Capítulo IV: O manuscrito que ainda quis escrever... Narrativas ao Planeta Azul - J B Pereira – 21/05/2024 - miniconto

Dedico à minha esposa Maria do Carmo, ao Filho Lucas Trindade, aos meus leitores e às minhas leitoras. Grato!

ATENÇÃO!

Visão de azul planeta. Área reconhecida. Interceptar drones, varredura antiataques possíveis. Visão da Lua e do Planeta Azul. Comandante, 10 segundos para liberar capsulas de voo supercósmicas para circular e entrar região oriente médio.

Ano estelar 24679835 - Miranda Planeta envia frota estelar com especialistas e equipe de investigação ao Planeta Azul.

Retorno executado pela Galáxia solar 200 e 201.

Voos de intercepção em 20 segundos para reconhecimento de pousos seguros no monte Sião.

Os desertos e as vales continuam a dominar centenas de platôs com vivo manto de aves em migração, planícies verde, planaltos cheios de vida animal incrível. Mas, os humanos desapareceram. Por quê?

Os dados da pesquisa e muito mais serão disponibilizados para os filhos dos seres espaciais ao regressarem de suas viagens ao Miranda Planeta. É mundo maravilhoso!

Estamos descendo sobre a África e o Saara! Equipes de pouso no Planeta Azul, atenção com irradiação, perigos na areia quente, roupas e equipamentos especiais e investigação complexa. Interconexão com a nave-matriz e a Conversível Solar Interplanetário (ao redor deste Planeta Azul), recém- chegada do nosso Planeta Miranda.

Qualquer dúvida, perigo, dificuldade, comunicar ao comando da nave- matriz para socorro e ajuda técnica e espacialmente correta.

Atenham-se às práticas de atuação e capacitações. Alinhar comunicadores e robores, equipamentos de AI – inteligência Artificial...

Sucesso na missão!

Avante!

Comando da missão Nave-Matriz.

África: sua área territorial são 30.230.000 Km2. Podemos dizer Áfricas desiguais: Mediterrânea e África Subsaariana – esta tem mais população negra. Existem duas barreiras: geográfica é o deserto do Saara, outra é cultural: o islamismo, religião dominante na África Mediterrânea.

Arquivo:

“Berço da civilização, o continente africano surgiu há 300 milhões de anos a partir da divisão da Pangéia (supercontinente) em dois grandes blocos: a Laurásia; formada pelas áreas que hoje é América do Norte e Eurásia; e Gondwna composta pelas áreas da América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul.”

Dados gerais da África:

• Gentílico: africano, africana.

• Extensão territorial: 30.221.532 km2.

• População: 1.340.598.000 habitantes (ONU, 2019).

• Densidade demográfica: 44,35 hab./km2.

• Maior país: Argélia.

• Menor país: Seichelles.

• Idioma: O continente africano possui mais de duas mil línguas faladas, das quais mil tem origem em África, como quimbundo e iorubá. Dentre os demais idiomas se destacam:

- árabe;

- afrikaans (ou africâner);

- inglês;

- francês;

- O português é falado em cinco países africanos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe;

- espanhol.

• Países: 54 países.

• Vegetação da África

Seguindo os domínios climáticos, encontram-se na África os seguintes domínios vegetais:

• deserto;

• estepes;

• savanas;

• floresta tropical;

• floresta equatorial;

• vegetação mediterrânea.

África Mediterrânea com diversas linhas moderadas e radicalistas [Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito e seu vale do Nilo cuja agricultura noroeste é poderosa no Maghreb; esses países são marcados com características geo-humanas parecidas com o Oriente Médio; possuem o clima desértico.

A diversidade étnica infelizmente não respeitada provoca conflitos entre diferentes grupos. Na colonização, os europeus não respeitaram as etnias ou cada grupo, intensificando rivalidade entre etnia em seus territórios.

Governo da África: Quatro diferentes formas de governo são encontradas nos países da África, sendo elas:

• presidencialismo, principal forma de governo no continente;

• parlamentarismo;

• semipresidencialismo;

• monarquia tradicional.

Ávida: “A região da África Mediterrânea foi ocupada desde o séc. VII por povos árabes, divulgadores impetuosos do islamismo.”

Há sede de mudanças versus ultraconservadores neoimperialistas e nacionalistas radicais. Conflitos civis e instabilidades políticas minam estruturas de saúde, educação e segurança das populações africanas por séculos.

A África é ávida por liberdade, saúde, segurança, respeito internacional, apoio entre agências humanitárias, defesa dos direitos humanos, pacificação multiética ainda é utopia, busca de estabilidade política e amparo às populações necessitadas, políticas de recuperação de áreas verdes e mananciais, investigação na agricultura familiar e de exportação, valorização dos produtos agropastoris e mineração dos países africanos, plano de metas e estruturação das indústrias, tecnologias e comercialização.

A África teve etapas difíceis de avanços com retrocessos entre convulsões sociais antigas pré-escravização (conflitos babilônicos, romanos, helênicos, árabes, e entre grupos tribais africanos e, depois, vieram perdas ou empobrecimentos nas colonizações europeias, e lutas de independias anti-imperialistas nos anos de 1970.

“Durante a Idade Média, a África conseguiu desenvolver grandes Impérios como o de Gana; que dominou a África Ocidental; e o de Malia; considerado um dos mais poderosos da história [do mundo]; além da civilização Egípcia.

A colonização portuguesa, iniciada no século XV, mudou os rumos da história da África e o continente ficou a mercê dos interesses mercantis dos europeus. A partir de então, a África passou por intensos processos de exploração focados no tráfico de escravos.

“A África, com cerca de 17% da população mundial, é o terceiro continente mais populoso do mundo. A Nigéria é o país africano com maior população, contando com mais de 206 milhões de habitantes. A título de comparação, o Brasil possui, atualmente,

211 milhões de habitantes. A Etiópia é o segundo maior país africano em população, seguida do Egito.

“A população dos países africanos é, no geral, jovem e se encontra em um ritmo de crescimento acelerado, com destaque para os países da região norte. Considerando a expectativa de vida ao nascer, o continente apresenta alguns dos índices mais baixos do mundo. É o caso da República Centro-Africana, cuja expectativa de vida é de apenas 53 anos.

“... a população africana se concentra nas áreas litorâneas e nas margens dos cursos dos rios, como o Nilo e o Níger.”

Alerta: Há enorme variedade étnica, cultural e geoecológica. Sempre houve muitos grupos rebeldes, radicais, terroristas mulçumanos, conflitos religiosos e confiscação de terras com minorias de judeus, cristãos e outras religiões, perseguição às mulheres. Pobreza e riqueza, doenças e devastação das florestas continuam ser contradição histórica milenar.

Amplidão

“As semelhanças entre a História do Brasil e a História da África aparecem desde a divisão do supercontinente Pangéia em dois novos blocos: a Laurásia e Gondwna. Como foi observado no início do texto, Gondwna era formado (entre outras regiões) pela parte Sul da América e África. Essa singularidade geográfica pode ser avistada pela forma como os dois litorais se encaixam. Por causa dessa semelhança na constituição territorial, algumas das mesmas formações rochosas, tipos de vegetações e espécie de animais são encontradas nos dois continentes. “

Assim como o FMI sempre cobrou juros altos do Brasil, do mesmo modo aconteciam cobranças exageradas e empobrecedoras em relação à África. Dado histórico que o Presidente Lula da Silva perdoou a dívida africana para com o Brasil. Na verdade, há uma dívida histórica, o Brasil foi grandemente construído por mão de obra escravagista negra por séculos. Para minimizar isso, ainda temos a bolsa e cotas universitárias aos afrodescendentes que entram em faculdades e universidades por cotas especiais. Ambas as referências são muito polêmicas no Brasil porque muitos pelo racismo estrutural não admitem que negros tenham ajuda ou apoio facilitado para entrar em universidade com cotas. E caso político discutido na “Lava-jato” por anos foi ter o presidente Lula perdoado dívida e emprestado dinheiro aos africanos.

FONTE: https://www.maisbolsas.com.br/enem/historia/conheca-a-historia-

da-africa

“ ... a Organização das Nações Unidas (ONU) e divide o território em cinco grandes regiões:

• África Setentrional (do Norte);

• África Ocidental;

• África Central;

• África Oriental;

• África Meridional.

• África Setentrional (África do Norte): Composta por sete países:

• Saara Ocidental;

• Marrocos;

• Argélia;

• Tunísia;

• Líbia;

• Egito;

• Sudão.

África Negra ou África Subsaariana, formada por 47 países.

É banhada pelo Oceano Atlântico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. Limita-se ao sul com o Deserto do Saara.

Dois tipos climáticos são predominantes: mediterrâneo e desértico. É marcada pela presença de planaltos, e é onde se situa o Deserto do Saara. Ao noroeste se encontra a Cadeia do Atlas, conjunto de montanhas que se estende pelos territórios do Marrocos, Argélia e Tunísia.

Ainda nessa área, a vegetação varia de mediterrânea nas porções costeiras a desértica. É na África Setentrional, mais precisamente no Egito, onde se encontra o delta do Rio Nilo, maior do mundo.

• África Ocidental

A região da África Ocidental é formada por 16 países africanos e pela Ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico.

É banhada pelo Oceano Atlântico e, ao norte, limita-se pelo Deserto do Saara. Por conta disso, há ocorrência dos climas desértico e semiárido, transformando-se à medida que se caminha para as áreas mais ao sul, onde os climas passam do tropical ao equatorial no Golfo do Guiné. Paralelamente, a vegetação faz sua transição de desértica, estepes e savanas até florestas equatoriais. A região abriga o rio Níger, que deságua no Golfo do Guiné e é considerado o terceiro maior do continente.

• África Central

Região formada por nove países, dentre os quais República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade e Angola. O Chade tem a maior parte do seu território no Deserto do Saara, o que contribui para o predomínio dos climas árido e semiárido e vegetação desértica e de savana ao sul do país. Nas outras áreas, há ocorrência dos climas equatorial, tropical e semiárido na faixa litorânea da Angola.

Quanto à vegetação, observa-se a presença de florestas equatoriais e tropicais, com destaque para a floresta do Congo, e savanas. Corre, nessa região, o segundo maior rio da África, o Rio Congo.

• África Oriental

Maior região do continente, a África Oriental é formada por 18 países africanos, dentre eles Etiópia, Quênia, Madagascar, Somália e Tanzânia. As Ilhas Reunião também compõem a região, em um departamento da França. A Somalilândia é um Estado não

reconhecido internacionalmente e integra, igualmente, a África Oriental, sendo parte da Somália.

Fica na África Oriental a área conhecida como Chifre da África, no nordeste do continente. É uma região marcada por conflitos constantes e profunda crise humanitária.

Quanto às suas características fisiográficas, possui relevo acidentado, marcado pela presença do Vale do Rift e atividades vulcânicas. Banhada pelo Oceano Índico, o clima predominante é o tropical, sendo as savanas, florestas e estepes as formações vegetais observadas na região.

• África Meridional

A África Meridional é a menor das regiões do continente, sendo composta pelos seguintes países:

• África do Sul;

• Botsuana;

• Eswatini;

• Lesoto;

• Namíbia.

É banhada pelos oceanos Índico e Atlântico. Na costa deste, a leste, localiza-se o deserto da Namíbia, que se estende para o sul da Angola. Outro deserto se faz presente na região, o Kalahari, que domina boa parte da Namíbia, Botsuana e África do Sul.

• Em função das extensas áreas desérticas, os climas predominantes são árido e semiárido, com uma pequena mancha de clima mediterrâneo no extremo sul da África Meridional. A vegetação é de savana em sua maioria, com a ocorrência de vegetação mediterrânea onde o clima é propício.

• Na África Oriental se localiza o Vale do Rift, que se estende da Etiópia a Moçambique. Sua formação se deu a partir do processo de separação de placas tectônicas e, por essa razão, é caracterizado por profundos vales, onde se formam os Grandes Lagos, que incluem os lagos Vitória, Tanganica e Niassz. É caracterizado ainda pela presença de vulcões ativos, decorrentes da tectônica da região.

• O pico mais elevado da África, o Monte Kilimanjaro (5.895 metros de altitude), que compõe a paisagem geomorfológica do Rift, é resultado de atividades vulcânicas.

• Destacam-se ainda as planícies litorâneas, no norte e ao sul, onde o continente é banhado pelo Atlântico e Índico, bem como as áreas de depressão na África Meridional, onde se encontram o Deserto Kalahari e da Namíbia.

Atitude: Mudar nossa visão sobre a mãe África, origem da espécie humana a partir da evolução do negro (Veja em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/africa-2.htm - Depois, houve a diversidade étnica e grupal de mutações da cor da pele...), sobre a pressão que sofre em si e dos níveis de competição capitalista global.

Com a percepção de nossa origem e evolução, os humanos poderiam vencer preconceitos e racismos. Pois têm a mesma origem comum. A cor da pele é relevante, contudo é a nossa capacidade de dialogar e superar divisões e perseguições podem nos fazer diferentes como espécie marcada por emoção e compaixão. A razão é norteador e objetiva, mas se torna perigosa quando dominada por ideologias de discriminação de sexo, etnia, classe social... É fundamental o equilíbrio entre emoção e razão, vidas humanas importam sempre!

Os seres espaciais viram os escritos de Martin Luther King e Nelson Mandela, líderes negros sobre os negros nos Estados Unidos e na África do Sul. Viram o quanto a humanidade esteve dividida pela cor da pele.

Discurso de Martin Luther King (28/08/1G63) https://www.palmares.gov.br › sites

› download "Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade desta nação...”

chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.palmares.gov.br/site s/000/2/download/discursodemartinlutherking.pdf

'Uma nação arco-íris': O poderoso discurso de Nelson Mandela ao tomar posse na África do Sul, há 25 anos: "Chegou o momento de sarar as feridas", disse ele, diante de cerca de 150 mil pessoas. "Chegou o momento de construir".

https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/chegou-o- momento-de-construir-o-poderoso-discurso-de-nelson-mandela-ao- tomar-posse-na-africa-do-sul-ha-25-anos.html

“O primeiro a afirmar que os seres humanos tiveram origem na África foi Charles Darwin (1809 – 1822). Posteriormente, pesquisas apontam a presença de Homo sapiens (espécie humana) no continente africano há cerca de 100 mil anos atrás. Em 1924, Raymond Dart identificou uma nova espécie de hominídeo e o denominou Australopithecus africanus.

“Em 1974, um fóssil da espécie Australopithecus afarensis – denominada de Lucy – foi descoberto na Etiópia por Yvens Coppens. Lucy possuía crânio, mandíbulas, dentes e andava de forma ereta. Ela foi considerada a "Mãe da humanidade" por vários anos, porém foi descoberto que na verdade ela não se tratava de um ancestral direto, mas uma descendente distante.

“A atividade agrícola e o processo de domesticação dos animais começaram a ocorrer entre 5 mil e 10 mil anos, em áreas em que hoje é o deserto do Saara. O cultivo de arroz e inhame e o desenvolvimento da pecuária surgiram na parte meridional do continente há 2.000 anos a.C.

“A história da África informa que, durante a Idade do Bronze (1300-700 a.C. ) e Idade do Ferro (1200 anos a.C.), ocorreu o desenvolvimento das cidades e das atividades comerciais e marítimas.”

FONTE: https://www.maisbolsas.com.br/enem/historia/conheca-a-historia-da- africa

Enfrentam questões “socioeconômicas na África Subsaariana, a fome castiga grande parte dos habitantes, os índices de desnutrição são assustadores: República Democrática do Congo (76%), Somália (72%), Burundi (63%). A AIDS é outro fator agravante, aproximadamente 70% dos portadores mundiais do vírus HIV, são da África Subsaariana. Cerca de 1 em cada 3 adultos de Botsuana,

Lesoto, Suazilândia e Zimbábue está infectado. Até 2020, os países africanos mais atingidos podem ter a sua população reduzida em 25%, em virtude da doença.”

FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-duas- africas.htm

Os fotógrafos de guerra e pesquisadores diferentes apontam o sofrer dos africanos em guerras étnicas e civis, doenças coletivas e regionais, pobreza e miséria estruturais e históricas, destruição de aldeias e cidades por conflitos bélicos frequentes, instabilidade política, perseguições religiosas e aos líderes, fome e desnutrição pelas secas pela degradação do solo, das florestas, exigindo ações humanitárias contínuas..

Observa-se que as contradições entre causas e consequências se tornam terríveis quando se trata de questões da má distribuição de renda e, em oposição à desigualdade econômicas das populações. Percebemos que “A produção de petróleo e gás natural também é um dos destaques da economia do continente. As reservas petrolíferas da Líbia e da Nigéria figuram entre as maiores do mundo2, e seis países africanos integram a Organização dos Países Exploradores de Petróleo (Opep), dentre os quais a Angola e Nigéria (este país é o principal explorador de petróleo do continente).”

Arte e Artesanato: A África Subsaariana abrange a maior parte do continente africano, sua concentração populacional é bem maior, na qual predomina a população negra. A diversidade cultural nessa região é imensa, pois existem diferentes grupos étnicos com elementos culturais distintos (dialetos, danças, religiões etc.)

Arsenal e armamentos:

Conflitos históricos desde antiguidade, continuando na Idade Média, moderna e contemporânea estão na tensão entre o ocidente e o ocidente, rastros de preconceitos, herança de cruzadas, terrorismos, intolerâncias diversas, preços do barril do petróleo, fobias e perseguição do diferente, negação da alteridade como exótico e demoníaco, traumas de guerras, perdas de saúde mental, pernas e braços em explosões de bombas de guerras, morte ou assassinatos aos familiares e membros da religião e igrejas, desejo de vinganças entre grupos avolumando terrorismos e fanatismo homicidas e suicidas (caso de homens e mulheres-bombas), manutenção e aumento de campos de concentração e de refugiados vigiados, fugas pelo deserto, fuzilamento, enforcamentos e apedrejamentos... Grupos opostos se digladiam por compra e acesso às armas e arsenais bélicos de pais vendedores de recursos bélicos ocidentais e orientais (USA, Rússia, Reino Unido, França, Brasil, Alemanha, China etc.).

A África Subsaariana consiste na maior parcela do continente, reunindo 47 países. É uma região marcada, de um lado, pela diversidade cultural e religiosa e, por outro, pela condição de pobreza e profundos problemas socioeconômicos.

Aflições: Os seres espaciais, depois dessas narrativas e dados, ficaram perplexos. O medo do outro e a negação da cor da pele motivou conflitos intra e extraétnicos. O mundo africano sofreu demais e tornou a reviver a contradição terrível de racismos e descuidos da humanidade. E não souberam ouvir seus líderes e acirraram combates e fizeram da África o campo de batalha até consequências terríveis desde o passado, o presente e o fim de esperanças e vidas.

Os dados serão avaliados com mais cuidados e prudência pela frota estrelar e o Conselho das Galáxias para futuros comunicados entre as comunidades espaciais para vencerem divisões internas e a luta de poder.

A derrocada do Planeta Azul só está sendo descortinada aos poucos, exigirão dos seres espaciais novas investigações, novas viagens e competências para avaliar o fim da espécie humana: o fim da vida humana no Planeta Azul.

Recolham-se robôs, rastreadores, mapeamentos, radares ativados para as naves-matrizes. Voos em 30 minutos, rumo ao Conversível Solar Interplanetário (ao redor deste Planeta Azul) ao retorno ao nosso Planeta Miranda.

Atenção equipes, contagem regressiva, verificação de diário de bordo, arquivos recolhidos com urgência para partida, segurança de todos e conferir membro a membro. Ninguém fique para trás! Dê sinal verde para os 20 minutos. Em 10 minutos, propulsores e guias de pilotagem rumo ao espaço sideral e conexão com o Conversível Solar Interplanetário. Começa a contagem, agora!

Comando dos voos em atenção e unidade de procedimentos comuns.

Comando da missão Nave-Matriz.

REFERÊNCIAS

Discurso de Martin Luther King (28/08/1G63) https://www.palmares.gov.br › sites

› download "Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade desta nação...”

chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.palmares.gov.br/site s/000/2/download/discursodemartinlutherking.pdf

'Uma nação arco-íris': O poderoso discurso de Nelson Mandela ao tomar posse na África do Sul, há 25 anos: "Chegou o momento de sarar as feridas", disse ele, diante de cerca de 150 mil pessoas. "Chegou o momento de construir".

https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/chegou-o- momento-de-construir-o-poderoso-discurso-de-nelson-mandela-ao- tomar-posse-na-africa-do-sul-ha-25-anos.html

DUAS ÁFRICAS: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as- duas-africas.htm

GEOFRAFIA DA ÁFRICA: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/africa-2.htm

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 26/05/2024
Código do texto: T8071864
Classificação de conteúdo: seguro