DESGRAÇA ANUNCIADA
Todos os dias quatro amigos que trabalhavam na lavoura, no interior do estado da Bahia, caminhavam pela manhã aproximadamente 2 kilometros da residência até a roça onde trabalhavam e novamente a tarde faziam o caminho de volta.
O caminho era feito por trilhas abertas em meio a vegetação rasteira na sua maioria, mas em um determinado trecho passava pelo meio de uma pequena floresta, perto de um riacho que atravessavam.
E era nesse trecho que todos os dias os quatro amigos ouviam já a mais ou menos uma semana uma voz que gritava:
- Quem quer ver a desgraça?!
Os quatro amigos como eram muito religiosos e desconfiados , como a maiorias das pessoas daquela região, nada respondiam e continuavam seu caminho. Até que certo dia um deles se encheu daquela situação e movido pela curiosidade respondeu a pergunta que sempre causava arrepios em todos eles:
- Eu quero ver essa tal de desgraça!!
E então para espanto de todos, saiu do meio do mato um homem alto, vestido com um sobretudo preto e chapéu de aba, que se encaminhou em direção aquele que havia feito a pergunta:
-Me siga, e eu te mostrarei onde ela se encontra.
E então não só ele mas os outros tres seguiram o tal homem até um local dentro da mata onde ele indicou,e dentro de um tronco de uma árvore caida no solo eles encontraram uma enorme quantidade ouro.
Os quatro surpresos e quase não acreditando no que viam se abraçaram e choraram de tanta felicidade. Quando o amigo que respondeu a pergunta do homem disse: -Isso não é desgraça, é a melhor coisa do mundo!!. O homem que os troxeram até aquele local havia desaparecido!
Mas os amigos não deram muita importância a isso e logo se organizaram para carregar seu ouro:
-Precisaremos de sacos para levar todo esse ouro para casa e dividi-lo, teremos que ir até a cidade para comprar sacos e também algo para comermos, pois iremos demorar muito para chegar em casa.
-Façamos o seguinte-Sugeriu um dos amigos: Dios vão até a cidade oe os outros dois ficam aqui tomando conta do ouro.
Todos aceitaram e assim foi feito.
Enquanto caminhavam em direção a cidade os dois amigos tiveram uma idéia, colocar veneno na comida dos outros dois que ficaram tomando conta do ouro, pois assim sobraria mais para eles dividirem.
Enquanto isso os dois que ficaram também tiveram uma idéia, assim que os amigos retornassem da cidade eles estariam escondidos e surpreenderiam os dois e matariam com golpes de enxada.
Assim foi feito, quando os dois regressaram foram mortos pelos que esperavam, e esses morreram consequentemente apos comerem a comida envenenada, pois não sabiam do plano de seus amigos...
Por fim o mesmo homem de preto reapareceu e continua até hoje no mesmo local sempre repetindo a mesma pergunta:
-Quem quer ver a desgraça???!!