O Zumbi

Jean Pierre era um grande historiador francês que viajava o mundo pesquisando sobre o passado de cada país. Em um determinado ano, ele resolveu pesquisar sobre as antigas colônias da França e o primeiro país que visitou foi o Haiti. O historiador ficou hospedado em uma fazenda da zona rural de Porto Príncipe, capital do país.

Zulu era o guia da região e mostrava a Jean Pierre todos os lugares da cidade e da zona rural. O historiador visitava escolas, bibliotecas e outros lugares para ter informações mais precisas da história do Haiti, antes e depois da independência do país.

Jean Pierre foi a uma fazenda onde vivia um homem, amigo de Zulu que se chamava Charles. Este era professor de uma escola conceituada em Porto Príncipe. Zulu encontrou a mulher de Charles que se chamava Brigitte. Ela estava chorando.

Zulu perguntou a ela:

- O que houve, por que está chorando?

- Porque meu marido está morto! – respondeu Brigitte.

- Meu Deus, não é possível! Eu falei ontem com ele.

- E o pior não é isto, quando ele sofreu o acidente na estrada, atropelado por um carro em alta velocidade, o corpo foi roubado por quatro homens que vieram do matagal e não pudemos fazer o velório, nem sepultá-lo, não sei onde está o corpo do meu marido.

- Isto é terrível. – disse Jean Pierre, estarrecido, olhando para Zulu.

A polícia de Porto Príncipe foi chamada para investigar a morte e o desaparecimento do corpo de Charles.

Passaram-se várias semanas e não o encontraram. A esposa do professor morto estava angustiada juntamente com os seus familiares.

Em uma noite, Zulu e Jean Pierre estavam andando pela fazenda quando viram um vulto passando devagar aos fundos da mesma.

Jean Pierre disse para o amigo:

- Veja Zulu, será que não é algum ladrãozinho que queira roubar alguma coisa na fazenda.

- Não sei, vou verificar, se for, vai se ver comigo.

O jovem haitiano foi em direção àquele vulto que sumiu no meio do matagal, quando Zulu percebeu, o homem estava atrás dele de novo. Ele reconheceu que aquele era Charles, seu amigo que havia sido morto atropelado. Mas ele percebeu que o professor estava com uma aparência cadavérica, andando e falando muito lentamente.

Zulu correu em direção a Jean Pierre com os olhos arregalados.

Jean Pierre disse:

- Por que você está tão assustado, amigo?

- Eu, eu, eu, eu vi meu amigo, Charles!

- Mas ele não está morto? Como você o viu?

- Ele se tornou um Zumbi!!!

Charles se aproximou de Jean Pierre também e este também ficou pasmo quando viu! O historiador também queria pesquisar sobre a origem das lendas sobre zumbis. Agora estava vendo um deles ali.

Mais tarde eles souberam sobre um grupo de feiticeiros que haviam roubado o corpo para fazerem um ritual macabro, tornando Charles um morto-vivo. Mas não somente haviam levado o cadáver, como também foram eles que assassinaram o professor para fazerem a sinistra experiência. Zulu e Jean Pierre descobriram o paradeiro dos assassinos e os denunciaram à polícia de Porto Príncipe. Charles acidentalmente ingeriu sal e retornou aos feiticeiros que o tinham assassinado e feito dele um zumbi, matando-os, antes de eles serem presos pela polícia. Logo após, ele caiu finalmente morto, sendo sepultado logo depois. Jean Pierre pesquisou mais sobre o Haiti e mais tarde voltou para Paris, ele nunca mais esqueceu aquela experiência assustadora pela qual havia passado.

(Conto publicado na antologia "Sombrias Escrituras" de contos de terror, da Editora Cidadela - Porto Alegre - RS, ano de 2010)

Cadu Lima Santos
Enviado por Cadu Lima Santos em 09/09/2009
Reeditado em 24/03/2010
Código do texto: T1801231
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.