O PRÍNCIPE E O ANCIÃO.
(O PRÍNCIPE E O ANCIÃO)
MIL DIAS SE PASSOU, FOI COMO UM CONTO. QUE CERTA OCASIÃO GAMAELY DEIXOU SEU SUNTUOSO PALÁCIO. FOI EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS. PERCORREU MUITAS LÉGUAS. FINALMENTE CHEGOU, EM UMA VASTÍSSIMA CADEIAS MONTANHOSAS. DESLUMBRADO POR MOMENTO FICOU ADMIRANDO AQUELA MAGNÍFICA BELEZA, COM SEUS NEGROS OLHOS. EMBEVECIDO NEM PRESSENTIU A CHEGADA DE UM ESBELTO ANCIÃO, COM UMA ALVA CABELEIRA. FIXADO SEUS OLHOS CASTANHOS, SERENOS EM GAMAELY, PERGUNTOU-LHE: --- MEU BOM PRÍNCIPE, NOTO ESTAMPANDO NO VOSSO SEMBLANTE PLEPLEXIDADE. SEU ESPÍRITO, ALMA SE PUDESSE FUNDIRIAM COMPLETAMENTE COM A MÃE NATUREZA. SIM! MEU PRÍNCIPE. SE VÓS TIVESSE A CAPACIDADE DARIA VÁRIOS ÓSCULOS NESSA BONDOSA MÃE. EXATO MEU PRÍNCIPE? VOLTANDO-SE LENTAMENTE, ESTE RESPONDEU: --- SIM MEU BONDOSO ANCIÃO! MUITAS LÉGUAS CAMINHEI BUSCANDO UM RECANTO IGUAL A ESTE PARA PODER MEDITAR SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFLIGEM MINHA PROLE. SINTO-ME FRACO PARA CONTER OS FATOS TÁRTAROS QUE POVOAM MEU REINO. OH! MEU BONDOSO ANCIÃO QUE DEVO FAZER? O QUE MEU BOM ANCIÃO! OLHANDO AQUELA FACE DORIDA POR ENORMES SOFRIMENTOS, ELE RESPONDEU. --- MEU FILHO, CERTA FEITA EM REINO DISTANTE, HOUVE UMA CAUSA IDÊNTICA A SUA. MAS O REI, SOUBE CONTER SEUS SÚDITOS RAPIDAMENTE. --- COMO! EXCLAMOU O PRÍNCIPE. SORRINDO MEIGAMENTE, O ANCIÃO OLHOU FIXAMENTE O AZUL ANIL, COMO BUSCANDO EXPIRAÇÕES, PARA LOGO EM SEGUIDA COMEÇA DISCORRER BRANDAMENTE. FILHO! TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE SURGEM NAS NOSSAS VIDAS, TÊM DE ACONTECER. OS DETALHES, MAS INSIGNIFICANTES APRESENTA SEU POREM, PARA PODERMOS COMPREENDER O SIGNIFICADO DA PRÓPRIA VIDA. SE ALGUMAS VEZES DEIXAMOS PASSAR FATOS QUE NÃO DEVERIA PASSA, ISTO ACONTECE EM CONSEQÜÊNCIA DOS NOSSOS DESLEIXOS MOMENTÂNEO. MAS MEU PRÍNCIPE, VOSSO REINO PODERÁ VOLTA A SOLIDIFICA EM UMA PAZ DURADOURA. --- COMO ASSIM MEU BONDOSO ANCIÃO? SUBITAMENTE O ANCIÃO LHE DISSE: --- MEU PRÍNCIPE VENHA COMIGO! POIS DESEJO MOSTRAR-TE UM DETERMINADO FATO. SEGURANDO AS MÃOS DO “POBRE” PRÍNCIPE, LEVOU-O A UMA VASTÍSSIMA CAVERNA. OLHADO AQUELA PARAGEM DE RARÍSSIMA SINGELEZA, EXCLAMOU O PRÍNCIPE MEIO ATURDIDO. --- OH! COM É BELO SEU RETIRO MEU BONDOSO ANCIÃO! SORRINDO TERNAMENTE, ESTE INDUZIU: --- FILHO A VERDADEIRA RIQUEZA MUITA DAS VEZES NÃO HABITA DENTRO DAS SUNTUOSAS PAREDES DOS CASTELOS, MUITO MENOS NAS PERFUMADAS ALCOVAS. NÃO MEU FILHO! A ADEQUADA RIQUEZA ESTÁ NO RECÔNDITO DA ALMA. PARA ENTENDER ESTA VASTÍSSIMA RIQUEZA, CUJO SEU CONTEÚDO NÃO POSSUI LIMITE, MUITA DAS VEZES PRECISAMOS SOFREMOS CERTOS TROPEÇOS, SEJA FINANCEIROS, OU MORAIS. SOMENTE ASSIM COMEÇAMOS VALORIZARMOS ESTA RIQUEZA, CUJO VALOR NÃO EXISTE CALCULO NESTE MUNDO. FALO-TE ESTES FATOS FILHO, POR QUE SEI QUE TI VIVIAS NAS MAIORES BALBURDIAS NOS SEUS PALÁCIOS. MAS COMO SEMPRE ACONTECE A ESPÍRITO DE BOA ÍNDOLE, VOCÊ MEU COMEÇOU SENTIR-SE ENTENTIAD0 COM NÃO SOMENTE SEUS PROCEDIMENTOS, CONSEQUENTEMENTE COM TODOS QUE LHE RODEAVA. DEPRIMIDO SAIS-TE CERTA NOITE BUSCANDO LENITIVO PARA SEU SOFRIMENTO INTERIOR. CAVALGOU DIAS APOÍS SEM RUMO ALGUM. PASSASTE POR VÁRIOS POVOADOS, VILAS, CAMPINAS VALES, FOI QUANDO JÁ EXTREMAMENTE CANSADO, APORTASTES NESTA CADEIA MONTANHOSA. DESCREVI CORRETAMENTE SUA SAGA, MEU PRÍNCIPE? EMBASBACADO, SEUS OLHOS DEMONSTRAVA INTENSA PERPLEXIDADE, COM A NARRAÇÃO EXATA DA SUA VIDA. SERENO O ANCIÃO DEIXOU O JOVEM PRÍNCIPE REFAZER-SE DA SUAS PONDERAÇÕES LÚCIDAS. ALGUNS MINUTOS SE PASSARAM AUTOMATICAMENTE, O ESTADO EMOCIONAL DO JOVEM PRÍNCIPE ACALMOU-SE. INTRIGADO QUESTIONOU HUMILDE: --- HONORÁVEL ANCIÃO, COMO VOCÊ SABE PRATICAMENTE TUDO SOBRE MINHA VIDA? VIDA ATÉ HOJE INFRUTÍFERA. COMO? --- VOLTANDO A SORRIR, ESTE RESPONDEU: --- MEU JOVEM, NO MOMENTO NÃO VENHA ACASO SUA PERGUNTA. IMPORTANTE É QUE INCONSEQÜENTEMENTE POR SUA VOLÚPIA SEU REINADO TORNOU UM GRANDE TÁRTARO. FAÇO-LHE NOVAMENTE A PERGUNTA. VIVENDO NESTA MIXÓRDIA ERAS FELIZES? SEUS SÚDITOS ALGUMA VEZ PENSARAM NESTES PORMENORES? NESTE MOMENTO VÓS ESTAIS COMPREENDENDO SEUS ATOS ESDRÚXULOS MEUS JOVENS PRÍNCIPES! FINDA SUA NARRAÇÃO, O SÁBIO ANCIÃO OBSERVOU LAGRIMAS QUENTES, DESCENDO COPIOSAMENTE DAQUELE ROSTO CANSADO. FINGIDO NÃO NOTAR AQUELE ESPÍRITO SOFRIDO, MAS ALTERCANDO MUDANÇA INTIMA, PROSSEGUIU O ANCIÃO. MEU PRÍNCIPE, QUE ESTA LIÇÃO LHE SIRVA DE EXEMPLO, EXPERIÊNCIA, POIS SÃO POUCO SERES HUMANOS QUE RECEBEM O PRIVILÉGIO DE DIALOGA COMIGO. VOLTE AO SEU REINO, INICIA UMA NOVA! ERA ESTA DE UM PRÍNCIPE SÁBIO! MAS SÁBIO DE AMOR, TOLERÂNCIA, HUMILDADE, E PRINCIPALMENTE DE CARIDADE COM SEUS SÚDITOS. VAI! ORDENOU O ANCIÃO. ERGUENDO-SE LENTAMENTE O PRÍNCIPE OLHOU AQUELA ESBELTA FIGURA TRANSCENDENTAL NA SUA FRENTE, PARA EM SEGUIDA PROFERIR AS SEGUINTES PALAVRAS. AGRADEÇO ETERNAMENTE PELOS ENSINAMENTOS AUFERIDOS POR VÓS Ó SÁBIO ANCIÃO. ANTES DE PARTIR, DESEJO LHE FAZER ULTIMA PERGUNTA: --- FAÇA! DISSE O SÁBIO ANCIÃO. --- QUEM É TI? COMO CHAMAIS? ---- OLHANDO FIXAMENTE DENTRO DOS OLHOS DO PRÍNCIPE, O ANCIÃO RESPONDEU: SOU CHAMADO O GUARDIÃO DAS MONTANHAS DOURADAS, OUTROS ME CHAMA. ALY MARTRAR KARDEKYA, UM DOS MINISTROS DA GRANDE FRATERNIDADE CÓSMICA DO AMOR UNIVERSAL. MAS DEVEIS PARTIR JOVEM PRÍNCIPE, VAI CUMPRIR SEU DEVER DE UM VERDADEIRO PRÍNCIPE, VAI! ASSIM PARTIU O PRÍNCIPE FELIZ COM NOVOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM O SÁBIO ANCIÃO!
&&&
AA. ------ J. ------ C. ------ DE MENDONÇA.
DATA. ------ 11. ------ 06. ------ 1977.