A ASSOMBRAÇÃO

Esse causo quem me contou foi meu avô.Todos deviam fazer um tempo para escutar os mais velhos, eles têm uma sabedoria que impressiona.Olhe que meu avô viveu muito e eu soube aproveitá-lo.Esse caso ele disse que é pura ficção.

___________________________________________________________

No século VIII o Brasil ainda era um país sem habitantes.Os poucos que vieram viviam em latifúndios imensos,ou nas cidades que era habitada na época como:Rio de Janeiro, Salvador e outras do nordeste.

Nesta época a vida era dura e as pessoas tinham que trabalhar pesado para seu sustento.Em um desses latifúndios mora Marina, uma

menina moça cheia de sonhos,o principal deles era estudar igual aos filhos do patrão.

Mas o estudo nesta época ou era em conventos para moças ou em seminários para rapazes.E estes ficavam longe das casas de seus pais e eram pagos.Mesmo assim seu Ramiro,pai de Marina,resolve por os pés na estrada e ir atrás do sonho de sua filha.Depois de muitos dias de procura,Ramiro chega a um convento e a madre superiora vem conversar com ele.Ramiro explica que não tem condições de estudar a filha,mas que o sonho dela é estudar e se formar.

A madre explica que ali tem que se pagar pelos estudos mais que abriria um exceção para a jovem.

Ficou combinado que ela ajudaria na limpeza do convento para pagar seu estudo.

Marina começa a estudar e trabalhar; passado algum tempo Marina sentiu que pelo pouco de tempo que tinha para estudar,ela estava tirando menores notas que suas colegas.Foi até a madre e pediu para que desse permissão para ela estudar no corredor do colégio após o toque de recolher. A madre fez um trato com ela:

___ Marina você irá estudar no corredor das 22:00 às 00:00 hs.

Mas se eu ficar sabendo que alguma de nossas internas está indo até você ou se houver alguma pertubação da ordem aqui,eu não deixarei mais.

___ Tudo bem madre, eu não deixarei isso acontecer.

Lá foi Marina estudar no primeiro dia e também em outros.Sua nota aumentou considerávelmente.Tendo passado uns três meses sem nenhum imprevisto.Certo dia Marina estudando olhou pela entrada do corredor e viu uma jovem vindo em sua direção,muito linda por sinal,corpo bem feito,cabelos longos e loiros como uma ninfa,olhos verdes e de um sorriso lindo e cativante.A moça olhou para Marina e a comprimentou:

___ Olá !! Posso conversar um pouco com você? Estava me sentindo só e resolve caminhar um pouco para me distrair.

___ Olha eu não posso deixar você ficar aqui, porque a madre não gostaria.E se ela me ver com você eu perderei a chance de vir para cá estudar.

___ Então ficarei pouco tempo e irei embora, não quero te prejudi-car.

Neste dia a madre resolve dar uma volta pelo convento e passando pelo corredor observa que a jovem está conversando sozinha e isso a deixa um pouco preocupada com a saude da jovem.Mas não diz nada.

Marina continua com seus afazeres, seus estudos diurnos e notur-nos e de vez em quando a jovem loira vai até ela para um papo.

Mais uma vez a madre em suas inspeções percebe que Marina está falando sozinha e dessa vez resolve conversar com a moça para ver o que está acontecendo.E manda chamá-la até sua sala.

___ Minha querida, há algum tempo venho fazendo minhas inspeções e percebi muitas vezes você conversando no corredor.

___ Senhora Madre eu disse a ela que a senhora não gostaria de me ver conversando com ela. Mas ela sempre me diz que se sente só e que somente eu converso com ela!

___ Ela quem minha filha?

___ A moça loira que a senhora viu eu conversando.

___ Não querida, eu vi você conversando sozinha.Não havia moça nenhuma.

___ Mas madre, tem uma moça loira,bonita e simpática indo conversar comigo lá.

___ Querida, teremos que conversar com o padre Francisco,Você está trabalhando e estudando,está ficando cansada, precisa se levada a um médico.

___ Não madre eu estou bem.

___ Vamos até ele e veremos o que faremos.

Saem as duas e vão até a igreja.Chegando lá o padre recebe as duas e levam elas para conversar em seu gabinete. A madre conta tudo o que as duas conversaram a ele.

___ Pois bem minha filha,nós iremos levá-la ao médico.

Saindo do gabinete Marina olha para a mesa do padre e vê a fotogra-fia da moça e grita:

___ Padre é essa a moça que vai até o corredor conversar comigo!

O padre Responde:

___ Impossível minha querida, essa jovem é minha sobrinha.Ela veio morar aqui comigo há uns 40 anos atrás.Aqui no Brasil era um lugar pouco habitado e os perigos eram muitos.Certo dia ela saiu para dar uma volta e não voltou .Ai fomos a sua procura e encontramos ela morta nos arredores do convento com uma facada no pescoço.Nunca soubemos o que aconteceu.

___ Pois então padre ela está vindo falar comigo. Ela já esteve comigo umas 4 vezes.Ela está me querendo dizer alguma coisa e eu vou descobrir o que é.

Marina voltou várias vezes no corredor para estudar, mas a jovem loira nunca mais apareceu.Marina nunca descobriu o porque dela ir até ela.Até o dia que ela morreu.

Ailce Costa
Enviado por Ailce Costa em 14/02/2009
Reeditado em 14/02/2009
Código do texto: T1438594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.