O SALVAMENTO



                            O capitao Marcilio voltando  com seu navio '' Paranaense'' do porto de San Francisco e atravessando o canal do Panama, entrou em uma zona de tempestade no oceano Atlantico.....vinha com uma carga de vinhos, frutas e oleos, da California....e mesmo sendo um antigo lobo do mar sentiu medo nas primeiras horas da tempestade..temeu pela sua vida e de sua tripulacao.

   
                           Estava atento na torre e viu num repente um de seus homens andando pelo corredor do navio...deixou o imediato no comando e saiu em busca do tripulante, ficou fulo de raiva, todos sabiam de seus deveres e principalmente em horas como esta, de perigo eminente..de um possivel acidente.


                         Foi se equilibrando, se segurando e o homem a sua frente tambem, quase caem fora do navio...e o homem ao chegar a uma porta, com muito esforco abre e a luz ilumina em cheio seu rosto, Capitao Marcilio nao o reconhece como um dos seus tripulantes...segue em frente, o homem entra,e ele entra atras...ninguem dentro, vasculha tudo...nada e ao olhar na parede do fundo...uma inscricao..:- socorro...latitude tal..longitude tal.. vire para leste..etc...etc..enfim, dados que ele como capitao conhecia bem.

                         Volta para seu posto de comando e determina que se faca o que leu na parede....

                          Depois de uma hora avista uma embarcacao 'a deriva...se aproximam e veem um homem abanando um pano branco, em desespero....

                           Com grande esforco alguns dos tripulantes sobem na embarcacao e resgatam o homem..trazem a bordo do Paranaense....Capital Marcilio fica aturdido, perde a fala quando ve  o rosto do homem....era o mesmo que horas atras andava vagando pelo seu navio...o mesmo que tinha sumido e deixado escrito na parede o pedido de socorro!!!!

                            No primeiro porto brasileiro chamam as autoridades, deixam o homem por la', contam como tinham resgatado , fica por conta agora das autoridades investigarem o caso......seguem viagem ao sul do Brasil e capital Marcilio nunca contou isto a ninguem  mas deixou escrito em uma carta que foi aberta apos sua morte pela sua neta....minha esposa!!!

                             Em uma de nossas viagens pelo norte do pais, fomos ate' a sede do jornal local na capital onde deixaram o  individuo....pedimos e nos foi mostrado o jornal noticiando o assunto....realmente tinha acontecido o resgate...o socorro, o jornal citava o nome do capitao Marcilio, de alguns dos tripulantes, o nome do navio Paranaense, o nome do homem, e que nunca encontraram a embarcacao em que ele estava, apenas ele dizia que tinha saido de Barbados sozinho e a tempestade o apanhou no meio do caminho para as Bermudas...nao fazia citacao nehuma de pedido de socorro...mas que tinha acontecido tinha e como poderia capital Marcilio ir socorrer se nao tivesse visto  na parede o pedido de socorro?.....e mais o homem apenas falava e escrevia em ingles, como poderia ter escrito em portugues?....ficou o misterio!!!

                            E mais, ficou muito bem esclarecido que devido a tempestade, os meios de comunicacao do navio transporte '' Paranaense'' ficou mais de duas horas sem funcionar..consta do diario de bordo!!!!

                            Acredita?


                           *********************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 26/12/2009
Reeditado em 28/12/2009
Código do texto: T1995800