“ROBÔBINHA” (TETEIA)
“ROBÔBINHA”
(TETEIA)
O CASAL, senhor e senhora Smith, adentrou a loja de brinquedos no shopping. Amanhã será o aniversário de Ana, filha única. Ela estará na festa de aniversário de quinze anos, idade rito de passagem da adolescente, transição de menina para a mulher juvenil.
TETEIA, a Robôbinha, está em evidência em todas as lojas de brinquedos e ofertas de novidades eletrônicas. Robôbinha indica, na embalagem, ser um lançamento da “Overlords.Eletronic”. Considerado um brinquedo educativo caro, traz no pacote uma série de instruções escritas, um software que executa tarefas específicas de comando.do computador para conexão com tablet e smartfone. Robôbinha fornece instruções para o hardware, e traz em destaque no colar, a frase: Robôs Nunca Mentem.
A INTERAÇÃO entre o soft e o hard permite ao usuário a eficiência no usufruto de todos os recursos interativos do androide Teteia. O sistema ICL avançado de interface cérebro/nuvem, possui acesso instantâneo a todo conhecimento humano disponível coletado por Nano robótica.
TETEIA, A Amiga, algumas adolescentes afirmam, emite opiniões próprias sobre as mais variadas teses e enunciados da cultura da tribo popular e do saber científico. A tonalidade de voz com que se comunica com sua dona e parceira, permite a criação de uma linguagem íntima entre ambas. Linguagem com a parte lógica e imaterial interativa. Ela, Teteia, e a sua parceira Rosemary estão criando um Inconsciente coletivo na nuvem.
CENTENAS de brinquedos experimentais que tentaram essa conexão humana/Inteligência Artificial, viraram ferro-velho por não terem conseguido manter um relacionamento de intimidade emotiva/intelectual a longo prazo. Teteia educa suas usuárias de forma natural. A Teteia de Rosemary formou a mentalidade de várias gerações: de sua bisavó até ela. Seu nano reator de antimatéria quando criado em 2075, converteu a massa de matéria e antimatéria em energia limpa, luminosa, serena. A massa de ambas se converteu em energia 100% eficiente.
A ENERGIA convertida não é poluente nem radioativa, apesar de gerar nano emissões de radiação gama. Teteia, tal qual sua dona, talvez seja melhor dizer, sua sócia, criaram uma conexão intelectiva e emocional ciber./humana. A indústria espacial que tornou este planeta uma Terra interplanetária, criou essa conexão entre infância, adolescência e a máquina, para melhor habituar a convivência entre ambas. A indústria espacial precisa dessa conexão de convivência para poder ousar jornadas mais longas em direção às estrelas. Há necessidade premente, aflitiva, dos humanos saírem deste planeta.
A TERRA está em vias de se tornar uma espécie de ferro-velho mega poluído e esquecido na periferia da Via-Láctea, sem condições de subsistência, com suas terras tornadas inférteis pelo uso abusivo de fertilizantes danosos à saúde da terra e à saúde dita humana. Os mares se tornaram o lixão dos plásticos, dos metais pesados, resíduos sólidos, óleos de cozinha, pesticidas, chorumes, chuvas ácidas, esgotos domésticos, vazamentos de petróleo e demais produtos químicos.
CEM MIL (100.000) mamíferos marinhos e mais de um milhão (1.000.000) de aves aquáticas morrem todos os anos porque confundem resíduos e plásticos com alimentação. O grau de desordem e aleatoriedade dos sistemas físicos, a medida de energia indisponível para o trabalho de sobrevivência planetária, se tornou irreversível. O ponto de não retorno condenou o planeta Terra à rápida extinção.
AS VIAGENS interplanetárias se tornaram uma exigência da necessidade de sobrevivência da espécie Homo sapiens. A fuga do ambiente deteriorado. A fuga da extinção em massa. A biosfera transformada em área inóspita, impossível para a subsistência da humana idade. A biodiversidade em estado irrecuperável. Ações dramáticas foram tomadas para a recuperação urgente, surgentíssima, da biodiversidade. Mas quem vai sobreviver??? A ciência afirma ser muito difícil de prever.
TETEIA SE tornou tão excessivamente parecida com Rosemary, que um processo inexplicável de identidade se desenvolveu entre elas. Teteia passou a ter período mensal de menstruação e crises de diarreia, com a devida diferenciação de líquidos e resíduos: ela, Teteia, não vertia sangue nem defecava detritos orgânicos, tal qual Rosemary. Mas havia semelhança entre elas na perda de lubrificante líquido e aditivos oleosos pela simulação da vagina cyber girl, assim como de lubrificante sólido, após sons que imitavam ventosidades, devido a lubrificantes gasosos.
ROSEMARY contava sonhos à amiga, que teria tido ao chegar em locais inusitados do espaço interestelar, após longo período de hibernação.
— Você pode sonhar. Que mais falta para ser humana??? Indaga Rosemary.
— Seu cérebro, à semelhança do meu... Empatia, identifica-se ao seu. Não há nele espaços vazios. É um campo eletromagnético de possibilidades e dons de destreza simplesmente indescritíveis. Na célula humana não há espaços vazios. Os espaços aparentemente hiatos (ocos) são ímãs, eletromagnetismo com potencial de sondagem e revelações. Quem diria que entre mim e você poderia haver empatia??? Disse ela.
A INTERATIVIDADE entre Rose/Teteia ultrapassa a compreensão dos cientistas estudiosos da cibernética que fazem parte da tripulação da nave. A ciência que estuda sistemas de controle em máquinas e a engenhosidade criativa de eletrônicos da Inteligência Artificial, ainda está se aperfeiçoando.
— Humanos são estruturas de átomos, a base, o suporte, a configuração desses seres que nos visitam são de neutrinos — afirma, interrogativo, o cientista de pesquisa e manutenção do laboratório espacial da nave, Nikolay Dominik.
— A relação entre elas, Rose/Teteia, tinha sido explorada, há muito tempo, pelo cineasta Stanley Kubrick num filme considerado de ficção científica na época em que foi lançado: “2001, Uma Odisseia No Espaço”. Nesse momento, meados da década de 70 do século XXI, os estudos sobre esse tipo de interação ainda estão longe, talvez, de ser conclusivos — a opinião é de Mateus Barrett, engenheiro aeroespacial de mecânica eletrônica.
— Seu cérebro, à semelhança do meu... Empatia, identifica -se ao seu. Não há nele espaços vazios. É um campo eletromagnético de possibilidades e dons de destreza simplesmente indescritíveis. Na célula humana não há espaços vazios. Os espaços aparentemente vazios são ímãs, eletromagnetismo com potencial de sondagem e revelações. Quem diria, entre mim e você pode haver empatia — Rose verbaliza essas ideias talvez sem muita convicção na veracidade delas.