QUEM É O DONO DOS SAPATOS?

Parado no ponto de ônibus Sebastião estava indo para o trabalho, era porteiro num edifício de luxo, embora usasse uniforme, gostava de andar bem arrumado. Hoje, especialmente estava estreando os novos sapatos, comprados numa loja de roupas usadas na qual era cliente.Quando percebeu, já estava chegando, desceu, andou duas quadras e, entrou no imponente edifício, pensou consigo mesmo: sou pobre mas trabalho num lugar lindo...

A manhã transcorreu bastante calma, entregou as correspondências como de costume, atendeu várias vezes o telefone interno, era dos moradores solicitando alguma coisa e, ele gentil como sempre, solucionava o mais rápido possível. Após o seu descanso do almoço, percebeu pelas câmaras internas que a madame do 402, estava chegando, desceu até a garagem para ver se ela precisa de ajuda, aproximou-se da linda BMW, abriu a porta e disse: boa tarde dna. Rosana, precisa de ajuda! Claro Sebastião, me ajude com os pacotes do porta mala e, assim se dirigiram ao elevador. Quando estavam subindo, ela, olhou para o seu pé e lhe disse: Nossa!!! Sebastião que lindo sapato, meu marido tinha um igual a esse. Ah! Dna. Rosana, não acredito que o Dr. Tivesse um desse, é sapato de pobre, comprei numa loja do meu bairro de roupas usadas. E, ela lhe respondeu: Esse sapato é um Ferragamo, que chic heim!!! Ferra....o que, pensou ele e, ficou com vergonha de perguntar que era isso. Entre uma coisa e outra, terminou seu dia de trabalho, se dirigiu ao ponto de ônibus, não via a hora de chegar em casa. Rosa já estava lhe esperando com o jantar, depois assistia um pouco de televisão e iam dormir, levantava cedo. Despertou, todo suado, tinha tido um sonho horrível, o Dr. do 402, lhe dizia: Sebastião quero o meu sapato....

Cruz credo, se benzeu e, voltou a dormir. Enquanto tomavam café, se lembrou do sonho e contou pra Rosa e, ela disse: Isso é bobagem, você é que ficou pensando na conversa da madame... E, assim os dias iam passando e toda noite Sebastião tinha o mesmo sonho, já não agüentava mais, estava ficando com medo, não podia dormir direito, andava abatido, até a empregada do 302 lhe perguntou se estava doente e, ele lhe contou o sonho do sapato.

Ela lhe disse, porque você não deixa de usar o sapato, quem sabe o espírito do Dr. fique calmo e não te incomoda mais. E, assim decidiu, não uso mais o sapato, que pena! É tão bonito, macio, até parecia que não tinha nada nos pés.

Naquela noite, foi dormir se sentindo mais tranqüilo, afinal não ia usar mais o sapato. Não adiantou nada, o sonho se repetiu. Foi trabalhar se sentindo péssimo, quando chegou a empregada do 302 tinha lhe deixado um recado: Me avise quando chegar que preciso te contar uma coisa que você não vai acreditar!!! E, assim foi, desceu correndo e falou: Sebastião a empregada do 402, me contou, depois que eu contei o teu sonho, que a madame, vendeu todas as coisas do Dr. depois que ele morreu, não conte pra ninguém aqui do prédio, porque posso perder o meu emprego, sabe como são essas madames, elas vendem as coisas em lojas de usados e não gostam que os vizinhos saibam, mas acho que o teu sapato era mesmo do Dr,, se livre dele, jogue fora....

Quando chegou em casa contou pra Rosa e ela achou que era melhor ele se desfazer do sapato. Mas, Sebastião não se conformava, gostava do sapato, era tão bonito, ele tinha comprado, de morto ou vivo, era seu e, tomou uma decisão: entrou no quarto se colocou de joelhos, rezou um pai nosso e disse: Dr. o sapato agora é meu, que tal se fazemos assim: 3a.5a. sábado e domingo ele é meu, 2a., 4a. e 6a. é seu, se concorda com a minha proposta o sinal do acordo é que o Sr. não apareça mais no meu sonho. E, assim foi, Sebastião não sonhou mais com o Dr., mas como a notícia correu de boca em boca no bairro, tem gente que jura por tudo quanto é santo, que já viram o fantasma do Dr. Ferragamo, passeando com o sapato do porteiro.

verdades e mentiras
Enviado por verdades e mentiras em 25/01/2011
Código do texto: T2751467