A Cabeleira de Berenice

“Berenice ofereceu sua longa cabeleira negra a Afrodite para garantir o retorno seguro de seu marido da guerra. Na manhã seguinte seu cabelo foi roubado do templo. Para conter sua fúria, o astrônomo da corte egípcia disse que a deusa o havia colocado no céu, entre as constelações de Leão e Virgem. O aglomerado de estrelas, até então conhecido como cauda do leão, passou a ser chamado de Cabeleira de Berenice ”

Mitologia

O laboratório Exo-solar II fora desativado 10 anos atrás, porém há dois meses seus sistemas foram misteriosamente religados e um sinal de alarme foi enviado a terra. Há uma aura de segredo em torno da natureza do alarme e ninguém está autorizado a comentar nada.

Os preparativos corriam dentro do programado na base de lançamento. Enquanto isso, Liam se divertia no cassino, poderia ser sua última vez. A desculpa de sempre para os excessos.

No dia anterior, quase teve um acidente sério. Cavalgar na lua era o esporte mais bizarro já inventado pelo homem até 2140. A arena pressurizada era gigantesca, mesmo assim, era preciso muito perícia pois os cavalos saltavam a grande altitude na baixa gravidade lunar. Foram várias gerações até acostumar os animais naquelas condições, mas valera a pena. Os pilotos ficavam divididos entre as mulheres do cassino e os cavalos da arena e acabavam ficando com ambos. Deixavam grande parte de seus salários por ali mesmo. Um salto arrojado quase acaba com a carreira de Liam, por pouco não fraturou a bacia em uma queda do cavalo. Mesmo em baixa gravidade, com as velocidades atingidas pelos cavalos, os acidentes podem ser fatais, como já ocorrera. Por pouco o esporte não foi proibido. Felizmente os políticos não evoluíram tanto quanto a tecnologia. Os acordos continuavam possíveis.

O destino de Liam e sua equipe era o binário de Syrius. Essa era a versão oficial.

dois meses depois

A nave foi pressurizada e as luzes acenderam a meia potência. A temperatura e umidade ajustadas ao ideal humano. Um robô fez uma desodorização no habitáculo da nave. Por último a gravidade artificial foi ligada. Finalizados os preparativos, o computador iniciou os procedimentos para retirar a tripulação do seu estado de hibernação.

Os compartimentos foram abertos e um cheiro de ovo podre tomou a nave. O robô em um ritmo frenético neutralizava o odor do líquido artificial que envolvia os tripulantes na máquina de hibernação.

- Veja a data solar, acordamos muito cedo. Onde estamos ?

- Aqui é o computador de bordo, bem vindos à exo-solar II, estamos em manobras de acoplamanto.

- Você sabia disso Liam?

- Claro Jeff, mas fui proibido de divulgar.

- Porque estamos aqui ?

- É uma longa história...

Tudo começou com as anomalias gravitacionais nos Pioneer 10 e 11. O mesmo problema se repetindo a cada nova missão nos limites do sistema solar até que foi montado o primeiro laboratório extra-solar para estudar esses fenômenos que se perdeu em um acidente até agora inexplicado. Um segundo foi construído e posicionado além da órbita de plutão. As descobertas mudaram completamente a física e abriram portas para mais descobertas no futuro. A mecânica de Newton e a Relatividade de Einstein eram apenas teorias localizadas, que não valem para todo o universo.

- Isso eu já sabia.

- Oficialmente o laboratório foi desativado e sua tripulação retornou a terra. O que ocorreu porém é que ele ficou hibernando operando apenas com equipamento mínimo para escuta de possíveis transmissões alienígenas.

- Isso é bobagem. A possibilidade de que nós consigamos entender e decodificar o sinal de outras civilizações é muito pequena.

- Eu também pensava assim. Acontece que houve um misterioso up-grade no software do computador do laboratório e alguns sinais que pensávamos que eram ruído puderam ser decodificados.

- Quem mandou esse up-grade?

- Ninguém da terra, com certeza. Assim que o computador decifrou a primeira transmissão, enviou uma mensagem codificada para terra.

- Que mensagem ?

- 42

- O que quer dizer ?

- É outra longa história, depois eu conto, agora temos que auditar o computador.

- Viemos até aqui para isso? Porque não fizeram auditoria remota?

- O up-grade bloqueou a auditoria remota. Parece que nos queriam aqui, pessoalmente.

- Liam, aquele uísque do cassino está destruindo o teu cérebro.

O misterioso CODEC – Codificador Decodificador - instalado no computador não parecia nocivo, era estritamente um CODEC. Liam reativou a auditoria remota e solicitou um procedimento de teste para a terra. A resposta levaria dezenas de horas.

Liam identificou a origem do CODEC. Pólo Norte Galático, no Cluster de estrelas Cabeleira de Berenice, ascenção direita 12h 51m 25s e declinação +27° 07' 48''.

- Liam, você está sentindo o mesmo que eu? Parece que tem mais alguém na estação. Morreu gente aqui ?

- Fala sério, está vendo fantasmas? Ninguém morreu aqui, todos foram evacuados e estão com suas famílias nesse momento. É verdade! Parece que tem mais alguém.

- Computador, informar presença de formas de vida na estação.

- Duas formas de vida humanas.

- Máquinas?

- Apenas um RAPE, robô assistente pessoal, fabricado na China. Além do equipamento da estação.

- Olhe Liam, parece que alguém está se materializando!

- Computador, ligar todos os scanners e analisadores de freqüência. Verifique comunicações fora do padrão.

- Nada fora do padrão detectado. Nenhuma transmissão entrante.

- Não é possível. Veja, é um ancião, parece aqueles monjes budistas do museu da terra.

- A imagem se completou e começou a falar na linguagem da terra, que era 60% espanhol, 30% de inglês e o resto uma mistura de línguas faladas na terra e línguas mortas.

- O seu computador não poderia detectar esta transmissão porque usamos de um meio de comunicação que fala diretamente com suas mentes, a consciência integrada. Seus cérebros sempre tiveram essa capacidade porém, como ela não é usada, acaba se atrofiando, ficando latente. Vocês foram trazidos para fora do sistema solar para que o ruído quântico não mascare a comunicação. Vou fazer um palalelo com a sua audição : um ouvido treinado é capaz de manter uma conversação mesmo sob forte ruído, isso foi aprendido ao longo de milhões de anos de evolução. Seus cérebros não estão treinados para entender mensagens mentais misturadas com ruído, por isso o cérebro simplesmente desliga essa faculdade. Algumas pessoas chegam a desenvolvê-la, mas interpretam erroneamente o fenômeno. Por isso os atraímos para fora do sistema solar. Vocês estão aqui para levar essa mensagem ao seu povo. A humanidade não está só. Alguém está olhando por vocês e o futuro da sua raça será iluminado, tenham paciência.

A imagem se desfez como uma névoa.

- Jeff, você viu e ouviu o mesmo que eu?

- Acho que sim Liam. Uma voz dentro da minha cabeça dizendo que não estamos sós. Era Deus? Buda é Deus?

- Computador, confirme a gravação da transmissão.

- Não houve qualquer transmissão. Nada a gravar.

- Computador, reporte qualquer anomalia química na atmosfera da estação.

- Atmosfera rigorosamente dentro dos padrões.

- Reporte anomalia eletromagnética.

- Ambiente dentro dos padrões

- Computador, reporte o que você viu.

- Vocês dois ficaram parados, olhando para um ponto no infinito, cada um para um lado, como se estivessem em transe, ou sonhando acordados.

- Jeff, se voltarmos com essa história seremos trancafiados em celas acolchoadas com eletrodos na cabeça e uma sonda no rabo. Nunca mais cassino, nunca mais cavalos.

- Liam, estou com você.

==============================================================

Relatório final

A missão foi bem sucedida em realizar as seguintes tarefas:

a) Retirado o módulo CODEC implantado ilegalmente no computador da estação por algum hacher não identificado. Travado programa para não aceitar up-grades.

b) reativada a auditoria remota da estação e travada nessa condição.

c) Retornado ao modo de escuta e apagados os registros do alarme enviado indevidamente.

Assinam,

Comandante-piloto Liam Co-piloto Jeff