Fuga

Paro para respirar, preciso de mais ar. Estou exausto. Não agüento mais correr. Quem são estes seres que me perseguem? São estranhos, esquisitos e assustadores. Por que estão fazendo isso comigo? Ouço gritos de fúria e coisas que não entendo. Não sei o que significam. Começo a correr novamente. Pulo obstáculos. O chão está úmido, escorrego e caio. O espaço é estreito. Levanto com muita dificuldade tenho que fugir. Sinto uma pancada. Dor muita dor. Onde estão meus irmãos e amigos? Estávamos todos presos, confinados em cubículos no escuro. Agora estou fugindo, para onde vou? Vejo um irmão caído. Vejo estes seres com expressões em seus rostos que não entendo. Não fizemos nada a estes seres. Mais uma pancada, mais um puxão e estou eu novamente no chão. Sinto uma força instintiva dentro de mim que me faz levantar. Tenho que ajudar os meus. Desta vez vou revidar. Estou cansado. Antes que minha hora chegue levarei alguns deles comigo. Não irei sozinho. Mas a dúvida ainda persiste. Por que estão fazendo isso comigo, meus irmãos e amigos? O que fizemos para merecer este fim?

- Incrível o touro se levantou e está indo em direção a multidão. – fala um comentarista de uma emissora qualquer de televisão. – Derrubou um, dois... Três. Olha a paulada que aquele cara deu na cabeça do touro! Ual! O touro foi para cima do cara! Nossa! Acertou uma chifrada no peito do rapaz que foi ao chão e está sangrando muito! Outra chifrada! Nossa! O cara foi longe! Olha aquele outro touro lá! Está arrastando um jovem. Alguém tem que fazer alguma coisa para ajudar aqueles rapazes... Ah! Agora sim parece que cercaram o touro... Nossa! O cara deu uma pancada na cabeça do touro... Foi ao chão! O touro foi ao chão!

Espanha – festival de São Firmino

Santa Catarina – Farra do Boi

E algumas outras pelo mundo afora que utilizam outros animais.

Fica difícil entender onde está o prazer em tudo isso.

Quem é racional e quem é irracional nessa história toda?

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que diz respeito ao universo, ainda não adquiri certeza absoluta”.

Albert Einstein