HISTÓRIA DE PESCADOR ( Celismando Sodré - Mandinho)
O ESPÍRITO DE ZÉ PILINTRA
( Celismando Sodré- Mandinho)
O grande Gessival, vulgo Categoria, é presidente da Turma da Muringa; um sujeito admirável, possui uma grande presença de espírito e leva a vida numa boa, sempre procurando a melhor maneira de buscar a sua sobrevivência com correção e amizade. Leandro Bota Mais Uma, é dos Laus, nunca ligou muito pra coisas não, porque segundo ele se ligar é pior.
Os dois amigos de tantas empreitadas resolveram armar umas redes lá pra bandas da Catuaba na roça de Nenzim. Arrumaram tudo que era necessário: primeiramente o essencial, o litro de pinga, depois o resto. Chegaram e estão em plena labuta; ajeita uma coisa aqui, toma uma talagada; ajeito outra coisa ali, mas outra talagada. De uma hora pra outra, ouviu-se um barulho nas taboas... chuaaaá!! Parecia o som de um facão cortando as taboas, os dois amigos perguntaram um ao outro:
-Leandro tu ouviu?
-Não ouvi o que moço!!!! que peste foi isso?
Depois fez-se silencio novamente e eles continuaram o trabalho da pesca, de repente o som do facão novamente: chuaaaaá
- Que diabo é isso Meu Deus!! Disse Categoria, e o barulho continuou
Os dois velhos colegas já estavam com a bolota dos zói quase pra sair da órbita ocular. Eles começam a sair apressado da água e o barulho do facão atrás riscando, o vento agitando as taboas. Pela primeira vez na história, além de Jesus é claro! Dois homens caminharam sobre as águas. Na rapidez tremenda chegaram as margens onde tinham deixado as roupas, fez-se, eles um breve silêncio, e depois a taboca chiou, aí que o barulho do facão foi maior; chuaaaá!! Leandro apelou dizendo:
-Se for da parte de Deus prometo fazer uma oração agora!!
E a taboca chiando e o facão cortando nem se abalou... Categoria então emendou:
-E se for da parte do Diabo pode ir pras profundezas do inferno!!!
Nem bem categoria terminou de falar, ouviu-se um barulho ensurdecedor; agora bem maior do que antes, é como se o facão estivesse zinindo acima das suas cabeças. Esses dois cabras, vestiram as cuecas numa ligeireza jamais vista e começaram a correr... e correram!! Os calcanhar dos dois vinham batendo na bunda, só pararam quando chegaram em Barra do Mendes. Esqueceram redes, litro de cachaça, roupas e tudo. Quando chegaram já mais aliviados, começaram a rememorar o estranho fato. Leandro disse:
-Meu cumpadre... o que foi aquilo!!
Categoria respondeu:
-Só pode ter sido o espírito de Zé Pilintra cumpade!! Dizem que o
Desgraçado é doido por cachaça, e nós deixamos o litro pela metade!!