NOITES DE CHUVA E VENTO - O. P. Silva
Capítulo 2
Era a segunda noite em que o Emílio vinha ouvir o Tio António contar histórias. O rapaz na Escola, já discutia o assunto sobre lobisomens com os colegas, e convidou o Francisco, colega de carteira, a ir a casa do Tio António, à noite.
Quando chegou à hora, os dois amigos encontraram-se perto da moradia e bateram à porta. Esta abriu-se e apareceu o Tio António dizendo:
- Vieste hoje com um amigo, como é que ele se chama?
- Francisco! – Respondeu este prontamente.
- Vamos entrar e sentam-se ali ao aconchego, perto da lareira.
Sentaram-se e o Tio António iniciou, dizendo que seria uma história sobre bruxas que iria contar.
- Um soldado vinha muito tarde da Castelo para casa – começou a contar o Tio António. – e a caminho do Porto Judeu apareceu-lhe uma galinha a saltar em volta dele e, de vez em quando, enrolava-se nos pés que ele queria andar e não podia. Ele, quando viu que era de mais, puxou da navalha e trancou-a no gargalo e caiu no chão uma rapariga nua. E disse-lhe: “Ainda bem que o senhor me descobriu, porque eu não sabia que era assim. O senhor agora trate de me ir pôr em casa, que eu moro longe de aqui”. O soldado despiu a jaleca e deitou-a por cima dela e foi naquela hora levá-la a casa. Ele deixou-a à porta. Ela disse que ele esperasse ali, que lhe queria dar o pagamento dele a ter descoberto. Ela foi buscar uma espingarda para o matar. Mas ele foi mais esperto que ela. Tinha colocado a jaleca e do capacete pendurando-os num pau. Dali a pouco, ela apareceu à janela e deu um tiro na jaleca pensando que era o soldado, mas ele estava bem escondido. Era então, este pagamento que ela lhe queria dar, porque tinha medo que ele fosse contar às pessoas que ela era uma bruxa.
- Gostei de ouvir esta história. – Disse o Francisco. – Mas, aconteceu na verdade?
- Aconteceu mesmo de verdade. – Respondeu o Tio António.
- Agora eu queria que o Tio António explicasse a origem das bruxas e porque isto acontece. Pode ser?
- Está bem, Emílio! Queres sempre saber a origem de cada história que te conte. A origem da bruxa, é a mesma do lobisomem. Ou seja, como é a sétima filha consecutiva e última, será bruxa. A pessoa que tem esta sina procede durante o dia como qualquer outra.
- Ò tio António, creio que estamos os dois mais informados sobre lobisomens e bruxas do que dantes!
- E por hoje chega. Amanhã também é dia. Vamos para a cama, descansar.
- Então, boa noite, Tio António e até amanhã se Deus quiser – despediram-se os rapazes.