de ajuda a Sam e ao próprio Richard.

- Não esperava jamais encontrá-lo em tal situação, Richard. Estou decepcionado.

- Porque fala assim? Sabe que não tive a mesma sorte que você de nascer em uma família distinta e abastada.

- Saiba que não é o dinheiro que faz o homem, mas a sua dignidade. Vivemos como companheiros no passado e, você sabe, tive as mesmas propostas que você para entrar no crime e nossas situações não eram tão diferentes. Pois bem, tem agora uma chance de se recuperar se quiser realmente. Estou propenso a ajudá-lo. Mas precisa colaborar comigo.

- Não sei do que está falando. Peço que me esqueça e me deixe apodrecer na cadeia que é o meu lugar; não é isso que merecem as pessoas que não possuem dignidade?

- Não fale assim; está sendo idiota. Não é apenas uma cadeia que vai pegar. Vão levantar sua ficha e, é certo que, encontrando crimes de morte, é uma forca o que o espera. É este o fim que pretende ter?

- Como pode provar que tenho crimes de morte nas costas?

- Isto é tão certo quanto o sol que vai nascer amanhã. Você pertence ao bando de Terry. Não é preciso dizer mais nada. Não há um dia em que não se metem em assaltadas. E os crimes de assaltos com morte têm aumentado a cada dia.

- Afinal, o que quer de mim?

- Bem, se quer mesmo mudar o seu futuro está com essa chance agora. Tudo o que tem a fazer é passar para o nosso lado e nos ajudar a desmascarar a quadrilha de Terry. Quanto aos detalhes, vou passá-los assim que conversar com o xerife Burt. Tem duas horas para decidir se prefere uma forca ou a liberdade. - Até aquele momento o xerife Burt apenas participava em silêncio sem emitir opinião. Mas depois dessas últimas palavras de Jody, interrompeu-o.

- Você sabe o que está falando, meu rapaz? Esse homem é do bando de Terry Moore, portanto um fora da lei e altamente perigoso. Um dos capatazes de Rod foi morto ontem no assalto ao rancho. Se for comprovado que ele é o assassino terá tirado detrás das grades um condenado à forca e isso pode complicar sua vida. - Findas estas palavras o xerife fez um sinal para que levassem de volta à cela o prisioneiro. Ao fechar-se a porta pela qual saíram Richard e o guarda que o acompanhava, virou-se o xerife para Jody:

- Você tem ideia do que está pretendendo fazer?

- Perfeitamente, xerife. Richard vai nos levar até o bando de Terry e assim evitaremos que prejudiquem a senhora Ferguson e seu pai. Vou dizer qual é o meu plano.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 04/04/2012
Reeditado em 04/04/2012
Código do texto: T3594725
Classificação de conteúdo: seguro