O CARNAVAL TEM SEUS MISTERIOS.....




                          O Rio se preparava para o carnaval de 1923, no ano anterior Sao Paulo, a capital paulista, tinha promovido a Semana da Arte Moderna, com repercusao internacional e o Rio nao queria ficar devendo nada e nem mais esta aos paulistanos.

                          A prefeitura toma empenho em promover o melhor, o maior carnaval de todos os tempos, 'as cias.de navegacoes sao ' solicitadas e aceitam com prazer a divulgarem  cartazes, posters, propagandas, tentanto atrair turistas estrangeiros, principalmente europeus,  e agora, semana do carnaval, turistas comecam a chegarem aos borbotoes ao porto do Rio,  navios atracando...o Rio era a ordem do dia...o destino certo para a diversao...carnaval!!!

                            Hoteis lotados.....multidoes pelas ruas!!!!

                            Sabado pela manha atraca o navio Atlantis vindo da Europa e trazendo de sua passagem pelas ilhas do Caribe, Miss Laura, ja' beirando seus 68 anos e seu filho unico, Andrew, nos seus 40...

                            Miss Laura era viuva de um rico plantador ingles na ilha Solomona, a rica ilha caribenha, refugio de ricos e famosos, casinos, contas bancarias imensas e ela e Andrew foram os unicos herdeiros da vasta fortuna do marido.

                              Tinham reservas no melhor hotel do Rio, duas suites, Miss Laura ficou na de numero 223, Andrew em frente, 221.

                               A suite 223, uma cama enorme, estilo provencal, cortinas de veludo, pesadas, cor de vinho , dois pequenos sofas, uma mesa com arranjos de flores, um relogio de pedestal, antigo...

                                Miss Laura assim que se instalou comecou a passar mal, chamou Andrew, que ligou na portaria, veio o gerente, chamou o medico do hotel urgente e algumas perguntas foram feitas a Andrew..vacinas?..sim , tinha tomados todas...que remedio toma, o que comeu...etc.etc....

                                 Miss Laura piorava a olhos vistos, febre altissima, suores, tremores, espasmos, vomitos. 

                                  O doutor conversa com o gerente em um canto, o gerente balanca a cabeca, ora sim, ora nao...confabulam, tentam explicar a situacao a Andrew...ele mal entende o portugues, chamam alguem que fale ingles...Miss Laura necessita de alguns medicamentos que o doutor tem em seu consultorio no outro lado da cidade...pedem a Andrew que va', explicam a necessidade, a urgencia...o doutor da' instrucoes ao seu motorista, ele e Andrew partem.

                                    O carro se movimenta muito devagar, ruas impedidas, tem que darem voltas e mais voltas, corsos passando, gente, gente, multidao pelas ruas...enloquecidas!!!...era sabado a tarde de carnaval no Rio....loucura!!!

                                    Chegam ao consultorio, Andrew segue o motorista, ele vai direto ao armario de medicamentos, apanha diversos frascos, um cai no chao, quebra, ele se poe a limpar, depois vai a procura de outro, demora para voltar...
 
                                    Andrew se desespera, fala...em ingles, o motorista nada entende, fica rondando por ali, acha o outro frasco e comecam a retornarem ao hotel, mas desta vez vai por outro caminho, mais devagar ainda.

                                     Andrew nota que e' outro caminho agora, mais longo, mais demorado, demora interminavel.....finalmente chegam ao hotel, ja' e' noite agora, Andrew desce apressado, correndo, vai direto pegar o elevador, ve o gerente vindo em sua direcao, vai direto a ele, entrega a maleta com os medicamentos.

                                      Andrew fala, fala, apressado, o gerente devolve a maleta...Andrew nao entende o por que,  chega o funcionario que fala ingles....

                                       Como esta minha mae?

                                       A quem o sr esta' se referindo?  pergunta o gerente.

                                        Andrew atonito, explica ao gerente sua demora.

                                        Mas, sr. eu nao sei nada de sua mae...esta sua explicacao nao faz sentido...o sr chegou aqui sozinho, saiu assim que se instalou, veja sua chave esta aqui, 221, disse que ia ao carnaval, aos corsos...

                                        Andrew se poe nervoso, protesta:-

                                        Nos registramos aqui cerca de seis horas atras, olhe no livro de registro

                                        O gerente apanha  o livro, corre com os dedos os nomes dos hospedes.....nada!!!, apenas Andrew, suite 221...no 223 o nome de um estranho!!!

                                        Nos dois assinamos, Andrew protesta, ela esta' doente la' no 223, me levem ate' la' por favor.

                                         O gerente garante-lhe que o 223 esta' ocupado por uma familia, mas leva-o.

                                          Na  suite 223 nao ha' ninguem 'a vista, apenas roupas, chapeus, sapatos, pertences da familia....nada de cama enorme, estilo provencal, apenas duas camas de casal, nada de cortinas de veludo, pesadas, cor de vinho...agora cortinas leves, brancas, nenhum sofa', apenas uma mesa quadrada e duas cadeiras de madeira...nada de arranjos de flores, nem relogio pedestal, antigo....agora um relogio redondo, grande, na parede.

                                          Andrew se desespera, o gerente tira-o de la', leva para baixo na recepcao, encontram o doutor por la', pergunta-lhe, em agonia mortal, sobre sua mae.

                                          Ele tambem nega ter visto, nunca consultou, nao atendeu ninguem hoje na suite 223.....

                                          Andrew se desespera, sai  'a rua, toma um taxi, sabe apenas dizer....policia!!!

                                         O delegado de plantao em um sabado de carnaval, apenas escuta aquele gringo falando, falando...o interprete vai traduzindo o melhor que pode....envia dois policiais e Andrew ate' o hotel, recebem as mesmas declaracoes...voltam a delegacia, o delegado, aconselhado pelo gerente e o doutor, resolve trazer Andrew para a delegacia, dormir por ali em qualquer cela vazia...e' sabado de carnaval e quem quer servico neste dia e nestas horas? e afinal.....a embaixada de Solomona so' vai abrir na quinta de manha mesmo!!!....no dia seguinte coloca Andrew em um hotel proximo a delegacia....promete que vai cuidar do caso. e cuida!!!

                                        Na quinta, o delegado e dois policiais juntos com Andrew vao juntos 'a embaixada.

                                        O embaixador ouve, chama alguns funcionarios, envia-os ao hotel, regressam com as mesmas respostas...nada!!!

                                         Miss Laura nunca tinha se hospedado por la'.

                                         O embaixador nao acredita em Andrew,  desconfia, e deixa isto bem claro em frente ao delegado.....ele tem que deixar o pais, seu navio parte amanha de manha, seu visto de entrada vai expirar...sua volta ao navio e' imediata..sob ameaca de prisao ele deixa o pais...ou parte ou vai para a cadeia...o navio parte levando um Andrew desesperado...em desespero total!!!!

                                        Muitas explicacoes foram dadas a este caso, apos a impressa descobrir, uma delas e' que Miss Laura estava sofrendo  de uma praga, uma doenca infecciosa terrivel adquirida na ilha onde morava, haviam doentes por la' quando ela partiu e o doutor, seu motorista, o gerente, os funcionarios, o delegado, os policiais, enfim todos os envolvidos para nao alarmarem a populacao e nao estragarem o carnaval do ''seculo'', como diziam, tinham arranjado tudo, e ate' o embaixador no final concordou.

                                            Mas..poderia a suite 223 ter sido redecorada em apenas cinco horas?...Foi o tempo que Andrew levou para ir buscar os medicamentos e que nunca ninguem viu, nem a maleta contendo os mesmos.

                                           Dizem que o delegado, orientado pelo prefeito, ameacou todos, mas todos mesmos, com prisao por perjurio e nunca ninguem disse uma palavra ao contrario.

                                           O que aconteceu com o corpo de Miss Laura?...e sua bagagem?

                                           O misterio permanece ate' hoje.

                                            E' um dos grandes misterios da grande cidade.

                                            Andrew de volta a sua ilha lutou ate' o final de sua vida para descobrir o que aconteceu a Miss Laura, gastou fortunas..mas nunca soube nada do acontecido...nunca mais pode voltar ao Rio.

                                           Morreu velho e sem saber.

                                           Sao os grandes misterios da humanidade.


                                                        *******************



ps:- baseado em um caso real acontecido em Paris....semelhante!!!!

                                           
                                           
                                          

                                
                         
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 20/12/2009
Código do texto: T1987032