ACONTECEU NO ÔNIBUS. (LICIA FALCÃO)
Noite quente de verão.O céu estava estrelado e a lua banhava o horizonte com seu intenso lume. Nuvenzinhas brancas bailavam no firmamento para expressar a alegria de ter a lua linda e cheia, como companheira.
Ana era uma jovem senhora muito elegante e estava naquela noite especialmente feliz.
Ela fora convidada por seu amigo Nilton para ir a um baile ( Festival de Valsas ).
- Passo na sua casa às vinte e uma horas para lhe pegar, disse Nilton.
- Espero você, respondeu Ana.
Aquela jovem senhora passou toda a tarde se produzindo e no horário marcado, estava linda! Trajando um vestido verde, todo bordado e salpicado de brilhos, Ana estava maravilhosa e sentia-se como tal. Nilton chegou e foi logo elogiando a amiga:
-Você está linda, Ana! Vai balançar corações!
Seguiram para o baile. Em lá chegando, encontraram um salão especialmente iluminado e enfeitado para receber aquela clientela diferente.
Ana aproveitava ao máximo cada minuto da festa como se fosse o último, e excedeu-se um pouco no vinho.
Já eram três horas da madrugada e Nilton não conseguia persuadir Ana de que precisava ir embora. Ele não havia bebido porque iria dirigir e estava exausto!
Foi então que Ana tomou uma decisão impensada, dispensando sua carona.
Às quatro horas da madrugada, a elegante senhora, pegava o ônibus que a levaria para casa.
Ao sentar-se no coletivo, o passageiro ao lado, olhou fixamente para os seus luxuosos sapatos. Depois, continuou olhando para ela e seus pertences.
- Moça bonita, tem fogo?
- Como? Desculpe não entendi!
- Fogo para acender cigarro?
- Ah, não fumo!
- Sei, mas com certeza ouve bem?
- Ah, sim! Ouço muito bem!
- Então passa a bolsa, os sapatos, o relógio,... tudo!
Ana deseperada, entregou tudo para o assaltante que com um grito, parou o ônibus e desceu.
Ana chegou em casa muito assustada e arrependida por ter cometido a insensatez de dispensar a carona do seu amigo e ter voltado sozinha de ônibus.
Licia Falcão Rodrigues da Silva.