O BEBÊ - 2 DE 5

- O que quer dizer com você não está indo para a faculdade de direito? Mauro Cooperfield rugiu quando seu filho lhe informou que não ia fazer direito.

- Eu não quero me tornar um advogado ou um político, disse Maurício.

Mauro mesmo com o seu temperamento, não quis se indispor com seu único filho.

- Tudo bem. medicina é uma profissão nobre.

- Eu também não serei um médico. Quero me tornar um padre.

Mauro não poderia ter tido maior surpresa.

- Um padre? Em nome de Deus, por quê?

- Porque eu recebi um chamado.

Uma vez decidido o seu caminho, Maurício perseguiu seu objetivo com a determinação de seu pai, que a contragosto teve que aceitar. Com seu excelente desempenho acadêmico, ele recebeu uma nomeação ao Vaticano depois de ser ordenado. Enquanto servia na Cúria Romana, ele finalmente passou para o cargo de bispo e se tornou um dos assessores do Papa de maior confiança.

Quando Maurício anunciou suas intenções de se tornar um padre, seus pais supuseram erradamente que ele não tinha nenhuma ambição. Na verdade, ele tinha mais ambição do que seu pai empresário e sua mãe alpinista social. Suas aspirações eram tão grandes, que a presidência não era suficiente para ele. Um executivo brasileiro poderia esperar por oito anos, na melhor das hipóteses, antes de desaparecer no reino dos ex-presidentes. A Igreja Católica, no entanto, ofereceu-lhe poder de qualquer posição secular que pudesse corresponder. Por que se contentar em ser presidente, ele pensou, quando poderia ser um Sumo Pontífice? Ele queria ser o primeiro papa brasileiro. O jovem bispo nunca disse a ninguém de sua meta, nem mesmo a seus próprios pais, e ninguém nunca soube sua verdadeira motivação. Por fora, ele era um bispo, humilde e trabalhador, altruísta dedicado à sua vocação e a cumprir o que seus superiores lhe pediam.

Foi a sua reputação como um “homem de empresa” que fez Maurício de valor inestimável para o Papa. Durante seu mandato, no Vaticano, ele tinha sido chamado para lidar com vários assuntos delicados que poderiam ter resultado em escândalos estarrecedores. O bispo brasileiro expedia estes assuntos com uma habilidade inigualável em qualquer igreja.

Quando Maurício foi convocado pelo secretário papal em uma manhã de outubro, ele supôs uma outra situação potencialmente danosa. Com pouca dúvida de que ele estava à altura da tarefa, ele passeava com confiança junto à Guarda Suíça e no apartamento pontifício. Ele entrou no estúdio particular do Papa, onde dois homens estavam sentados conversando em voz baixa. Um deles era o próprio Santo Padre, o outro era um homem desconhecido de Maurício. O segundo homem era de uma idade tão avançada que ele fez o papa o olhar como um garoto da escola.

Maurício inclinou-se diante do pontífice, beijou seu anel e soltou:

- Sua Santidade.

- Este, disse o Papa, virando-se para o padre idoso, é Padre Mattoli. Ele está aqui a negócios extremamente urgentes.

- Sua Santidade diz-me que de todos os seus padres, você é a pessoa mais qualificada para me ajudar, disse Padre Mattoli.

- Eu farei o meu melhor, Maurício respondeu, pensando que o homem idoso provavelmente não precisava de um padre como ele que era um bom homem de relações públicas.

CONTINUA...