O Zumbi
Jean Pierre era um grande historiador francês que viajava o mundo pesquisando sobre o passado de cada país. Em um determinado ano, ele resolveu pesquisar sobre as antigas colônias da França e o primeiro país que visitou foi o Haiti. O historiador ficou hospedado em uma fazenda da zona rural de Porto Príncipe, capital do país.
Zulu era o guia da região e mostrava a Jean Pierre todos os lugares da cidade e da zona rural. O historiador visitava escolas, bibliotecas e outros lugares para ter informações mais precisas da história do Haiti, antes e depois da independência do país.
Jean Pierre foi a uma fazenda onde vivia um homem, amigo de Zulu que se chamava Charles. Este era professor de uma escola conceituada em Porto Príncipe. Zulu encontrou a mulher de Charles que se chamava Brigitte. Ela estava chorando.
Zulu perguntou a ela:
- O que houve, por que está chorando?
- Porque meu marido está morto! – respondeu Brigitte.
- Meu Deus, não é possível! Eu falei ontem com ele.
- E o pior não é isto, quando ele sofreu o acidente na estrada, atropelado por um carro em alta velocidade, o corpo foi roubado por quatro homens que vieram do matagal e não pudemos fazer o velório, nem sepultá-lo, não sei onde está o corpo do meu marido.
- Isto é terrível. – disse Jean Pierre, estarrecido, olhando para Zulu.
A polícia de Porto Príncipe foi chamada para investigar a morte e o desaparecimento do corpo de Charles.
Passaram-se várias semanas e não o encontraram. A esposa do professor morto estava angustiada juntamente com os seus familiares.
Em uma noite, Zulu e Jean Pierre estavam andando pela fazenda quando viram um vulto passando devagar aos fundos da mesma.
Jean Pierre disse para o amigo:
- Veja Zulu, será que não é algum ladrãozinho que queira roubar alguma coisa na fazenda.
- Não sei, vou verificar, se for, vai se ver comigo.
O jovem haitiano foi em direção àquele vulto que sumiu no meio do matagal, quando Zulu percebeu, o homem estava atrás dele de novo. Ele reconheceu que aquele era Charles, seu amigo que havia sido morto atropelado. Mas ele percebeu que o professor estava com uma aparência cadavérica, andando e falando muito lentamente.
Zulu correu em direção a Jean Pierre com os olhos arregalados.
Jean Pierre disse:
- Por que você está tão assustado, amigo?
- Eu, eu, eu, eu vi meu amigo, Charles!
- Mas ele não está morto? Como você o viu?
- Ele se tornou um Zumbi!!!
Charles se aproximou de Jean Pierre também e este também ficou pasmo quando viu! O historiador também queria pesquisar sobre a origem das lendas sobre zumbis. Agora estava vendo um deles ali.
Mais tarde eles souberam sobre um grupo de feiticeiros que haviam roubado o corpo para fazerem um ritual macabro, tornando Charles um morto-vivo. Mas não somente haviam levado o cadáver, como também foram eles que assassinaram o professor para fazerem a sinistra experiência. Zulu e Jean Pierre descobriram o paradeiro dos assassinos e os denunciaram à polícia de Porto Príncipe. Charles acidentalmente ingeriu sal e retornou aos feiticeiros que o tinham assassinado e feito dele um zumbi, matando-os, antes de eles serem presos pela polícia. Logo após, ele caiu finalmente morto, sendo sepultado logo depois. Jean Pierre pesquisou mais sobre o Haiti e mais tarde voltou para Paris, ele nunca mais esqueceu aquela experiência assustadora pela qual havia passado.
(Conto publicado na antologia "Sombrias Escrituras" de contos de terror, da Editora Cidadela - Porto Alegre - RS, ano de 2010)