50 anos depois...

Introdução:

Sugiro que leia com o cuidado de entender que se trata de obra de ficção, no entanto, preservou-se alguns nomes e instituições para não perder a performance literária.

50 ANOS DEPOIS...

Capítulo 1

"O reacordar"

Huuuuuauuuu...!

-Como estou cheio de pó? incrível, tudo está horrivelmente sujo, a casa está um caos, mas o que aconteceu afinal. Com estou deitado no chão, só o lugar onde estava deitado não tem pó de resto não dá para reconhecer nada, é só pó por todo o lado.

Claurence, meu nome, estou estupefacto, acordei como de uma soneca se tratasse, mas, estou em choque.

A única coisa que me recordo é de ter ido buscar uma encomenda Fedex, pegou uma revista lá fora, sua rotina sagrada, e de ler uma notícia estrondosa.

O mundo tinha sido atacado por uma bactéria resistente e os países iriam fazer quarentena e fechar as fronteiras, assim como no covid,

Olhei para todo os lados e não reconheço o estado da casa, as cortinas estão caídas e rasgadas, algumas portas esta rachadas e fora dos gonzos, como estivessem algum tempo dentro de água. A única coisa que está contextualizada é sua revista que por sinal está bem amarelecida e encarquilhada de velhice.

-Onde estão todos? Grito ao me aperceber do silencio fantasmagórico e sepulcral que me rodeava.

Nada, silêncio absoluto. Às vezes, o silêncio pode ser ensurdecedor, outras absolutamente relaxante. Na verdade, todo mundo precisa refletir, de se voltar para dentro, de meditar. O silêncio, podendo não ser a solução, ajuda no percurso até a encontrar nada. Apenas nada ao seu redor.

Vou na direção da porta de entrada dar uma espreitadela á rua, e não creio no que vejo, o jornal tem a a incrível data de 50 anos atrás. Mas eu acabava de ler o editorial. Não há dúvidas, meu Rolex Paul Newman Daytona, me informa que estou em 2076, mas o meu jornal era de 2026, como pode ser, minhas dúvidas e temores me atormentam resolvi sair para rua.

Só pó e nada se movia, um silêncio aterrador, o incrível espectro de nada se mover. Olhei bem para o passeio e me sobreveio um calafrio pela coluna acima, ossos, montes de ossos por todo o lado.

Afinal não são ossos, são esqueletos, isso, esqueletos. Os ossos estão perfeitamente alinhados nas suas ligações, mas soltos como se de algo tipo um jogo se tratasse. Os esqueletos estão arrumadinhos uns na posição sentada outros simplesmente jogado uns em cima de outros com se algo instantaneamente os fustigasse.

Imagem surreal diante de meus olhos, o mundo todo parou, não existia ali mais vida, me assusta, aí recordo os seus últimos momentos de lucides do que poderia ter acontecido, estava em casa, com meu jornal, e lembro de ter ouvido um rugido de um trovão e seguido de um agudíssimo zumbido, e é só.

Ali estava eu numa cidade-fantasma, Baltimore está totalmente em ruinas sem vida, a vegetação crescera desmesuradamente, as estradas fissuraram e até arvores cresceram nas brechas entre o tapete de alcatrão. Não havia o menor ruido ou zumbido da natureza, se tomarmos atenção mesmo no campo sem ruido algum, sempre há o som das cigarras dos besouros dos ratos das doninhas fuçando o solo para abrir suas cavernas, esses sons normalmente não se ouvem, mas, se estivermos num ambiente estéril de ruido conseguimos ouvir sons espetaculares do mundo no silencio da noite.

Já corri 10 quarteirões e só vejo esqueletos, ressequidos sem vida ou tecido muscular, é um mundo bizarro, na verdade não é um mundo, foi um mundo, nem moscas ou mosquitos, tudo estéril, começo a entrar em pânico, onde está a água?? começo a ter imensa sede, e fome, afinal passei não sei quanto tempo hibernado, ou num estado vegetativo que não compreendo.

É noite, há já muito tempo, não tenho a noção do tempo, apenas reajo e ando por instinto, as minhas recordações me assaltam e recalcam os meus sentidos de sobrevivência. Dormi, ou melhor estava tao exausto que literalmente desfaleci, talvez desmaiasse, minhas energias se foram e apenas cai para o lado, quando reabri os olhos sol estava alto e me escaldava a pele. Procurei uma sombra, entrei num edifício imponente, tudo que era metálico vaporizou, apodreceu ou sei lá, não tinha forma física. Era como uma explosão repentina tivesse consumido as moléculas metálicas, o sol me fez muito mal, deveria ser meio-dia pela amplitude solar, não sei o que aconteceu, mas o sol é extramente quente, o clima é abafado, não corre ar nem a mais pequena brisa. O edifício onde me refúgio tem montes de pó e ervas que nasceram em todos os recantos, para não variar há esqueletos por todo o lado, melhor, reparo que num canto de um grande salão estão dezenas de ossadas, foi ali que se tentaram proteger do cataclismo que os surpreendeu, não sei o que levou a esta catástrofe surreal.

Capítulo 2

"Procura de alimentos"

Dormi, muito ou pouco não sei? Quando acordo estou gelado e com muita, mas muita fome, e sede, meu corpo estava extremamente exausto, escrevo relativo ao passado pois são memórias de uma terrível experiência, hoje recordo a dor e agonia que senti. Como estou e como cheguei até hoje, vou descrever na narrativa, perderia a ênfase e peculiaridade dos pormenores desta vicissitude se vos desse já a conhecer o aconteceu nos dez anos precedentes. Afinal eu conhecia bem aquele edifício, fora eu um dos arquitetos do seu projeto, minha carreira profissional fora um dos CEO de um conjunto de grandes empreendimentos que visavam uma futurista linha de vida autossustentável, muitas coisas que eu e meus colegas da área de suprimentos e sobrevivência desenvolvemos eram na verdade icónicas para a época. Desenvolvemos em parceria com uma equipe de nutrição de Cuba, uma proteína derivada de enzimas provenientes do caule do cacaueiro, na verdade não tivemos tempo de fazer os testes conclusivos, tudo ficou na teoria em termos de confirmação de ser proveitosa e patenteada para consumo humano. Assim, sabíamos ser autoimune e altamente calórica na reposição de fibras musculares o que na prática iria resolver um grande problema, na época, o sobre povoamento e a escassez de alimentos de origem animal ou processados industriais.

Desci sabia exatamente o local que eu tinha projetado para o seu armazenamento, a subchave, ao lado dos " búnqueres" antinuclear do empreendimento. Cheguei e para meu espanto as portas estavam vandalizadas, todo o stock sumiu, fiquei sem energia para mais, era a minha última esperança, afinal há três dias que não ingeria qualquer alimento.

Encostei á parede e desfaleci, minha tensão caiu a pique e perdi os sentidos, não sei quando tempo ali fiquei, agora o tempo não tinha relatividade, um minuto era igual a um dia ou mais, portanto, creio, que estive muito tempo inanimado pois quando recobrei os sentidos senti minha barba mais crescida, coisa estranha que não aconteceu no período que supostamente estive 50 anos adormecido, pela referência do meu jornal e do meu Daytona, o que dependo é que o meu metabolismo está a funcionar em pleno, porquê, porquê?? Tantas perguntas sem respostas, mas o que me preocupa agora é como sobrevirei, é lógico, para minha sorte e sobrevivência vejo uma caixa de latas do suplemento que referi, alguém que pegou todas as caixas deixou uma caída num canto, para minha sorte, julgando estar danificada.

Abro uma e devorei o seu conteúdo sofregamente, era o que necessitava sem dúvida, minhas forças aos poucos reanimaram. Agora precisava de água, as torneiras estavam deterioradas as poucas que pareciam funcionais não deitavam uma gota sequer, era como tudo que tinha vida se extinguisse. A minha última esperança eram os tubos de ancoramento do heliporto no último andar no terraço, me lembro de depósitos de água permanente para arrefecimento de sistemas de navegação e proteção em caso de incendio.

Bingo, como os depósitos são feitos de fibra de carbono os detritos de corrosão que afetaram tudo que era metal aqui não afetou, tenho água que chegue, se racionar, para uma grande temporada.

Mas afinal o que aconteceu com a humanidade?? o mundo simplesmente colapsou, tento agora, com mais clareza, discernir este colapso da civilização, é óbvio que tudo que se movia está petrificado de corrosão, terei de me deslocar a pé, o que será muito penoso. Desço o edifício, dez andares, e chego á rua viro para norte, se minha memória não falha terei que procurar o aquartelamento de fuzileiros no subúrbio da cidade, apenas para procurar respostas para este drama traumático, será que o vou desvendar.

O fim de duas horas a caminhar penosamente, pois o oxigénio é rarefeito, enfim chego, os portões já não existem, eram de metal, o edifício principal está em muito bom estado, resultado dos bons materiais e da boa construção do mesmo.

Vou diretamente para a Hala de ciência e desenvolvimento, o laboratório, tenho que improvisar a entrada subo umas paletes para aceder a uma janela que está aberta, lá dentro, com era de esperar tudo está intato, os sistemas de suporte de vida estão ativos, tem uma fonte de energia derivado de uranio enriquecido, última invenção a que assisti no programa de defesa nacional.

Como todo o laboratório fora construído com materiais de topo, este se mantem intato, por todo o lado proliferam cadáveres, é o horror materializado, já me acostumei, por todos os sítios que vagueei é comum haver cadáveres, só ossadas como já expliquei.

Encontro as chaves dos silos de armamento, as baterias ainda fornecem carga para abrir e monitorizar os sistemas de ozonização por iões magnéticos, estes sistemas foram as últimas barreiras de ataque. Como é de esperar a tecnologia de 2026 está obsoleta, mas funcional, ali Claurence encontra o último reduto da existência humana, energia em abundância, água cristalizada e reduzida, uma técnica desenvolvida então pela SpaceX para conseguir armazenar 1000 litros de água em apenas um bolso, encontra depósitos de água equivalente a 10 barragens Hoover Dam, mas comida nada, estará algures, continua a procura.

Capítulo 3

" As reservas militares"

O edifício está intacto ao contrário de todas as infraestruturas adjacentes, fora construído como referi com materiais de ponta, magnésio titânio carbono etc., irá ali permanecer enquanto não descobrir o que acontecera ao resto da humanidade.

-Preciso de me alimentar- suas capacidades de raciocínio estão a atingir o limite de bloqueio, bebera água suficiente mas precisa de energia, sente-se cansado.- Ora...,-vai falando consigo como um monólogo ensaiado- Quando fiz o mestrado por curiosidade e por acaso vi os planos deste projeto, e os engenheiros da época estavam em colaboração com a NASA a analisar os efeitos de desidratar com iões de energia subatómica as fibras e proteínas sintéticas. , Entretanto, á época , desenvolvida por empresas na Holanda, e , segundo o projeto seria nas caves fora da luz e longe dos raios gama que eram emitidos pela síntese do sol e da humidade. Para diminuir a energia para o efeito teriam que construir silos a 150 metros de profundidade, e foi para lá que se dirigiu. O edifício parecia uma mini cidade, só que sem pessoas, sem ruído de fundo, localiza os elevadores de profundidade.

O quadro de identificação de níveis indica que, como Claurence raciocinou, o silo de alimentos se encontra no piso -135,

chega ao fim de 9 minutos a descer, e encontra o paraíso, há ali alimentos armazenados segundo a técnica de redução, para um milhão de pessoas durante 1000 anos. Depois de se alimentar sua prioridade é analisar os registos de vida dos então cinquenta anos. sobe para o último piso, junto às pistas de aterrizagem de helicópteros, para seu espanto encontra dois protótipos fabricados com metais não corrosíveis, depois de analisar os registos de atividade dos últimos minutos da base de fuzileiros em Colorado Springs, Military Air Force Academy, fica curioso em analisar, são 2000 kms , esta aeronave tem autonomia de 8000 kms , última tecnologia de motores desenvolvidos pela indústria da Tesla.

O problema é que Claurence apenas frequentou um curso rápido de pilotagem, não passara dos simuladores e era para aeronaves de sustentação, pequenos aviões. Recorre aos simuladores e consegue uma razoável performance de pilotagem neste modelo de heli, faz um plano de voo, passaram 5 dias desde que ali chegou, está novamente em forma recuperou 15 kilos, de massa muscular, abastece a aeronave de viveres para um mês e parte.

Ao fim de 3 horas de voo chega á base aérea, ele não acredita no que vê, ao sobrevoar o Rio Patapsco, ou melhor o que deveria ser rio pois mais não é que uma sinuosa cratera deformada na planície que envolve Baltimore até Washington, D.C. no leste do país deveria ver a margem margem norte do Rio Potomac., que também não tem água , está tudo seco e estéril , só escombros e cadáveres, melhor ossadas, aos milhares. Fica atónito, como pode acontecer tal cataclismo. Consegue aterrissar o seu Heli, já se sente confortável em o pilotar, do ar, antes de descer vislumbrou os silos de misseis que antigamente, segundo se lembra, estavam tapados e camuflados, são dezenas e dezenas de tubos que entram pelo solo, silos de misseis Trident intercontinentais. Mas para onde foram disparados ?? se atingissem qualquer ponto do planeta seria óbvio uma total destruição de uma vasta zona do planeta, mas isso não acontecera pois analisou os registos via satélite no edifício, por incrível tudo está registado nos discos do sistema informático.

Como não tem pressa e tem mantimentos suficientes para uma grande estadia acaba por aprofundar a leitura de registos vídeo e áudio, ao fim de dois dias consegue por fim aceder às imagens, fica estufa-to com o que vê, os sistemas de de defesa foram todos acionados em simultâneo, e o que mais o espanta foi o fato de todos os sistemas antimíssil de todos os países com capacidade nuclear terem sido acionados no mesmo instante. Algo poderoso e gigantesco estava a se aproximar da Terra, segundo as leituras de incorporação de interligação da IA dos países que até então dispares e arqui-inimigos, segundo o que analisa descobre que a Rússia , ao que se pensava na sua época de vida, afinal eles têm um arsenal de ogivas fenomenal, foram centenas de misseis que foram ativados no mesmo segundo, Reino Unido, China, França, Índia, Israel, Coreia do Norte, Paquistão, Rússia e Irão todos em uníssono reponderam a esta ameaça.

Ele teve que aprofundar os seus conhecimentos de leitura, A Magnetometria baseia-se no estudo das variações locais do campo magnético terrestre, derivadas da existência, na subsuperfície, de rochas contendo minerais com forte suscetibilidade magnética, tais como a magnetita, ilmenita e pirrotita.

Tanto na Gravimetria como a Magnetometria, os campos físicos estão presentes; com isso, não é necessário que as rochas em subsuperfície sejam excitadas para que se obtenha uma medida do campo físico. Estes métodos obedecem à Teoria do Potencial e guardam várias semelhanças entre si. São referenciadas como Métodos Potenciais. Assim Clarence, após uma análise profunda dos sistemas referenciados ele consegue aceder aos registos deste apocalíptico acontecimento. O que vê nos écrans leva a compreendê-los. Toda a raça humana fora extinta com o bombardear de neutrões vindos de um gigante que viajava contra o planeta terra, um estrondoso e terrivelmente grande asteroide, a única viabilidade de o destruir era o seu bombardeamento com misseis nucleares quando este se aproximasse a uma distância considerada segura. O grande meteoro em si não era perigoso se mantivesse a sua estrutura física, mas a sua rota de colisão levou a esta decisão unanime de o destruir, isso foi conseguido com êxito como ele claramente, só que teve um alto preço para o planeta.

Capítulo 4

" Como escapou á explosão?"

Realmente foi conseguida a decisão de destruir o asteroide , ele realmente se desintegrou mas a sua poeira foi absorvida pela gravidade da terra que por momentos sofreu uma vaga de vácuo negativo no momento das sistemáticas em sequência de micro segundos das explosões atómicas, esse efeito de vazio de pressão barométrica fez com que as megatoneladas de poeira radioativa cobrisse totalmente o planeta, essa poeira tinha reação penetrante artificialmente a partir de um feixe de elétrones em um metal (geralmente o tungstênio), que libera energia em forma de raios X. Esse tipo de radiação possui um grande potencial de penetração. Os usos do raio X tinham sido de grande importância no século XIX e XX na medicina evasiva de células cancerígenas. Eles são absorvidos pelos ossos enquanto passam facilmente pelos tecidos.

E pronto, ao fim de horas e horas a decifrar os registos acabou por compreender o sucedido, os raios gama dessa explosão não só destruiu toda a matéria subatómica dos tecidos musculares como vaporizou todos os átomos dos metais ferrosos, e o mais catastrófico é que algo na extrato esfera fez com que toda a água do planeta vaporizasse, que ainda não entendeu, mas não se acha com condições catedráticas para se aprofundar sobre o assunto, apenas constatou que os grandes sistemas de analogia dos sensores térmicos e químicos do centro espacial, registaram a entrada espontânea de gases nunca até então conhecidos ou referenciados pelos cientistas á época.

Resta-lhe uma grande questão para a qual não encontrou resposta, porque só ele sobreviveu??

Claurence segue agora os registos do pós holocausto, após a terrível explosão a 5000 km de distância da terra, como ele constata, o vento radioativo envolveu todo o planeta e em minutos toda a vida se extingue, não fora a radioatividade do plutónio vaporizado, esse, se fosse o caso, incinera todos na face de latitude exposta diretamente para o firmamento onde teve o impacto mas os restantes habitantes iriam apenas contrair o efeito de exposição com o resultado aproximado , só que em muito maior escala, do que aconteceu em Hiroxima, mas tal não foi o caso, os gazes altamente tóxicos e destruidores de moléculas que envolveram toda terra instantaneamente, faz colapsar todas as células vivas.

Mas eu??? pensou seriamente Claurence, porque fora poupado? essa era agora a sua grande questão.

Depois de dormir uma grande noite tomou um bom banho de toalhetes hidratantes, pois a água sumiu, tudo é estéril e seco como já foi referido, alimentou-se e se recostou a refletir em tudo o que lhe acontecera. É surreal, começou por fazer uma exaustiva retrospetiva dos seus últimos dias antes do colapso.

Estava a trabalhar num projeto, juntamente com mais quatro engenheiros de biotecnologia genética de radiação gama, é uma radiação ionizante eletromagnética que consegue se propagar em quase todos os meios e penetrar nas partes mais profundas da matéria. Os efeitos da radiação gama no corpo humano dependem do local, intensidade e duração da exposição à radiação gama. Ela é considerada uma radiação ionizante, já que consegue excitar e ionizar os átomos e moléculas, fazendo com que os elétrones sejam ejetados. Além disso, ela também é uma radiação eletromagnética, já que os raios gama não possuem massa nem carga elétrica, assim não são desviados pelos campos eletromagnéticos.

Bom , isto foi o que ele se recorda de aprofundar em síntese no estudo em curso que estavam a trabalhar, só ele não sabia ,pois era a área de um seu colega de projeto, quem estava a financiar tudo aquilo, só se recorda que á data, 50 anos antes, tinham recursos financeiros sem limite, já tinham gasto milhões de dólares em aprofundar até onde se poderia ionizar as células sem as molestar, e os resultado , até então conseguidos eram tão promissores que tinham em mente, caso conseguissem que os laboratórios que dominavam a área de genoma humano lhes autorizassem a utilizar as radiofrequências destes raios ionizantes em células humanas.

Capítulo 5

" A viagem até á NASA"

Apenas um registo está em seu consciente, tinham encomendado a uma empresa chinesa, então na vanguarda da tecnologia de césio-137, um isótopo radioativo do elemento césio derivado de reações de fissão nuclear de elementos pesados, como o urânio-235. O césio-137 sofre decaimento radioativo para o bário-137, emitindo partículas beta e raios gama. Os raios gama emitidos pelo césio-137 são de alta energia e possuem alto poder de penetração, por isso são nocivos aos seres vivos, pois podem afetar a estrutura das células. Eles tinham conseguido um acordo bilateral para desenvolver esta gama de ondas e se recorda de essa empresa lhes ter enviado uma panelópia de emissores de rádio césio -137 que estravam a montar dentro do seu laboratório privado em sua casa.

No momento de teste dos sistemas de energia, ele estava a analisar os chipes que tinha recebido pela Fedex , achou que deveria inverter os iões de bário e fora ele mesmo dentro da câmara ionizante fazer a troca, assim, ele fora o único que estava fora do alcance das ondas gama emitidas pela explosão dessas centenas de misseis no extrato esfera e que acontecera no preciso momento de ligar a chave da energia.

Bingo...pensou, se eu fui protegido dentro da célula que estávamos a montar, o mesmo poderá ter acontecido na empresa que monitorizava as experiências e que garante que o processo não deixa resíduos no produto final.

De forma didática, os raios-gama são da mesma “família” do conhecido raio-x, no entanto, têm ondas com maior grau de penetrabilidade (ultrapassam papel, alumínio e chumbo).

Decide, após longa e exaustiva pesquisa de dados, fazer uma viagem á China, ele se lembra do local exato dessa empresa, EB Engenharia, Marcelo Giannetto, idealizador do projeto e proprietário da máquina que usa de tecnologia nuclear (emissão de raios-gama).

Claurence faz o plano de voo até Taiwan, onde se encontra outra base igual á de Kennedy Space Center, na flórida, ali ele sabe que terá combustível para o regresso, se assim entender ser interessante, pois todo o mundo está destruído sem forma de vida.

Assim ele envereda por sua épica viagem a solo naquele helicóptero potentíssimo que a NASA desenvolveu, descola e ruma um pouco a norte , sobrevoa Vancouver , no Canadá e daí sobrevoando o Indico direto a Taiwan, é um voo de de 4,923 milhas (7,922 km)o que o aterroriza é que não vê mar algum, a água pura e simplesmente , ã semelhança do que constatou no que deveria ser rios nos EUA, sumiu toda apenas vê o leito do mar, tudo extramente seco. Pelo fuso horário o voo ganha tempo em relação á rotação da terra e ao passar do dia para a noite , o que é rápido , pois está a voar á velocidade de 1600 km por hora, no céu estrelado acaba por aparecer uma maravilhosa Lua.

O que Claurence estranha é que a Lua está enorme, ela parece estar e 3 ou 4 vezes mais perto tal não é o seu tamanho a olho nu.

Ao fim de 5 horas aterra em Taiwan , e com tinha previsto toda a área envolvente da base de Fuzileiros está vaporizada, os cadáveres são aos milhares, essa a realidade de todo o planeta. Mas o edifício mãe está intato, tem a chave mestra para entrar na porta principal pois está selada como a de Flórida, abra a porta de entrada de aeronaves para o subsolo e chega ao terminal de combustível, vai buscar o Heli e abastece tem agora autonomia para mais 8000 km, sai sela todo o edifício e parte rumo Ningbo, na China. A empresa Fundada em 2015 e pertencente ao Grupo Serpa- China, a companhia tem escritórios em Shangai foi esta que desenvolveu a tecnologia de átomos gama que Claurence estava a trabalhar. Mais uma hora e aterriza no Heliporto da empresa.

Capítulo 6

" A Antimatéria e a Realidade da Telecinese."

Como previa encontra vários edifícios intactos, foram construídos com base nos materiais que a NASA desenvolveu, aí constata que os cientistas chineses tinham toda a tecnologia para clonar qualquer ideia ou projeto que fosse desenvolvido nos países ocidentais. Só não compreende como cientistas credenciados e de renome mundial deixaram de promover seus conhecimentos em laboratórios nos EUA e enveredaram por se vincularem com a indústria genética da China, os efeitos colaterais da ionização era. á data bem conhecida a nível mundial, inclusive, os tratados antinuclear estavam estrategicamente definidos pelas nações e imperiosamente restringido e controlado pelos países da NATO e supervisionado pela ONU, quimicamente falando, seria assim: as partículas radioativas têm alta energia cinética, ou seja, se movimentam rapidamente. Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas com iões podem remover elétrones, portanto, a ionização enfraquece as ligações. Com tudo isto Claurence tenta recapitular e recordar quais seriam as prioridades de vida 50 anos atrás.

Pelo que encontra nos painéis de estudo e registos no discos rígidos que conseguiram em tantos anos de inatividade manterem toda a informação límpida e acessível, muita energia e meios foram empregues em monitorizar e devolver sistemas secundários de vida. Encontra registos de estudos e ensaios de transmutar, deformar e reformar a matéria e todos os seus níveis. É um subpoder da Manipulação da Física, Manipulação da Realidade e Telecinese. Oposta à Manipulação de Antimatéria e Manipulação Imaterial. Com tudo isto chega á conclusão que estes reativaram e colocaram em atividade os ensaios então conhecidos apenas em teoria, tem agora a certeza de que em algures no planeta existe uma reserva de energia e uma cúpula de produção de vida, vegetal e e carbónica, assim todos os sistemas de vida se deveriam direcionar para um equilíbrio da alestasse é uma regulação disfuncional que ocorre quando o corpo é exposto a situações artificiais ou fisiopatológicas. Essas situações criam uma carga alostérica, que representa a energia metabólica gerada para regular determinado desequilíbrio.

Contudo, a carga alostérica precisa ser adequada para que os mecanismos trabalhem e mantenham a homeostase corretamente.

Só tem que procurar e rastrear onde poderia ter sido construído tal ilha, ou cúpula, também abordou possibilidade e a importância da cooperação internacional na área de inteligência artificial. Os líderes da indústria e autoridades governamentais discutiram a necessidade de compartilhar conhecimentos e estabelecer parcerias globais para abordar questões éticas e de segurança no desenvolvimento e uso da IA.

A competição global, especialmente com a China, foi um dos temas centrais dos registos destes acordos bilaterais. Os Estados Unidos buscaram garantir a liderança no campo da IA e evitar que outras nações adotem práticas pouco éticas ou prejudiciais à privacidade e segurança dos usuários. O governo Biden enfatizava que seria crucial manter um equilíbrio entre avanços tecnológicos e proteção dos direitos humanos.

Mas isto eram, ao que se recorda, as prioridades de então, sabe de antemão que, seguindo o raciocínio da pesquisa de suporte de vida que exaustivamente era feito na sua época, os cientistas de então teriam conseguido uma estratégia de prolongar a vida em caso de algum cataclismo nuclear.

- Só tenho que entender e procurar, tempo não me falta, enfatiza e fala para consigo mesmo. Afinal Claurence praticamente não verbaliza ou utiliza as suas cordas vocais há mais de 50 anos, É-lhe estranho falar, sabe que está só, num mundo que quando ele se lembra de estar interativo, tinha cerca 8,5 bilhões de pessoas e que as projeções, segundo a ONU e transcrito no relatório World Population Prospects 2022 apontava que a Índia deveria superar a China como o país mais populoso do mundo em 2026. A estimativa é de que a população atingisse um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permaneceria neste nível até 2100.

Capítulo 7

" 50 anos atrás, 2026"

- Por favor, me indique os valores de radioatividade das moléculas florescentes que procuramos desenvolver, indaga Claurence a seu assistente e formando, George, engenheiro formado em energia molecular. A fluorescência é um fenômeno físico o qual uma molécula emite luz quantiada como resultado da excitação dos seus elétrones a um estado de maior energia. Determinadas moléculas podem absorver luz de um comprimento de onda específico para depois emiti-la a um comprimento de onda diferente, e que é geralmente maior. Estas moléculas são chamadas de fluoro cromos. Eles sabem que seus parceiros, a Evrogen e a EB Engenharia na China, têm o vetor de células de mamíferos que expressa a proteína.

- TurboFP635, que floresce no vermelho extremo (comprimento de onda de excitação=588 nm, emissão=635 nm), reponde George segundo a sua pesquisa. - O vetor permite tanto a expressão de proteínas de fusão ligadas à extremidade do terminal N da proteína TurboFP635, como da proteína fluorescente apenas.

As suas pesquisas estão sintetizadas em morfologia análoga que, seguindo os critérios de DARVIN, tudo se resumiria a átomos livres e radiais, que circulariam pelo organismo sem qualquer anomalia seguindo uma chave de génese formada no ADN dos pacientes que tivessem tendência a desenvolver câncer.

O seu estudo e apresentação de tese na sua licenciatura e mestrado em Harvard, sua nota, em condutividade reativa, foi tão alta que ultrapassara as escalas de avaliação.

" Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e em parceria de doutoramento com Harvard, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina e Molecular Atómico em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a perceção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na perceção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção".

No caso de Claurence beneficiou deste critério de avaliação de 2001 e ao apresentar a sua tese de doutoramento em 2024, ele consegue ser reconhecido pela Evrogen e a EB Engenharia, sendo que estas lhe entregam um fundo para análise e aprofundamento e desenvolvimento das suas teorias de cerca de 50 milhões de Dólares, e a possibilidade de eles lhe construírem um laboratório independente na sua propriedade, herdada recentemente de um testamento de um seu tio abastado que sempre apostara na formação académica de Claurence seu sobrinho, que este aproveita ao máximo sabendo que com a possibilidade de contratar um corpo de engenheiros moleculares , que serão a sua equipa de pesquisa nesta matéria.

Capítulo 8

"As férias da família na ilha Eniwetok"

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx) tem a missão de congregar profissionais das áreas de física (incluindo a biofísica), química (incluindo a bioquímica), biologia, imunologia, medicina, odontologia e matemática, em torno de problemas que requeiram um enfoque multidisciplinar. O INCT-FCx possui atividades de pesquisa, ensino e extensão. As atividades de pesquisa se destinam à geração de conhecimentos na fronteira das áreas do projeto, mantendo a característica multidisciplinar da abordagem. No setor de ensino, o Instituto realiza Escolas periódicas e fomenta a criação de disciplinas de graduação e pós-graduação em instituições de ensino e pesquisa. Na extensão, o Instituto atua junto ao ensino médio, e em parceria com Harvard, ministrando cursos de atualização para professores, na área da estrutura da matéria, novos materiais (cristais líquidos, ferro fluidos), água e fluidos biológicos. Elegeram três grandes famílias de fluidos complexos como objeto de estudo, seguindo as normativas desenvolvidas por Claurence devido às suas características fundamentais que permitem uma integração de diferentes especialidades em sua abordagem, as principais faculdades de ciência adotam os princípios de estudo formatados pelo agora, catedrático Dr, Claurence,: os cristais líquidos, os coloides magnéticos, e os fluidos de interesse biológico (em particular as lipoproteínas). Nesta família em particular, focalizavam os lipídios e proteínas, incluindo suas interações, estruturas e funções.

Tendo sido um grande avanço no estudo e aprofundamento desta matéria, Claurence deixa seu assistente George dirigir os trabalhos no laboratório e decide gozar, com sua família, Matilde e seus dois filhos, Matteo e Georgina, um período de férias, bem merecido após tanto tempo dedicado á investigação, e que a sua estrutura familiar se recente, tendo sido semanas interruptas de trabalho que só aos fins de semana, e nem todos, ele convive com seus filhos.

- Querido por favor, bem poderíamos visitar alguns parentes no campo, seria bom para os meninos. indagou Matilde, em vez de viajarmos para uma ilha no pacifico.

- Pensei nisso seriamente, mas sem tu saberes fizemos um complô, eu e os pequenos, vivemos uma aventura por um mês numa ilha paradisíaca onde eles poderiam aprender a surfar e tu colheres amostras de vida nas folhas da biodiversidade da flora nestas ilhas. Sei que tanto amas analisar a natureza e seus complexos morfológicos.

-Pois, pois, e tu ficarás de barriga ao sol olhando o horizonte, já te conheço, não dás ponto sem nó. Diz-me lá o que te encantou em Eniwetok, locais onde se registaram combates sangrentos que resultaram em milhares de mortos na segunda grande guerra?

- Tens rasão, já me conheces bem, na verdade sempre me apliquei tanto na formação académica que declinei o lazer e a aventura, quero pesquisar a nossa história e estas férias seriam um refrigério para a mente e o físico, quero se tiver tempo e não penalizar os nossos programas em família, pesquisar um pouco a morfologia dos restos de nossos combates contra o Japoneses.

Matteo aprendeu a surfar numa escola local assim como Georgina, e como já tem 14 anos pede a seu pai, com consentimento já concedido de sua mãe, para fazer um curso de iniciação a parapente. Claurence sabe que estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento tanto físico como psíquico nesta idade, e lá acabam por ser as mais bem-sucedidas e aproveitadas férias de há já alguns anos.

Capítulo 9

"O colapso do sistema financeiro"

De volta ao seu quotidiano, Matilde leciona numa universidade local a disciplina de biodiversidade da flora e vegetais, Matteo e Georgina acabam por ter muitos assuntos para partilhar com seus amigos sobre o que fizeram nestas férias e já pensam no próximo ano pedirem a seus pais para repetirem a mesma aventura, até porque Matteo ficou fascinado com o desporto de parapente.

Claurence lá se enclausura mais uns meses no seu laboratório, os estudos de analogia desenvolvido por George e a sua equipa, precisa de novos equipamentos, chegam a conclusão de que o gerador de ondas, A que usa blindagem pode ser de 30 ou 50 mm de chumbo, acabamento interno em PVC rígido, com visor plumbífero (vidro plumbífero/vidro de chumbo) com regulagem de altura e removível (opcional). O chumbo é o eletrolítico de grau A, (99,985 % de pureza) conforme norma ASTMB-29 DIN1719. Densidade: 11,35 g/cm³. Com certificado de ensaio feito em laboratório com metodologia de espectrofotometria de absorção atômica e espectroscopia de emissão de plasma, onde são analisados vários elementos, entre eles a percentagem de pureza do chumbo (99,985%) para garantir as blindagens.

Todo este equipamento está ma um passo de ser obsoleto, chegam á conclusão que precisam de uma placa de emissão de ondas que é fabricada na China pela EB Engenharia, decidem cancelar os estudos termográficos em curso, na espectativa que a aplicação em paralelo desta placa, consiga ampliar o comprimento de onda nuclear que precisam para ter o resultado expectante na fusão nuclear de moléculas radiativas no corpo humano.

O fim de muitas e exaustivas reuniões por videoconferência lá conseguiram as autorizações necessárias para a importação deste tipo de material altamente confidencial e perigoso, assim como bem protegido contra uso indevido ou fraudulento.

A energia nuclear ou energia atômica é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos químicos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos por meio de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência massa-energia, proposto por Albert Einstein, segundo a qual durante reação nuclear ocorre transformação de massa em energia. Claro que Claurence não está a montar um reator nuclear, mas certos componentes, que é o caso deste gerador que necessitam, tem uso frequente e só, até a data, para uso de fusão de núcleos atómicos e subatómicos.

Como o mundo está se transformando um barril de pólvora, após o fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o mundo empresarial e financeiro está em alta, tal não são a solicitações e necessidades de reconstrução de cidades arrasadas no conflito.

Mas as farpas e adversidades matem-se, ou melhor senão pior, agudizam-se as relações entre o ocidente e o oriente, a China está com franco desenvolvimento científico, ultrapassando, em cetos critérios de avaliação, as tecnologias ocidentais. A India segue em passos largos o mesmo critério de desenvolvimento, o que deteriora as relações bilaterais de parcerias e desenvolvimento da indústria, motor de alavancamento das economias mundiais.

A Coreia do Norte pressionada e encurralada pelos países, chamados desenvolvidos do eixo norte, tem, como todos os governos sabem inclusive, Biden já no seu último mandato na Casa Branca, uma tal capacidade nuclear que ninguém sabe como lidar com este maníaco do seu presidente autocrata, Kim Jong-un, a morfologia do país não permite uma intervenção armada, até porque iria ser devastador para o seu congénere a sul Coreia do Sul, parceiro de tantos acordos com os EUA.

A corrida por a possessão da utilização do solo Lunar é uma realidade, desde que foi descoberto pela India, de substratos reativos no subsolo Lunar, este metal presente numa das das mais de 1 000 possíveis fissões de urânio-235: captura um nêutron, torna-se brevemente instável como U-236, e fraciona em bário e criptónio com emissão de dois neutrões e radiação gama.

Todos os países, e já são consideráveis, com capacidade de voar para a Lua, desenvolvem as suas naves para conseguirem levar para o solo Lunar a tecnologia e equipamentos para adquirirem e sintetizarem este precioso mineral.

Claro que a SpaceX não se deixa ultrapassar, os fundos para a enorme indústria da aeroespacial é de tão grande volumetria em termos de utilização de moeda física que as economias mundiais não suportam em fundos de garantia ao Dólar ou Euro ou mesmo Iene, o ouro consistente e armazenado em todos os cofres dos estados e confederações, já não é suficiente para garantir o papel-moeda em circulação, sendo que Elon Musk cria, como era já seu sonho, uma moeda virtual. Em poucos meses a economia mundial ruiu na moeda papel, agora a realidade é cripto pontual, tudo são pontos, toda a gente fora encriptada e recebe no seu chip os seus créditos que estão garantidos pelos cofres virtuais de uma confederação de regência e gestão de valores.

As garantias de reserva deste novo sistema de valorização financeira se baseiam não no ouro, que é insuficiente para garantir as economias em grade expansão, mas em cripto ciência, isto é, quanto mais o país investir na ciência e no desenvolvimento científico mais plafonds de energia cinética e historicamente referenciada assim como admitimos que algo seja conhecido ou, em nosso caso, cientificamente válido, deixamos implícito que sabemos precisamente o significado de conhecer. Ou achamos que sabemos. Duvidas sobre a natureza do conhecimento as há́ desde as primeiras reflexões ocidentais sobre o tema, iniciadas na Grécia Antiga. A história da filosofia do conhecimento é, portanto, antiga e marcada por diversos momentos importantes, mas que não cabe aqui serem discutidos.

Finalmente, conhecer a história e um pouco da filosofia da ciência de sua área de pesquisa é importante para os que estão dispostos a refinar suas pesquisas e alcançar resultados coerentes, significativos e de qualidade. Nesse processo de aquisição de conhecimento, discutir as dúvidas e questionar os conhecimentos estabelecidos são combustíveis para o crescimento intelectual e científico e passou a ser o cofre de quem rege quem. Quantos mais cientistas e planos de pesquisa física quântica, tiver em atividade e laboratoriais cada país, mais capacidade de gestão e capacitação internacional este mesmo país domina na indústria ou mercados financeiros. è uma nova era de gestão de valores e fundos de garantia, a ciência.

Capítulo 10

"De volta a 2076"

Após muita e exaustiva pesquisa e rever os discos de gravação dos últimos dias de vida na estação de pesquisa do laboratório espacial. Encontrou então o tão precioso registo. A Prefeitura de Pequim começou a explorar o espaço subterrâneo da capital chinesa com o objetivo de criar uma cidade subterrânea de 90 milhões de metros quadrados para 2026, informou a agência estatal de notícias "Xinhua".

Pequim escolheu 17 áreas, incluindo o tradicional distrito comercial de Wangfujing e o florescente Central Business District (CBD), para desenvolver espaços subterrâneos, segundo informou o Instituto Municipal de Planejamento e Desenho Urbano (IMPD). O instituto prevê para 2026 abertura da construção de uma cidade subterrânea que suporia um espaço sob terra de cinco metros quadrados per capita. Até o momento, Pequim desenvolveu 30 milhões de metros quadrados de área subterrânea, declarou Shi Xiaodong, assessor do IMPD no projeto. O espaço subterrâneo da capital chinesa cresceu três milhões de metros quadrados ao ano, e contabiliza 10% da superfície total que cada ano a cidade ganha, indicou Shi.

Cerca de 30% da área subterrânea se destina a estacionamentos, outros 30% se integram na rede de estradas, e os 40% restantes são utilizados com fins comerciais e culturais. A nova "Pequim subterrânea" se uniria à idealizada em 1969 por Mao tsé-tung, fundador da China moderna, e que contava com uma rede de túneis subterrâneos que permitiria que 250 mil pessoas se protegessem em caso de agressão exterior. O seu desenvolvimento e adaptado na época contemporânea seria ali possível realojar cerca de 2 milhões de realojados após o seu rastreio de seleção. Só tem que achar os enigmas encriptados onde se mencionará os acessos á referida cidade ou refúgio, Claurence está cada vez mais ciente que todo este projeto foi executado, muita tecnologia e meios foram disponibilizados a favor de um megaprojeto que ele crê que a ser implantado com sucesso muitas pessoas, claro que previamente selecionadas, foram preservadas deste holocausto com que se depara.

Aqui na China assim, assim como em todo o mundo, os efeitos desta mega destruição é muito mais flagrante, os edifícios nas grandes cidades e periferias não estavam preparados para este tipo de radiação, Claurence nem quer crer que o Governo chinês tenha se preparado para o holocausto em tão pouco tempo de previsão da catástrofe , segundo os registos que ele agora acedeu, os cientistas da área astronómica e aerospacial, tinham uma visão clara que algo poderia acontecer.

Segundo os registos da atividade espacial da China, e descobre agora que era um mega segredo de estado , o Governo Chinês acumulou milhões de Gigas de informação sobre o fatal asteroide, sem, o entanto partilhar a informação correta do que poderia acontecer, melhor do que iria acontecer, pois a informação que encontra é que a tecnologia que, á data, tinham disponível poderia ter levado a que muitos países primassem por construir tuneis, ou qualquer outro tipo de bunker, para preservar um maior numero possível de habitantes.

Por todo o lado que ele sobrevoou, até chegar ás instalações da EB Engenharia, ele se deparou com milhares e milhares de ossadas com a mesma tipologia das que encontrou nos Estados Unidos, sem qualquer tecido ou fibras , apenas e apenas ossos estritamente secos e desidratados , os efeitos colaterais da explosão megalítica no espaço , pura e simplesmente em frações de segundos eliminaram todo o tipo de via no planeta, os edifícios pura e simplesmente se desmoronaram como castelos de cartas, o ácido ou radiação emitido pela poeira cósmica da desintegração do asteroide foi de tal maneira ativo que tudo que era metal se desfez em pó. Claro que todas as construções, exceto algumas construídas com os tais materiais compósitos, eram mantidos em pé por armações de aço na sua estrutura de betão, ao ser desintegrado, sem ainda saber como, mas também não é sua prioridade no momento, todo o betão consistentes dos edifícios entra em ruína estrutural não suportando as megatoneladas de peso dos edifícios e ruim, se tornando em montanhas de escombros por todos os lados.

Capítulo 11

"Chegada aos Himalaias"

Ao fim de vários dias de estudo e análise dos sistemas Claurence pensa ter encontrado a chave para o enigma, e o local exato dos Bunkers construídos para o efeito, como é sabido a China sempre foi pioneira de tecnologia que lhes permitia produzir e construir mega construções em apenas alguns dias, toda a informação que teve acesso lhe permitiu reconfirmar que muito poderia ter sido feito com alguma brevidade e celeridade. As naves espaciais existentes na altura na China, muito, mas muito desenvolvidas em relação á SpaceX , permitiu que os cientistas espaciais tivessem conseguido fazer um rastreio com a acoplagem de uma sonda no asteroide, claro que se deve às navas então construídas que atingiram a incrível velocidade da luz, coisa tão almejada pelos cientistas ocidentais. Isso permitiu-lhes adquirir conhecimento atempadamente do tipo de composição mineral do asteroide, A velocidade de entrada dos asteroides na Terra depende bastante do seu formato, no entanto, há casos em que esses corpos chegam até nós com velocidades superiores a 72 quilômetros por segundo, cerca de 259.000 km/h. , que foi o caso deste, no entanto como a sonda enviada pela CHINA MANNED SPACE tem tempo mais do que suficiente para informar dos efeitos devastadores deste asteroide no Planeta Terra, para se ter uma ideia, enquanto a velocidade do som no ar é de aproximadamente 1 224 km/h, a velocidade da luz é de 1 079 252 849 km/h. Por outras palavras a velocidade da sonda permite que os cientistas antecipem os efeitos que irão sentir, com o impacto, em 4166,999 frações de tempo por hora mais rápido do que a velocidade do asteroide, isto é muito mais do que alguém consegue compreender, estou a falar de velocidade da luz, por conseguinte os cientistas chineses conseguiram intercetar o asteroide estando ele a uma distância fenomenal, em termos de distância intergaláctica.

O que intriga Claurence no meio de tanta informação disponível nos discos a que ele consegue aceder, é como os EUA não tiveram acesso a este tipo de investigação, o que levou a China a preservar esta informação mega importante, e tão fulminante, considerando que tinham a firme certeza do que viria a acontecer. Segundo os seus cálculos, embora que rudimentares pois não é sua formação, um ano-luz equivale a, exatamente, 9.460.730.472.580,8 quilômetros. Através do uso da medição baseada em ano-luz os cientistas podem, por exemplo, conhecer a idade da luz de uma estrela, ou seja, o tempo que se passa desde que a iluminação foi emitida até o momento em que ela se torna visível para nós, portanto, para Claurence, é e apenas, tempo suficiente para se construir algo de fenomenal á escala mundial.

Entra no seu Heli e insere os dados trigonométricos que copiou no sistema GPS avançadíssimo destas máquinas, segundo o cálculo levará cerca de 30 minutos até ás montanhas no Tibete, ali ele pensa encontrar vestígios do tal refúgio então construído pela China, carregou apenas as provisões para, segundo os seus cálculos, 3 dias de expedição, pois quer salvaguardar espaço na aeronave para fazer retorno de algo que poderá a precisar.

Para seu espanto encontra uma pista longa e vários cargueiros e aviões de transporte de passageiros de ultima geração, quando pousa no Heliporto ao lado das enormes aeronaves parecidas com o famosíssimo Airbus A380, estão encostados na placa improvisada mas ainda funcional, Os aviões, para seu espanto, foram construídos com os mesmos materiais do seu Heli, portanto, estão intatos, após o pouso adequadamente posicionado para uma eventual descolagem de emergência, ele procura um possível lugar de acesso ao tal espaço que ele crê, perante os registos que acedeu, ser o tal lugar de refugio conseguido para o efeito.

Tal como esperava encontra, coberto de poeira e mal se vislumbrando, uns portões gigantescos na encosta da montanha, deslocasse para lá, no entanto ao caminhar apercebesse que uma estranha pressão o empurra contra o chão , como que a gravidade da terra se tivesse alterado e seu peso agora fosse o dobro, tem o maior calafrio do que encontra. Os portões fabricados com o tal material compósito são invioláveis, isto é, foram projetados para após o seu fecho ser impossível abrir ou danificar.

Capítulo 12

"Os Bunkres"

Após uma análise minuciosa e uma limpeza embora rudimentar, pois não levara as ferramentas necessárias para o efeito, consegue vislumbrar um visor ótico e um teclado do tipo de um intercomunicador, está radiante com a descoberta, mas como isto funcionará. Não vê qualquer botão, ou algo semelhante, que possa se fazer anunciar ou, na melhor das hipóteses,

alertar os possíveis residentes desta célula de refúgio, por incrível que possa parecer, nem o Japão nem a Coreia do Sul, países situados na linha de frente do perigo nuclear norte-coreano, implementaram medidas de proteção à população contra esse tipo de acidente. À exclusão da equipe dirigente, que certamente contava com bunkers ultraprotegidos, o grosso dos habitantes não disponha de refúgio. Nem no Japão nem na Coreia do Sul, havia abrigos antiatômicos suficientes. Os que existiam não comportariam nem metade da população.

Nesse particular, um país sobressia. Não são os EUA, não era a Rússia, não era a China, não era a Alemanha. Era a pequenina Suíça. Em 1963, no auge da Guerra Fria, quando o risco de um ataque atômico era elevado, foi votada uma lei obrigando todas as novas construções a se dotarem de um abrigo antinuclear segundo normas rigorosas e precisas. Assim todos estes países, se avisados antecipadamente, poderiam, na pior das hipóteses, salvaguardar e salvar milhares, senão milhões, de habitantes, quer poderiam ou não ser rastreados oi selecionados.

Na época, segundo se recorda, o regime paranoico da Coreia do Norte ser dirigido por um descerebrado ao mesmo tempo em que a mais forte potência bélica do planeta estaria sendo capitaneada por um presidente insensato e impulsivo, o mundo corria perigo. Luzes vermelhas de advertência piscavam nervosas.

O meninote mimado, esquisito e alienado que conduzia a monarquia absolutista da Coreia do Norte prometia bombardear território americano ainda nesse ano. Dado que o rapaz passou a vida dentro de uma bolha, vivera isolado do mundo real. Sua ameaça não deveria ser tomada como bravata. O reizinho poderia muito bem tentar fazer o que promete. O que não acontecera, as sanções então impostas pelos EUA e seus aliados contiveram de algum modo a posição ameaçadora de Kim Jong-un, o resto do mundo se tinha envolvido em quezílias e as foram resolvendo com negociatas por baixo da mesa, no fundo de tudo, era o mercado e negócios de armas que mexia a economia dos países chamados de desenvolvidos. Claurence fica triste e perplexo como foram tão mesquinhos os governantes do planeta, todos, só se excluíram os pobres desgraçados cujas economias eram totalmente dependentes de quem fabricava tudo. Deixaram-se levar pela ganância, pelos interesses de nada, pois dinheiro, neste caso, cripto pontos, são efémeros que na realidade deixou de haver ética e respeito, de cada para si mesmo.

Bem, ao fim de umas horas lá conseguiu decifrar, com a ajuda de um leitor ótico, as chaves de acesso ao intercomunicador.

Um sistema bem fabricado, e encontra um tipo de blindagem contra a radiação altamente eficaz, ela é capaz de ser absorvida pelo organismo podendo causar alterações no DNA e em consequência disso problemas de saúde muito sérios, como tumores, catarata, esterilidade, etc.

A blindagem se tornara extremamente importante para a proteção de ocupantes do bunker, acompanhantes e principalmente dos profissionais que trabalham operando os sistemas no seu interior, já que a exposição nesses casos é mais frequente. Portanto projetaram uma blindagem que garantidamente não permitiria qualquer passagem de radiação, e conseguiram. Os engenheiros na realidade projetaram um material cujo cálculo de blindagem e levantamento radiométrico, garantiria por tempo infinito uma segurança total neste ponto mais fraco, o contato com o exterior.

Capítulo 13

"Vislumbrar as máquinas que salvaram a humanidade"

Antes de tentar ligar o intercomunicador senta-se no acento confortável do Heli, faz uma refeição revigorante, Claurence está tão entusiasmado em saber a realidade deste "Armageddon" que quase se esquece de se alimentar, abre uma das muitas embalagens de alimentos desidratados que levara, Perú com vegetais, faz-lhe lembrar o seu ultimo dia de ação de graças com a família, após comer e beber duas embalagens de sumo de laranja se recosta e acaba por adormecer de tão exausto que estava. É de noite quando acorda, como não tem um gerador para produzir energia ou um uma boa torre de iluminação pega um casaco quente e acaba por dormir o resto da noite. Já o sol vai alto quando finalmente acorda, os músculos se ressentem dos últimos dias de inteira azáfama sem repousar o suficiente, bem, horas de trabalhar, com seu medidor de frequências carregado e atualizado dirige-se ao portal do reduto na encosta da montanha.

Encaixa a ficha USB e insere os códigos de abertura, o sistema está a confirmar a veracidade dos códigos, demora uns minutos,

perante o impasse de tempo ele julga que fez o reset incompleto e espera impaciente, quando já desapontado e convicto que tudo foi em vão o tempo de encriptação do aparelho de decifrar códigos de segurança, para seu espanto vê o portal a levantar. Um forte a ácido sai do interior e a descompressão após a reabertura total, cerca de 8 metros de altura e 15 de largo, faz levantar uma nuvem de poeira tal que tem de munir de uma máscara de voo do capacete de pilotagem,

Dentro o piso é de uma camada de tela sintética tipo vinil, como ele recorda os materiais de sua época, as pares estão repletas de projetores e filtros de partículas, no quadro de comandos elétricos acede ao disjuntor que supostamente eletrifica toda a plataforma que se estende por uma distância indecifrável a sua vista.

Ao fim de alguns segundos os espelhos dos projetores néon se ligam e fica espantado com enormidade do complexo, num espaço á direita, tipo parque, vê um veículo parecido com carrinho d golf, senta nele e liga a placa de contato. Parece-lhe os sistemas de equipamentos futuristas de sua época, mas se surpreende, aquela coisa começa a se deslocar, não tem rodas, sua locomoção é sobre uma almofada de ar magnética, atinge uma velocidade vertiginosa por aquela rampa de acesso, está programada pois Claurence se limita a dar a partida e o bugie, assim lhe parece ser, saiu disparado por ali dentro.

Após percorrer, ao que lhe parece ser alguns km, chega a uma cúpula repleta de painéis e écrans enormes, como ligou o disjuntor principal lá na entrada todo o equipamento está em modo de consulta de sistemas e á sua disposição para aceder aos comandos de coisas que ele não consegue entender.

Consulta, o que lhe parece ser um manual de utilização, não quer fazer algo que comprometa os equipamentos, acha tudo megalómano e gigantesco, mas se questiona, com tanto equipamento, onde estão as supostas pessoas que, no seu entender, deveriam estas ali refugiadas.

Capítulo 14

" O segredo para a construção de naves espaciais"

Fica estupefacto com o que vê, o que pensava ser, ali dentro, um refúgio humano para se defenderem das radiações que eliminaram a vida no planeta, nada mais é que um megalómano projeto de desenvolvimento de componentes espaciais, melhor dizendo, uma fábrica de construção de astronaves. Mas porquê? porque ali escondidos debaixo de uma montanha, os Himalaias? demorou a reacender e colocar em funcionamento todo aquele equipamento, mas valeu a pena, as imagens de registo e os gráficos de produção mostram uma realidade escondida de todo o mundo, á época de atividade industrial no planeta, 2026.

O que Claurence descobre é que os Chineses desenvolveram uma tecnologia de construção de foguetes espaciais, ou melhor pois depara com registos de fabrico de naves interplanetárias, coisas de sonho para os engenheiros espaciais na sua época. Mas porquê ali no coração de uma montanha? continua a se interrogar, com uma exaustiva análise de registo, e uma visualização de imagens dos processos de fabrico e seus componentes, descobre que afinal os engenheiros desta enorme central de produção industrial da tecnologia espacial não era infundada. Os metais que esta industria necessitava para o fabrico de naves deste calibre era nem mais nem menos que algo que valia mais que o próprio Ouro, tratava-se de explorar e refinar Irídio, e segundo os registos que encontra ali no centro da montanha encontraram um filão de milhões de toneladas deste metal precioso, mas mais ainda, é que paralelamente ali no coração dos Himalaias , os exploradores de minério raro encontraram a mesma quantidade de um mais raro e precioso metal, que na era atual podia ser chamada de "A Era do Tungsténio", pois chegou a várias indústrias, do aeroespacial á construção de naves interplanetárias.

A quantidade de mineralização no planeta, segundo seu conhecimento, pois era uma das áreas que Claurence entendia e lidava no seu dia a dia nas pesquisas que em seu laboratório desenvolvia, era que nos metais raros, que posicionava os governos mundiais na corrida desenfreada e galopante nos mercados que envolvia o poder da liderança. Por exemplo, a exploração de Ródio, total no mundo, se situava, mais ou menos em 30 milhões de toneladas ano, em face disso a exploração do metal mais raro no planeta e cada vez mais preciso na elaboração de componentes espaciais, o Irídio, era de apenas 7 toneladas anuais, uma disparidade descomunal em termos de rácio produção/necessidade. Isto claro está, tinha a face negra na ralação de produtores deste metal com os mais necessitados do metal precioso, Irídio, como por exemplo a NASA, SpaceX, Hakuto-R, Intuitive Machines, Astrobotic, AST SpaceMobile, Blue Origin.

O setor espacial da China estava claramente a dar cartas e desafiando a empresa norte-americana SpaceX, após uma exibição no show aéreo de Zhuhai, segundo se recorda desta exposição aeroespacial.

As amostras "invicto" dos foguetes de carga reutilizável Tianlong-3 (TL-3) e Tianlong-3 M (TL-3 M) virilizaram na Internet, dando a Kang Yonglai, CEO da Space Pioneer, a maior fatia de mercado na corrida interplanetária de naves para percorrer o universo.

Assim claramente a Space Pioneer , foi criada contra o pano de fundo do desenvolvimento global da indústria aeroespacial comercial. Esperava-se que os conceitos inovadores da Space Pioneer e da missão corporativa de Promover a Quinta Revolução dos Transportes da Humanidade tornassem as viagens aeroespaciais mais acessíveis, mais rápidas e mais seguras.

Claramente esta revolução, altamente confidencial, que ele encontra ali naquelas instalações, tiveram o seu exponencial na corrida de desenvolvimento desta indústria, por parte dos Chineses, considerando o fato de terem descoberto e explorado este tão grande filão de Tungsténio.

Capítulo 15

"O Armageddon"

Claurence tem dificuldade em assimilar toda aquela tecnologia, afinal onde estão as supostas naves construídas, onde estão as pessoas envolvidas em todo este megalómano processo, onde estão os supostos sobreviventes do holocausto, onde está tudo? Apenas materiais, enormes fábricas de componentes, linhas de produção em massa, é tudo o que encontra ao longo de km de corredores e cúpulas enormes cavadas no centro desta montanha. No final do processo desta cadeia tão bem planeada de componentes e cápsulas de testes, ele encontra a chave para todo o mistério, fica boquiaberto com a capacidade de desenvolvimento de todo este processo, claramente o mundo não estava preparado para uma tão grande evasão de ideias e soluções para o sucedido.

Segundo os registos que teve acesso no centro de comando logo no início, os planos era de transportar, para algum sítio, cerca de 5 milhões de pessoas, ok, segundo a sua capacidade de raciocínio era que tudo aquilo era e nada mais que um plano. Mas, perante o que constata e encontra neste hangar, que é o melhor nome que se lembra para identificar esta secção das instalações, afinal isto é o que mais se aproxima do que ele chamaria de Armageddon. Encontra milhares de cápsulas de redução de volume, aquilo traz-lhe á memória um filme produzido em 2018, na cidade de Omaha, as pessoas descobrem a possibilidade de reduzir de tamanho para uma versão minúscula, a fim de terem menos gastos vivendo em pequenas comunidades que se espalham pelo mundo. Encantado após ter contato com amigos que passaram pelo processo, um homem (Matt Damon) decide convencer sua esposa (Kristen Wiig) a adotar o curioso novo estilo econômico de vida, intitulado de "Pequena grande vida". Na realidade o que Claurence encontra é nem mais nem menos a realidade do bem elaborado filme passado á realidade, cápsulas para reduzir o tamanho de pessoas ao volume de apenas 50 milímetros de tamanho, assim como gigantescas cápsulas de retração molecular e câmaras para ativar o processo de criopreservação de tecidos vivos, não compreende para quê, mas acredita que após reanalisar todos os registos encontrará a chave para todo este fenomenal mistério e tecnologia.

Tudo estava minuciosamente calculado, as equações dos computadores mais eficientes rapidamente levaram ao desenvolvimento da tecnologia de Fluido Dinâmica Computacional, por outras palavras, segundo o que Claurence constata, os cientistas previram toda a catástrofe pelos estudos da matéria orgânica da composição mortífera do Astroide, que iria desencadear um processo de evaporizarão de toda a água no planeta. A pressão exercida pelo desaparecimento de toda a água do planeta afetaria a sua Órbita da Lua ao redor da terra. O que inevitavelmente, segundo os cálculos que analisa, a Lua gradualmente se aproximará da Terra até entrar em rota de colisão com a mesma, daí ele compreender o seu enorme tamanho e a sua dificuldade em se deslocar pelo seu peso relativo na gravidade. A aproximação gradual da Lua á terra estava a alterar a gravidade por alteração do PSI gravitacionais.

Após o choque da visualização dos registos e de constatar toda aquela tecnologia, temerosamente toma consciência que terá pouco tempo até que tudo entre em colapso.

Fica abismado com tudo o que construíram, Cápsulas, Sistemas de suporte de vida, Regeneradores moleculares, Atomizadores de liquido, enfim todo um mundo tecnológico que permitiria sobreviver por tempo indeterminado aqui dentro da montanha.

E mais ainda encontra numa rampa de lançamento, assim se atreve a chamar, pois mais não é que um tubo gigante de um tipo de máquina do tempo, uma nave parecida tirada de um filme bem futurista, tudo é demasiado tecnológico para os seus neurónios, e ele não se considera nada analfabeto em termos de tecnologias espaciais e transformação molecular, afinal era dentro desta área que ele e George trabalhavam no seu laboratório.

Abre a cúpula de cristal que protege o acesso á nave e o que vê o faz cair de espanto, uma placa gravada em Ouro que diz "Sigam-nos" e enigmaticamente, segundo a sua filosofia de ateu, está em cima de uma Bíblia , alguém que a deixou ali deveria ser cristão pois naquela altura do campeonato dificilmente um agnóstico o levaria a ser tão minucioso a ponto de deixar algo tão importante, a direcionar quem viesse a encontrar esta placa e ficar junto do livro mais traduzido e lido por toda a humanidade, clica o botão de arranque de sistemas, se questiona se a qualquer momento aquele bicharoco não descola para algum lugar. Mas não, o grande ecrã mostra um enorme mapa intergaláctico, Claurence facilmente identifica, o rumo traçado é nem mais nem menos, a nossa mais próxima galáxia , Andrómeda.

Por volta do século XVIII vários astrônomos já haviam observado, entre as estrelas, a presença de corpos extensos e difusos, aos quais denominaram "nebulosas". Immanuel Kant (1724-1804), o grande filósofo alemão, influenciado pelo astrônomo Thomas Wright (1711-1786), foi o primeiro a propor, por volta de 1755, que algumas nebulosas poderiam ser sistemas estelares totalmente comparáveis à nossa Galáxia. Essa ideia ficou conhecida como a "hipótese dos universos-ilha". No entanto, as especulações cosmológicas de Kant não foram bem aceitas na época, de forma que a natureza das "estrelas nebulosas" permaneceu assunto de controvérsia. No entanto analisando o seu espectro, e isso foi claramente focado e difundido quando o potente telescópico "Hubble”, o Telescópio Espacial Hubble (em inglês Hubble Space Telescope, HST) é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para luz visível e infravermelha. Foi lançado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, (missão STS-31). O Hubble recebeu várias visitas da NASA, durante o seu tempo de vida até 2026, em órbita para manutenção e substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.

As galáxias espirais, quando vistas de frente, apresentam uma clara estrutura espiral. Andrômeda (M31) e a nossa própria Galáxia são espirais típicas. Elas possuem um núcleo, um disco, um halo, e braços espirais. As galáxias espirais apresentam diferenças entre si principalmente quanto ao tamanho do núcleo e ao grau de desenvolvimento dos braços espirais. Assim, elas são subdivididas nas categorias Sa, Sb e Sc, de acordo com o grau de desenvolvimento e enrolamento dos braços espirais e com o tamanho do núcleo comparado com o do disco.

Perante toda esta informação ele interpreta que em algum lugar no Universo estarão, o que ele pensa, os milhares de pessoas que conseguiram fugir ao cataclismo que arrasou a vida na terra. Ao fim de cerca de 30 minutos os reatores quânticos da nave revelam os registos que tem nos programas, uma viagem de cerca de aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz da Via Láctea, através de um complexo aglomerado de galáxias, entre elas a mais enigmática, a galáxia elíptica que os astrônomos encontraram a maior galáxia já registada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

Hubble subdividiu as elípticas em classes de E0 a E7, de acordo com o seu grau de achatamento. Imagine-se olhando um prato circular de frente: essa é a aparência de uma galáxia E0. Agora vá inclinando o prato de forma que ele pareça cada vez mais elíptico e menos circular: esse achatamento gradativo representa a sequência de E0 a E7. Note que Hubble baseou sua classificação na aparência da galáxia, não na sua verdadeira forma. Por exemplo, uma galáxia E0 tanto pode ser uma elíptica realmente esférica quanto pode ser uma elíptica mais achatada vista de frente, já uma E7 tem que ser uma elíptica achatada vista de perfil. Porém nenhuma elíptica jamais vai aparecer tão achatada quanto uma espiral vista de perfil.

As galáxias elípticas variam muito de tamanho, desde supergigantes até anãs. As maiores galáxias que existem são as elípticas gigantes, com diâmetros de milhões de anos-luz, massas de até 10 trilhões de massas solares; as menores galáxias que existem são as, são as elípticas anãs com poucos milhares de anos-luz em diâmetro.

Perante este quadro espectrómetro Claurence se sente tão pequeno quanto uma formiga encara a sua caminhada de uma volta total á terra como fosse para ela a caminhada pela manhã, depois de comer uma boa folha de alface.

Capítulo 16

" Análise de registos de atividade"

Claurence não quer acreditar, como viajar num brinquedo destes até uma distância inimaginável em termos de relatividade de espaço tempo, mas certo , está tudo ali, os cálculos de rota foram delineados por alguém que matematicamente já fez esta viajem mais de uma vez , *Mapas Gravitacionais**: Os campos gravitacionais de corpos celestes, como planetas e estrelas, foram mapeados com detalhes, já que esses campos podem influenciar a trajetória da nave, os sistemas de posicionamento Inercial e os dispositivos de precisão, como giroscópios e acelerômetros, ajudam a manter o controle da orientação e da posição da nave. O segredo está na comunicação a longa distância, a comunicação instantânea com a Terra é impossível a distâncias interestelares. Portanto, a nave utiliza de um sistema de comunicação de longa distância para enviar e receber comandos e atualizações de trajetória. Coisa de brincadeira, é como que um cientista nuclear ao fim de 30 anos de formação e depois de passar por meia dúzia de doutoramentos e mestrados encontrar a sua sebenta que utilizou quando frequentava o segundo ano de escolaridade. Portanto, a questão que Calurence pertinentemente analisa é como conseguiram fazer viajar cerca de 5 milhões de pessoas pelo espaço, segundo os registos, e para onde e qual a realidade de vida destas pessoas após todos estes anos. Começa a entender, a importância das modificações pós-translacionais que ocorrem no organismo e envolvem a cadeia polipeptídica. Essas modificações desempenham papel na diversidade funcional das proteínas e permitem que uma sequência de aminoácidos codificada em um gene seja adaptada para várias funções e regulações da glutamina tenha se transformado em piroglutâmico. A pequena alteração estrutural que ocorre quando o peptídeo nativo é piroglutamizado em sua extremidade N-terminal é suficiente para alterar o comportamento físico-químico da molécula.

Com este processo bioquímico conseguiram alterar as moléculas do organismo e reduzir o volume, o que permitiu assim levara que as pessoas sujeitas este bombardeamento de átomos passassem ater apenas 50 m/m. Agora entende o porquê de a nave ter casulos pequeníssimos sobrepostos ao longo de corredores em todo o interior da nave, apenas tem dois lugares, piloto e co-piloto, e o facto de no exterior encontrar, quando ali chegou, tantos aviões de várias nacionalidades.

Este programa , á margem do conhecimento mundial em 2026 fora implantado para fazer retirar deste planeta um restrito numero de pessoas previamente selecionada, fica claro na sua mente, o cataclismo que atingiu a terra e a destruiu fora muito tempo antes previamente previsto e planeado uma megalómana alternativa para criar uma bolha de vida algures noutro sistema solar, pelo que relaciona ao estudar todos os sistemas envolvidos nesta operação.

Então entende o porquê de deixarem uma nave programada para esta viagem interstelar e o fato de encontrar a tal placa "Sigam-nos".

Quem programou tudo isto correu imensamente contra o tempo, sabiam que não teriam hipóteses de reagrupar todos as pessoas que supostamente queriam levar, fugiam do efeito de destruição que a poeira radioativa da destruição do asteroide, e, por conseguinte, deixaram toda a tecnologia preparada para ser novamente utilizada. Fenomenal, sinceramente ele nem quer acreditar no que vê e nos registos de voo, com destino ainda por deslindar por ele. Claramente se abre uma janela no seu raciocínio, o fato de em 2026 se ter rasteado a quantidade de abrigos antinuclear, incluindo a Suíça, pioneira neste tipo de equipamento, é que supostamente há pessoas abrigadas nestes redutos.

Quer dizer que deverá haver muitas pessoas que foram sujeitas ao processo de criopreservação, segundo ele compreende, esta técnica foi amplamente introduzida e utilizada, embora ser altamente rígida em termos de quantificação de alterações moleculares e muito restritiva na sua utilização, é preciso trabalhar com alguns produtos, como plasmin e DMSO (Dimetilsulfóxido). Enquanto o plasmin vai entrar nas células e mudar a osmolaridade da água, o DMSO vai fazer uma proteção da célula para evitar que a água saia dela. "Quando chegamos no ponto de cristalização, esta água não vai formar espículas e não vai sair de dentro da célula. Quando nós descongelamos, esta célula volta a se tornar viva, esse tecido volta a se tornar vivo e nós podemos utilizá-lo. Para tudo isso é preciso de muita tecnologia, salas especiais, funcionários altamente treinados", dai que ter encontrado as cápsulas para o processo de criopreservação logo no início da estrutura destas instalações. Assim sendo, a criopreservação de corpos humanos já vinha sendo realizada. Parte do mesmo princípio da preservação das células mais simples, buscando preservar o corpo para ser “despertado” no futuro. Essa tecnologia ainda não tinha sido desenvolvida, segundo se recorda, ou seja, seria possível congelar o corpo, mas não se sabe como trazê-lo de volta à vida. Muitos esperavam que as tecnologias que viriam pudessem realizar esse feito, já outros acreditavam que isso nunca seria possível.

Capítulo 17

"O espaço tempo"

Claurence pensa ter encontrado a chave para tudo o que vê e analisa, partindo do ponto que, sem o mundo da ciência e tenológica ter conhecimento formal, teriam sido construídas inúmeras, não sabe se será verdade, mas especula em seu raciocínio, camaras de criopreservação e montadas nos refúgios nucleares, se isso foi possível então estarão espalhados, por não sabe quantos, enormes quantidades de pessoas sobreviventes ao holocausto e que estarão, supostamente em estado de criopreservação. Mas uma lhe sobreveio á cabeça, se encontraram nesta solução para hibernar os corpos, para, no seu entender proteger do efeito de radiação mortal na época, porque Claurence sobreviveu e não está até ao momento, sujeito á complexa radioatividade que é um fenômeno de emissão de energia pelo núcleo de alguns átomos, sob a forma de partículas ou de onda eletromagnética. A radioatividade ocorre de modo natural para alguns elementos e pode ser forçada a ocorrer em outros. Ele supostamente deveria estar com as suas moléculas altamente cristalizadas com este efeito de á longo prazo. Ela se manifesta por emissões alfa, beta ou gama. Os raios gama são altamente energéticos e possuem alto poder de penetração. As partículas alfa possuem carga positiva, maior massa e menor potencial de penetração. As partículas beta são carregadas negativamente e são mais leves do que as partículas alfa.

Só lhe ocorre um pensamento, quando se deu o impacto de partículas que dizimou a vida na terra, Claurence estava nesse preciso momento, teve que ser sincronizado ao milionésimo de segundo, a encriptar uma placa de chip no seu reator molecular no laboratório, só pode, no seu entender, ter sido sujeito à síndrome hematopoiética é semelhante ao de hipoplasia de medula e de pancitopenia por qualquer causa. Produtos sanguíneos deveriam ser transfusos para alterar a trombocitopenia; fatores de crescimento hematopoéticos (fator estimulador de colônias granulíticas e fator estimulador de colônias granulocíticas-macrofágica), concluindo, segundo seu raciocínio, ao ligar a placa esta emitiu um qualquer feixe de raio gama que o inibiu de receber a carga mortífera que atingiu todo o sistema de vida, por esse motivo é agora o único ser vivo no planeta.

Após muita tentativa de acionar os reatores de energia que alimentam a cabine de controlo onde Claurence pensa ter acesso á informação crucial para conhecer a realidade do planeta. E enfim, lá se iluminaram os painéis de controlo, acede aos á informação dos discos de memória e fica perplexo, 5 milhões de pessoas conseguem fugir do cataclismo em estado reduzido, isto é, segundo ele constata, os cientistas da época, através do sistema de redução para 50 m/m de cada pessoa conseguiram arrumar todos eles em apenas 25 mts 3 de espaço numa nave. Ele constata , incrédulo em como tudo fora planeado, em casulos especiais estão arrumadinhos dezenas de robôs humanoides que certamente assumiram alguma tarefa depois de os humanos partirem.

Levaram com eles a cripto câmara de retorno e reversão do estado diminuto, o que resulta em apenas 3 controladores de voo serem necessários para descolar e pilotar aquela maravilha tecnológica no estado de estatura física normal, e que eles mesmos acionariam os mecanismos de reversão de estatura, o que possibilita todos voltarem á sua estatura normal em ermos fisiológicos.

Agora muitas questões ele coloca a si mesmo e que progressivamente vai tendo as repostas nos registos que consulta, tem que colocar em slow speed, para conseguir absorver as toneladas de micro informação guardada nos discos, descobre que a tecnologia utilizada permitiu viajar com a nave para algum sitio no universo á velocidade da luz, segundo o seu conceito de viagem, mas se isso fosse possível ainda assim estariam eternamente a vaguear no universo, considerando as fenomenais distancias entre Galáxias. Galáxia de Andrômeda, nossa vizinha cósmica, foi descoberta há muito tempo por astrônomos persas no século X. No entanto, apenas no século XVIII sua verdadeira natureza galáctica foi reconhecida. Ela está localizada a aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz da Via Láctea, e foi para lá, segundo o que encontra registado, que a nave de sobrevivência teria viajado.

A chave para todo este paradigma é o que Claurence constata, ainda que incrédulo, buraco no tempo , tipo máquina do tempo que poderiam levar em termos de instantaneidade de um lugar para outro os buracos de minhoca, como lhes chamaram , como os buracos negros, aparecem nas equações da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, publicada em 1916. Um importante postulado da teoria de Einstein é que o Universo tem quatro dimensões: três dimensões espaciais e o tempo como quarta dimensão.

Juntos, eles formam o que é conhecido como espaço-tempo, e o espaço-tempo pode ser esticado e dobrado por objetos massivos como estrelas, e foi assim que aconteceu.

Capitulo 18

"Onde estão todos?"

Mas então, seguindo a teoria de recrutamento massivo entre países, para se eclodirem do Armageddon, se apenas 5 milhões de sobreviventes terão viajado. O que aconteceu com o restante da humanidade?, aqui ele quase cai para o lado de incrédulo, segundo os registos, em cada refugio espalhado pelos países que os conseguiram construir, estaria equipado com toda a tecnologia de Termo redução de partículas, o que segundo o seu conceito de relatividade de as explosões nucleares mexeriam com a estrutura mais íntima da matéria, desfazendo e recompondo os núcleos dos átomos, constituídos de prótons e nêutrons ligados por forças nucleares fortes, assim todos os humanos que quisessem se inibir das muito e intensas do que as forças eletromagnéticas responsáveis pela ligação dos elétrons aos núcleos atômicos e pelas ligações interatômicas e intermoleculares, que dão à matéria as características destrutivas que percebemos macroscopicamente nos gases, líquidos e sólidos. Só havia uma solução, resguardar toda a gente que conseguissem inibir dentro dos abrigos para não serem afetados pelo cataclismo. E é essa a conclusão que estupefacto constata, em todos os abrigos estarão milhões de pessoas reduzidas e em estado de criopreservação. Ele passou tanto tempo nesta pesquisa que se esqueceu do tempo, apenas seu estomago lhe recorda que está vivo e precisa de recargar energia, está com uma fome descomunal, e tenso de não descansar, olha para seu relógio, passaram 18 horas desde que conseguiu entrar nas instalações.

Depois de comer e dormir uma boas horas Claurence desperta e estuda um plano, já sabe para onde viajaram todos, um planeta habitável na longínqua Galáxia de Andrómeda, não conseguiram viajar mais por escassez de tempo, as máquinas de criopreservação, estrão programadas para serem ativadas no efeito reverso apenas para 1000 anos após o cataclismo, tempo estimado pelos cientistas para a eliminação de partículas radioativas e dos gases desestruturais das moléculas metálicas. Só que, segundo os mega computadores que analisam a cada segundo o ambiente estéril do exterior, por qualquer rasão que fugiu aos cálculos em 2026, algo surpreendente aconteceu na atmosfera do planeta, a mesosfera a temperatura decresceu com a altura das massas de gases que envolveram a terra, até a mesopausa, que está em torno de 80 km de altura, onde atinge ~ -90°C. Acima da mesopausa, e sem limite superior definido, está a termosfera, onde a temperatura é inicialmente isotérmica e depois cresce rapidamente com a altitude, como resultado da absorção de ondas muito curtas da radiação solar por átomos de oxigênio e nitrogênio a atmosfera terrestre regrediu em termos de composição e suspensão de gases mortíferos. Embora as temperaturas atinjam valores muito altos, estas temperaturas não são exatamente comparáveis àquelas experimentadas próximo a superfície da Terra e foi isso que sem que tivesse sido previsto, veio a renovar a atmosfera da crosta terrestre. Temperaturas foram determinantes e definidas em termos da velocidade média das moléculas. Como as moléculas dos gases da termosfera se moveram com velocidades muito altas, a temperatura foi obviamente alta. Contudo, a densidade era tão pequena que muito poucas destas moléculas velozes colidiriam com um corpo estranho; portanto, só uma quantidade insignificante de energia seria transferida para fora da pressão da estratosfera.

Conclusão ele não está , como imaginara, imune a radiações, esteve sim durante o período de coma induzido pelas ondas de próteos que o atingiram, mas para seu espanto, como vem a constatar, o clima na terra e a sua camada de oxigénio está, em padrões de sustentabilidade de vida, passível de suportar as necessidades de oxigénio e dióxido de carbono para sustentar a vida no planeta. Estes foram os cálculos de análise dos sofisticados computadores que controlam todo o clima e atmosfera

do planeta, todo aquele equipamento fracassara em questões de previsibilidade dos efeitos nocivos da explosão sobre o planeta terra.

Claurence está radiante, começa a fazer planos de voo para se deslocar a todos os refúgios que tem registo de estarem ativos, tem o mapa de todos , são inúmeros, segundo seu cálculo estarão vários milhões de pessoas em estado cripetoconservadas nessas máquinas.

Capitulo 19

" Retrocedendo a 2025"

-Senhor Presidente Biden precisamos urgentemente de reunir com todos os lideres dos países que nos relacionamos para debatermos as ultimas informações da NASA, o conselheiro de estado está está alarmado, as informações do ultimo relatório do laboratório de estudos astronómicos, é de que um enorme asteroide irá colidir com a Terra dentro de aproximadamente um ano. - Sr. Jake Sullivan, confirmou na veracidade da informação? se sim marque uma reunião urgente não só com os nossos parceiros , mas com todo as as potencias nucleares, a meu ver é um assunto de extrema importância para todo o planeta. O Assistente do Presidente para Assuntos de Segurança Nacional (APNSA), comumente referido como o Conselheiro de Segurança Nacional (NSA) ou às vezes informalmente denominado conselheiro do NSC,[1][2] é um assessor sênior no Gabinete Executivo do Presidente dos Estados Unidos, com sede na ala oeste da Casa Branca, que atua como o principal assessor interno do Presidente dos Estados Unidos em questões de segurança nacional. O Conselheiro de Segurança Nacional é nomeado pelo Presidente.

E assim são destacados , amando do Presidente, uma esquadrilha de caças F18 para estarem em permanente voo de interceção em vários pontos do planeta. O Presidente na sala oval convoca o conselho de Estado, pede um relatório atualizado das ogivas Tridente disponíveis e manda colocar todos os tubos de lançamento em estado de disparo imediato.

Os satélites de todos os estados controversos aos EUA passam essa informação aos lideres de cada País, Presidente

Cyril Ramaphosa, áfrica do Sul, Presidente-federal da Alemanha Frank-Walter Steinmeier , Emmanuel Macron, França, Rei

Carlos III, Reino Unido, Secretário-geral do Partido Comunista e Presidente

Xi Jinping da China, Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores e Presidente da Comissão de Assuntos de Estado

Kim Jong-un[ , Koreia do Norte, Presidente Draupadi Murmu, da India Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei do Irão, Imperador Naruhito, Japão, Presidente Vladimir Putin, Russia, Presidente Volodymyr Zelensky da Ucrania, Presidente Asif Ali Zardari, Paquistão e Presidente Isaac Herzog de Israel,. Todos ele entraram em contato simultaneo pelas linhas vermelhas de alta segurança nacional, questionando a decisão extramente mortífera de os EUA entrarem em alerta máximo de ataque com ogivas daquele calibre. O senado dos EUA passaram de imediato estado de guerra, todo o stafe de estado de alerta máximo se instalou escondido nas montanhas Blue Ridge, no Estado da Virgínia. Dali será coordenada toda a estratégia de defesa contra esta apocalíptica ameaça.

Em apenas algumas horas todo o stafe de segurança nacional está instalado em Blue Ridge, - Sr Biden não há tempo para formalidades, argumentou o secretário de Defesa norte-americano , o Pentágono liderado Lloyd Austin, o qual recobrou a atividade após a cirurgia urgente que foi submetido no ano anterior, - Temos uma responsabilidade para com a humanidade mas como já constatou nos relatórios nós não temos, sozinhos, a capacidade de interseção para este problema, tem que imperiosamente dissuadir todos os lideres mundiais, isto não é um problema de ninguém mas de todos , esta tem que ser a mensagem que temos que incutir em todos.

E assim em poucas horas, embora um pouco desconfortável para alguns, devido aos fusos horários diferentes, todos os lideres mundiais se sentaram á mesa em consonância numa videoconferência mundial.

As guerras territoriais e edeológicas entraram de imediato em estado de acordo bilateral por todos os beligerantes, perante o estado de alerta cataclísmica por parte do Pentágono, em uníssono e sem ressalvas ou discordância, todos os Presidentes se colocaram na mesma frente de conseguirem uma solução para destruir aquele asteroide que supostamente iria destruir a Terra dentro de um ano, segundo os cálculos dos astrofísicos.

Capitulo 20

"Viajar á velocidade da luz"

Ao fim de 3 meses de alerta máximo, e de trabalhos em conjunto nesta odisseia de salvar o planeta, a China apresenta um relatório que choca todos os lideres, convoca uma assembleia extraordinária para expor os resultados de seus cientistas da industria aeroespacial.

- Senhores, começa por dizer Xi Jinping, presidente da China, temos a informar que desenvolvemos uma sonda que partiu ontem de encontro ao mega asteroide que viaja em rota de colisão com a Terra, regressou com uma drástica informação, antes de apresentar os resultados tenho a informar que os nossos engenheiros espaciais desenvolveram uma tecnologia inédita que nos irá salvar deste paradigma. Não é segredo para ninguém que nossa industria tecnológica de ponta sempre esteve na vanguarda de novas soluções em todas as vertentes da tecnologia, tanto automobilística, médico cientifica ou, neste caso, aeroespacial.

Todos consentiram que, embora com relutância, a China nos últimos anos superou em todas a vertentes os grandes laboratórios de investigação a nível mundial. Com a queda dos sistemas monetários, que regiam os mercados económicos nas bolsas de valores, e com a recente imposição de este regime de valores assegurados pela IA, que determinou as reservas de garantia na paridade financeira das bolsas. O ouro não teve mais a sustentabilidade dos mercados financeiros quando deixou de existir o papel moeda, como já exposto é agora a criptociência que domina os mercados das bolsas, e aí a China investiu e se preparou antecipadamente, contratou e investiu no campo da ciência e nas universidades de topo. Os esforços de Elon Musk de se destacar na economia emergente em 2023 com a colocação em órbita dos sistemas de satélites Starlink, não conseguiram ultrapassar os investimento em conhecimento da República Popular da China, e por incrível que pareça as escaramuças e focos de guerra espalhados por todo o planeta pura e simplesmente se desvaneceram, ficou amplamente claro que eram grandes interesses em torno da industria da guerra, Pena é que foi á custa de milhares de vitimas que o mundo mergulhou numa enorme disputa de interesse, quase todos mesquinhos e sem qualquer imposição de interesses nacionais mas, sim e claramente divulgado e difundido, eram interesses incutidos por racismo xenofobia star ismos e diferenças de etnia racial, que levaram os senhores da guerra a mergulhar as nações com disputas anacrónicas.

Passando a palavra ao seu diretor de programas espaciais, Xi Jinping quis dar enfase a que estariam todos, sem exceção, envolvidos numa solução global de uma operação sem precedentes em termos de estatística e aplicação de programas de salvação mundial. Foram 30 longos minutos de discurso que nem Biden quis ofuscar ou protagonizar sobre o tema, estavam todos atónitos com o exposto.

-Gostaríamos de convidar todos os países empenhados no uso pacífico do espaço para cooperar connosco em missões conjuntas à estação espacial chinesa e nas pesquisas dentro do programa de expansão Gala Xico, destacou Lin. Recentemente, a China anunciou planos de expandir o programa construindo, em parceria com o programa de interceção nuclear da Coreia do Norte, aumentando para seis naves intergalácticas a fabricar. Antes do lançamento da Shenzhou-17, o vice-diretor do programa espacial tripulado chinês, Lin Xiqiang, declarou ainda que o país está pronto para levar viajantes estrangeiros para a Tiangong, onde a China irá construir o maios silo anti nuclear pensado antes.

Como sabem, continuou sua explanação, fizemos uma deslocação de uma sonda ao astroide que se encontra neste preciso momento a cerca de 980 milhões de km da terra e em rota de colisão, poderão comentar que está muito distante, sim é verdade, mas rapidamente se aproximará de nosso espaço sideral que envolve o planeta.

Nossa sonda percorreu a distância que nos separa dele, em apenas 2 horas, utilizando a propulsão de protões, que a impulsionou á velocidade da Luz, conseguiu trazer amostras da superfície do astroide. E o mais dramático, que nos leva a discutir uma solução global, é que, segundo as amostras recolhidas pela nossa sonda, a matéria que compõem a massa deste astroide é fulminantemente destruidor, por outras palavras a humanidade vai ser , pura e simplesmente eliminada da face da terra. Assim, segundo os nossos estudo e já difundidos e partilhados com todas os laboratórios de engenharia espacial de vossos países, propomos a construção de edifícios e estruturas , assim como aviões e naves interestelares com materiais compósitos á base de Tungsténio, e Ródio, informamos agora pois formalmente que a República Popular da China encontrou um filão deste tão precioso metal bem dentro das montanhas do Himalaia, onde estamos já a construir o maior arsenal de produção de sistemas de vida.

Posteriormente outros cientistas na área da pesquisa da tecnologia que investiga a possibilidade de viajar no tempo ou acima da velocidade da luz, liderado por Clément Goyon, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, atingiu uma velocidade acima da velocidade da luz com ondas eletromagnéticas de um feixe de laser através de plasma (gás ionizado pelo calor - um estado da matéria mais conhecido popularmente pelo estado do fogo, embora ele também seja descrito como energia e não como matéria).

Esta tecnologia , segundo apresentada e desenvolvida com aplicações já comprovadas podem permitir colocar uma nave em sistema de propulsão sideral, por outras palavras seria possível levar uma parte da humanidade para um sitio longínquo no universo.

Perante estas afirmações cientificas e sem qualquer objeções todos os intervenientes, desta cimeira da vida, se predispuseram em trabalhar em conjunto no intuito de procurar uma solução global que pudesse salvar o maior numero possível de pessoas.

Capitulo 21

" 8 meses depois, a 30 dias apenas do impacto"

O programa Global desenvolvido pelas nações mais desenvolvidas e com capacidade tecnológica de construção, seguindo os parâmetros liderados por, China State Construction & Engineering (CSCEC) China, em parceria conjunta com a Bouygues’ Construction Divisions e Bouygues’ Construction Divisions e a Vinci, ambas em França assim como a Lennar, EUA, Daiwa House Industry CO, Japão, Sansung C&T Corp, Coreia do Sul, Larsen & Toubro Lda. (L&T) Índia, Skanska AB Suécia, e a ACS. Actividades de Construccion Y Sercvicios S.A Espanha. Estas foram entre um grupo de mais 50 empresas de dimensão mais pequena, que em parceria e controladas em projeto pela State Construction, implementaram um programa auspicioso de construção de Bunkers Nucleares com a inclusão da construção de camaras de Cripetoconservação.

A fase 2 do programa de conservação de vida começa a ser implementado, o Instituto de Virologia de Wuhan foi fundado em 1956 e é administrado pela Academia de Ciências da China. Foi uma das primeiras instituições nacionais estabelecidas após a fundação da República Popular da China a desenvolver ciências da vida. Em 2022 esteve no foco e em destaque por desenvolver, a pesquisa que detetou origem da pandemia de covid-19 desde que foi detetada pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, há cerca de um ano e meio, Especificamente, do Instituto de Virologia de Wuhan.

Muitos cientistas argumentaram que provavelmente a transmissão do vírus foi feita de um animal para um humano. Mas muito se falou sobre a teoria de que o vírus possa ter saído de um laboratório.

Agora em fins de 2023 o seu grande objetivo é massivamente mais global e intrinsecamente mais desafiante, é implantar a nova técnica de congelamento de moléculas e tecidos humanos, foi um gigantesco desafio e com resultado, bastante promissores, muitos dos testes foram desenvolvidos com animais e não houve tempo de aprofundar as possibilidades de rejeição ou mesmo de possíveis efeitos secundários, comummente desenvolvidos em testes desta tipologia.

Paralelamente á construção massiva de sistemas de preservação da vida, assim chamados aos projetos de construção das camaras de Cripetopersevação, foram construídos aviões com materiais passiveis de suportarem as radiações das partículas radioativas da poeira cósmica que invadiria o planeta. Segundo a leitura e analise da composição do astroide, a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) lançou mais de 200 naves espaciais com mais de 60 missões espaciais em 2023, e levou então á constituição da fundação que os cientistas conduziram as pesquisas sobre métodos de design novos e leves, que poderiam limitar a quantidade de material de construção que deve ser colocado em órbita, e novas técnicas para montar com segurança essas estruturas massivas no espaço.

O projeto poderia soar como ficção científica, mas o ex-tecnólogo-chefe da NASA, Mason Peck, disse que a ideia era totalmente absurda e que o desafio seria mais uma questão de engenharia do que de ciência fundamental.

Uma coisa é certa a China em poucos meses apresentou um programa e projeto que ninguém teve capacidade de contrariar ou contrapor, todos se puseram ao trabalho em sintonia e o que, aparentemente parecia impossível foi concretizado.

A viabilidade de viajar á velocidade de propulsão sideral, por outras palavras poderiam levar a nave, até ao limiar da mais próxima galáxia Andrómeda, em velocidade instantânea, um túnel no tempo que vertiginosamente sairia da terra e no mesmo instante estaria a pousar no seu destino final, Messier 31, assim designada a Galáxia mais próxima.

Capitulo 22

"A seleção e reagrupamento"

Como planeado e coordenado pelo almirantado do Pentágono, o plano de redução e Cripetopersevação começou a ser implantado em massa, a informação disponível era relevante e clara, quem foi selecionado para o programa do governo deveria se apresentar nos centros de seleção ou nos aeroportos determinados. Os aviões começaram a fazer a maior deslocação de massas que há registo, os voos para que foram programados se realizavam interruptamente 24 sobre 24 horas, milhões de pessoas em apenas 15 dias foram O material a ser congelado é coletado, preparado e enviado ao laboratório que fará a criopreservação; todos os que entravam nas camaras de frio passavam pelo processo de resfriamento em nitrogênio líquido (196 oC negativos) em poucos minutos, sendo imerso diversas vezes em soluções crioprotetoras progressivamente mais concentradas; O corpo é identificado e guardado em tanques por tempo indeterminado, até o momento do retrocesso do processo em reversão assistida, esta fase está programada para 3076, rigorosamente 1000 anos de repouso total do sistema de vida na terra.

- Almirante Franchetti temos um problema gravíssimo no programa de implantação criogénica, esperávamos ter mais cinco dias de agrupamento, mas o senado, e as forças de coordenação na NASA tem que antecipar em 120 horas o ponto zero de disparo. A almirante Lisa Franchetti fora destacada para chefiar a Marinha norte-americana, tornando-a a primeira mulher membro do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, sabia das suas capacidades mas também tinha consciência das suas limitações, desde o inicio do programa que ela, experiente em planos de logística de grandes deslocações de massas de pessoas. Tinha consciência que toda esta odisseia teria os seus pontos fracos, e infelizmente é sempre o ponto mais fraco que cede, neste caso o panorama que lhe se depara, e para o qual ela infelizmente já estava consciente. Por rasões óbvias a seleção de pessoas teve inicio por altos quadros, catedráticos, pessoas altamente qualificadas para assumirem sistemas de vida partindo do zero. Perante esta realidade os dez dias de reagrupamento apenas processou um terço do numero de pessoas inicialmente previsto, foi uma correria louca, os Bunkers estão apenas a 50 % da sua capacidade quando começaram a ser selados, mas eram as ordens para as quais não havia a mínima hipótese de serem alteradas, tudo estava calculado ao milionésimo de segundo.

Mas os últimos cuculos detetaram uma anomalia da deslocação do Astroide através do espaço, creem os astrofísicos que a massa astronómica que voa em direção á terra deverá ter atravessado algum buraco negro algures ao entrar na nossa galáxia e que o acelerou no espaço tempo em 120 horas, ou seja ele avançou, em relação aos cálculos iniciais, cerca de 14 milhões e 880 mil kms no espaço.

Por muito que as pessoas se inquirissem sobre o programa, de nada lhes valia, fora implantado e coordenado por um coronel das forças de militarização da China, o lema com ele é, "virar sem questionar", a informação disponível sobre o processo de destruição com misseis do gigantesco astroide era zero, tudo estará a ser implementado sobre as normas mais rígidas de confidencialidade. Ninguém na face da terra tinha o real conhecimento da catástrofe que se aproximava, portanto a vida decorria na sua normalidade, os últimos refugiados selecionados, são encaminhados para o Tibete, silo de recurso na montanha dos Himalaias. Nos últimos dias centenas e centenas de voos chegaram àquela pista construída em apenas 5 dias.

Capitulo 23

" A partida"

Os discos rígidos á prova de inceneração estavam programados para assumirem o controle de toda a ação de disparo dos silos em todo o mundo. As chaves encriptadas estavam acionadas para as zero horas daquele dia, a nave que sairia para o espaço sessenta minutos antes, já estava preparada á já 10 dias, tinha dois armazéns de cápsulas para redutos humanos e animais, era a Arca de Noé desta era. 25 metros cúbicos com pequenos tubos gelados com seres vivos , as pessoas que iriam repovoar o planeta com sinais claros de condições de suporte de vida aos padrões terrestes, e 25 metros cúbicos de animais com todas as raças diferenciadas existentes na terra.

Os pilotos ligaram os sistemas de aquecimento primário dos termo reatores de plasma, programaram a rota até Andrómeda se encaixaram nos seus fatos “espaciais”, servem para manter os astronautas sãos e confortáveis quando não se encontram dentro da nave espacial. São herméticos, ou seja, conservam o ar, a temperatura e a pressão no seu interior, e são o mais parecidos possível com os da Terra. Os astronautas também levam capacetes que os protegem dos raios ultravioletas do Sol. Sem tudo isso e afastados da atmosfera terrestre, mas estes são diferentes, tem que suportar a pressão temporal durante todo o tempo de viagem, e no seu interior lhes foram injetadas milhares de microtubos que irão conter azoto liquido á temperatura de 196 graus negativos e a uma pressão barométrica de 134 bares . Os sistemas de suporte de vida está acionado, sua viagem será rápida em termos de contagem de tempo interestelar mas na verdade o que é nada mais que um microssegundo no cronómetro intergaláxico de contagem de tempo na máquina de deslocação temporal, mas na verdade estarão em viagem pelo espaço sideral até outra galáxia por uns eternos dois milhões e meio de anos de luz.

Os robôs humanoides assumiram as tarefas de disparo da nave, os três pilotos não são mais precisos neste processo, ligam os processadores de frio que injeta uma quantidade de azoto liquido e em segundos estão crio congelados, sua capacidades

físicas só se assumirão quando chegarem ao seu destino para voltarem a reverterem os processadores negativos de criopreservação e descompressão das moléculas humanas a fim de as pessoas agora em viagem venham a ter novamente a sua estatura inicial, as máquinas foram programadas para que tudo funcionasse sem a mínima hipótese de falhas.

Contagem decrescente para a saída, tudo está a postos e preparado para o futuro. A nave, que não é mais um cargueiro de sistemas de vida e tecnologia industrial á escala micrométrica, além dos seus 50 mt3 de armazenamento de vida, poi projetada com uns imensuráveis 500 mt3 de espaço microreduzido onde levam toda a tecnologia para sobreviveram e reiniciarem todo um novo sistema de vida noutra galáxia. Foram construídas apenas duas, esta que irá partir e outra que fica no hangar para ser utilizada dali 1000 anos temporais, os robôs estão programados para nessa data iniciarem a recolha de todos os humanos crio preservados por todo o mundo e os colocar na segunda nave. Não houve tempo para a recolha total de pessoas para a fuga, tem os segundos contados, daí solução de os microconservar para essa data.

Os reatores estão no ponto de fusão plásmica e os computadores no preciso momento, para que estão programados, inicia a deslocação temporal, a nave eleva-se majestosa, como que flutuasse é envolvida por uma enorme bolha de luz e lá vai, no mesmo instante a camera de disparo apontada para o espaço, fica vazia, algures pelo espaço irá se deslocar a uma vertiginosa velocidade da luz que é de 1 079 252 849 km/h. mas esta tecnologia a converte em velocidade instantânea e dali a um microssegundo estarão em seu destino, isto em termos de contagem temporal físico, os pesquisadores implantaram a dinâmica de um corpo, ou seja, seu movimento no espaço-tempo, que se comporta ao entrar em uma curva de viagem virado para o futuro.

Capitulo 24

"O impacto"

O astroide se aproxima estrondosamente rápido, por um qualquer motivo que os astrofísicos não compreenderam quando refizeram os cálculos para o impacto, apenas constataram, a enorme massa alterou a sua velocidade de aproximação ´da terra, eles previam ter mais uma semana até ao impacto mas este acelerou uns incríveis 7 milhões e meio de km no espaço, a possibilidade que que equacionaram, este monstro passou em alguma nublosa e saltou no tempo, isto é galgou um microssegundo no espaço sideral e ficou mais perto de nós de um momento para o outro.

No preciso momento calculado para a interceção no espaço, a 5000 km de distância, foram acionados os sistemas de disparo em simultâneo d todos os misseis preparados para o efeito. Em todo o mundo as máquinas se puseram em sintonia e no mesmo instante lá partiram os oito mil misseis balísticos, de todos os países envolvidos com capacidade de destruição massiva. O impacto dá-se no exato omento previsto, a explosão simultânea daquele poderio nuclear vaporiza o monstro que se dirigia para a terra, mas como previsto, uma enorme nuvem de poeira potencialmente mortífera e destruidora envolve o planeta induzida pelo efeito de vácuo da atmosfera terrestre.

A vida de milhões de pessoas alheias a todo este fenómeno decorria no seu ciclo normal, o programa fora tão bem implantado que, tirando quem foi selecionado previamente para ser conduzido ás cameras de criopreservação, todo o mundo se regia pelos seus padrões de vida quotidiano.

O plano inicial era mesmo de preservar a vida de todos , mas isso se tornou imensuravelmente impossível, Os computadores que eram operados por sistemas IA de ultima geração selecionaram quem tinha as maiores capacidades de desenvolverem a tecnologia no futuro, houve pequeníssimas exceções.

O lançamento de todos os mísseis programados para aquela operação se deu no exato momento para que estavam programados, ninguém na Terra estava contando que isto acontecesse. Foi um choque, uma imagem surreal surgiu no espaço. Além do estampido surreal efetivado pelo ruído dos mísseis em arranque após o seu disparo. O som era estridente milhares de pessoas constataram que esta possibilidade estaria sempre presente perante as ameaças nucleares entre países. No entanto, como por milagre, nos últimos meses havia uma consonância entre governos totalmente fora do normal, todas as pessoas alheias a estes projetos estavam convictas que viviam um sonho que se tornaria um pesadelo. As guerras que assolavam o mundo nos meses antes acabaram por ser solucionadas, ou melhor, em semanas fizeram-se inúmeras diligências entre países para acordarem acabar com a guerra. Decididamente possível, bem, pelo menos estava a ser. Uma reação nuclear. ou uma ofensiva neste sentido, estaria neste momento, totalmente fora de equação. No entanto, estupefatos assistiram á coisa que menos esperavam, e menos estavam preparados. A reação e o pensamento de milhares de pessoas naquele momento que assistiram à partida dos milhares de mísseis em todos os países com capacidade nuclear. O seu pensamento foi que os seus antigos inimigos tinham iniciado uma guerra Nuclear, como é óbvio o disparo imediato toda aquela quantidade de mísseis estaria a acontecer, no seu pensamento, porque os supostos adversários teriam efetivado o disparo de mísseis contra o seu país. A velocidade que os misseis alcançam após o seu disparo é estonteante, A velocidade dos mísseis Trident é de 32000 km hora, o que corresponde a necessitarem de apenas 6 minutos. E quarenta segundos para atingirem ou melhor para o impacto com asteroide.

Aqueles 6 minutos foram aterradores para a população, aqueles que presenciaram esta tragédia nuclear evidente. Foram 6 minutos de terror expectativa, como é óbvio, ninguém sabia o que estava a acontecer ou iria acontecer. foi uma surpresa total para a humanidade. Em apenas 6 minutos milhões de pessoas saíram dos edifícios, vieram à rua depois dos disparos, a visão de todos aqueles mísseis sobre o espaço era fenomenal e tem uma beleza aterradora. Para quem percebia um pouco de armas nucleares a ideia que tinha que após o disparo era de que eles iniciariam uma curvatura de voo ao encontro dos possíveis mísseis de ataque, no caso de ser uma ameaça por parte de um outro país atacante. ou de um outro país que ameaçasse o seu próprio. No entanto não era o caso, os mísseis subiram numa trajetória vertiginosa e direita em direção ao espaço.

Como é óbvio, ninguém esperava o sucedido, o conhecimento que tinham é que os seus mísseis au serem lançados, iriam intercetar outros que estariam em viagem contra o seu país. Portanto o óbvio é que a explosão se daria algures no oceano, ou na pior das hipóteses, a meio curso entre os países que eventualmente estariam a disparar. Claro que tinha conhecimento dos efeitos negativos e nefastos da essa ameaça dessa consequência, a espera das radiações e o impacto térmico deste acontecimento era aterrador e que possivelmente iria destruir totalmente ou parte da sua nação.

Aqueles 384 segundos exatos, depois do disparo a imagem que todos viram no céu foi de uma bola de fogo. A primeira coisa a sofrer foi os seus olhos, toda a gente ficou cega instantaneamente pela radiação ionizante do impacto de todos aqueles mísseis contra o asteroide. Foi fulminantemente abrangente em todo o planeta, em apenas alguns segundos na realidade, ninguém sofreu qualquer dor na perda de sua vida. Resultado catastrófico foi que seus corpos foram incinerados, não com fogo, mas com a radiação que eliminou todas as suas partículas do corpo todas as suas células, exceto que compunha seus ossos. Resultado final foi de milhões de cadáveres ou melhor, esqueletos neste caso espalhados pelas ruas, visto que a maior parte das pessoas ao terem conhecimento deste evento saíram para a rua para presenciar. O segundo efeito desta explosão se deu com os gases desconhecidos que corroeram as partículas metálicas que compunham as estruturas de betão de todas as construções. Todos os edifícios por incrível que pareça ruíram, pois, o seu ferro dentro das estruturas de Betão se dissipou pura e simplesmente. O betão não suportando as cargas para que teriam sido calculados acabou por pura e simplesmente desmoronar, todos os edifícios que colapsaram no mesmo instante.

Capitulo 25

" Precisão absoluta"

O presidente Biden após a ultima conferência por videoconferência com todos os lideres do mundo, ordena que todo o arsenal bélico nuclear seja na sua totalidade direcionado para este projeto de destruição do astroide, todos os seus homólogos estão em sintonia, o mundo precisa se defender desta ameaça massiva de destruição.

A tecnologia IA está de tal maneira bem programada que já não precisa de ser controlada, os sistemas desenvolvidos a partir de sistemas autónomos como , omachine learning, um subconjunto da inteligência artificial (IA), se concentra na criação de sistemas que aprendem por meio de dados com o objetivo de automatizar e acelerar o tempo de decisão e o tempo de retorno. Por outras palavras, as decisões e cálculos está tão desenvolvida que infraestruturas para o treinamento de IA em escala incluem rede de cluster, como RDMA e InfiniBand, computação de GPU bare metal e armazenamento de alto desempenho estão a ser geridos por este mega computador.

Assim, todos os parâmetros de interação entre todos os países não tem mais intervenção humana, tudo é gerido em forma absoluta por esta máquina.

Os cientistas no entanto detetaram uma falha para a qual os programas de defesa e computação da gestão do suporte de vida não tem solução. Após a saída de todos e o planeta ser aniquilado, quem desencadeará o processo reversivo das cameras de criopreservação por todo o mundo?. A ultima descoberta , mas sem tempo para ser desenvolvida em grande escala, é que o laboratório "Egenesis", com sede inicial em Cambridge e com a sua filial nos EUA liderada pelo eng genético Claurence Markmann, conseguiram um gerador de partículas capaz de desenvolver moléculas que regridem todo o processo das radiações no organismo, ma só uma pessoa cabe dentro da potencial camera de preservação de vida.

O processador da RDMA calcula e coordena todos os últimos minutos de vida na terra, todos os viajantes do tempo estão a bordo, as aeronaves que deslocaram todos os escolhidos para esta odisseia estão estacionadas na placa da pista nos Himalaias, o portal que sela as instalações do gerador de transmutação de partículas , no centro da montanha sagrada no Tibete.

Claurence não entende porque seu gerador empancou 15 dias atrás, depois de descobrir que o problema estava num chip que nunca deveria ter sido incinerado no seu desempenho de controle do gerador, ele o recebe por via Fedex, acha estranho as instruções, embora a sua entrega expresso ter demorado apenas 2 dias da China á sua mão nos EUA, a nota vinculativa de ligação era expressa, deveria fazer a computação dos circuitos apenas no dia 25 de Novembro ás 12horas 36 minutos e 45 segundos exatos. Com o seu gerador estava em sintonia de transmissão de dados com o seu congénere na China EB Engenharia, esperou os doze dias que antecipavam esse momento e no segundo preciso do fatídico dia 25 ele se posicionou para não haver a mínima hipótese de falhar o cronómetro da hiperligação, hora 12,36,45 seg , pressiona o comutador e apenas um estampido e uma coroa de energia o envolve, não recorda mais nada, cai dentro da camera inanimado.

Capítulo 26

" 2076, Descobrir os registos"

Após umas boas horas de repouso e de se alimentar Claurence liga o seu leitor de partículas, fica incrédulo, o ar é respirável e as radiações, que ele supunha serem mortíferas, simplesmente sumiram todo o ar analisado é totalmente compatível para os seres humanos. Está exausto, há imensas horas que ele está sentado em frente aos écrans de visualização que mostram os registos das ultimas horas na terra, ele revê centenas de vídeos das mais infinitas personalidades e eventos do movimento de sobrevivência registados por cameras que em 2026 eram obrigadas a estarem em todos os cantos da terra, em todos os países, em todas as cidades, derivado de um acordo multinacional de parâmetros a fazer registos de segurança. Incredulamente confirma a frieza de decisão por parte dos governantes, o critério de seleção optado para preservar a vida na terra, tudo era gerido e decidido por máquinas, sistemas computorizados que são destituídos de sentimentos, foram equacionados para obter o maior e melhor resultado escolhendo as performances de cultura e inteligência aliados ao cálculos de necessidade de crânios pensantes no futuro.

Teve uma ideia que o estimula de espectativa, procura os registos de sua cidade, seu laboratório, assim como sua casa ao abrigo da segurança nacional está abrangido pelos registos de imagem, trémulo insere as coordenadas e a data, não acredita, mostra as imagens das ultimas horas de sua família. Está ávido de curiosidade e raiva por encarar a triste realidade, como todos foram excluídos da chance de se salvarem, vê, nas imagens exteriores, seus vizinhos a caírem fulminados sem vida de um momento para o outro, instantâneo, navega nas imagens 3 D do interior de sua casa e não quer acreditar.

Vazia, não encontra ninguém, quando era suposto pela hora, dia 25 de Novembro de 2026, 12 h 36 m e 25 s, estarem todos a almoçar , sua esposa Matilde , seus filhos Matteo e Georgina, assim como sua empregada que sempre comia em conjunto com a família, era suposto estarem na sala de refeições, onde sempre religiosamente Matilde fazia questão de estarem á mesa ao meio deia e meio. Ninguém a casa está vazia, ele assiste ao momento da implosão molecular resultante da mega explosão o espaço, constata o que já vira em todas as outras construções, o desmoronamento de toda a estrutura por causa do aço interno que sustentava o betão se dissipar, como que em replay vê como um castelo de cartas sua casa se transformar num monte de betão e tijolos uniformemente se amontoar numa montanha de detritos.

Recua as imagens em reverso, dá um salto na cadeira, não acredita no que vê, cinco horas antes, pelas 7 da manhã, ouve tocar intransigentemente a campainha, nesse momento Claurence já se encontrava no laboratório a preparar o ciclo de introdução de parâmetros para que no momento indicado pelo fornecedor do chip, vindo da China, nada pudesse falhar, eram as instruções rigorosas da EB Engenharia, logo para si , naquele momento era mais um dia normalíssimo de sua atividade juntamente com George em seu laboratório.

O que visualiza o irá galvanizar para toda a sua atividade a partir daquele momento, revê as imagens incrédulo mais uma vez, uma patrulha de fuzileiros navais que em 2024 estiveram em evidencia no acidente que colapsou da ponte Francis Scott Key em Baltimore na altura viria a afetar significativamente, não apenas a navegação civil na costa leste dos Estados Unidos, mas também o componente militar dos Estados Unidos, entretanto fora construída uma maravilha da arquitetura, uma nova ponte de tirantes suspensos dera lugar á velha ponte de ferro, foram gastos na altura cerca de cem mil milhões de dólares, ainda havia valores de moeda na época, recorde-se que o colapso dos vãos centrais da ponte sobre o rio Patapsco se deu por uma avaria de satélites que induziram uma rota de erro do gargueiro "Dali" a chocar contra um pilar da ponte.

Os mesmos militares assumem atividades de controle civil em situações de crise global, entram em sua casa, após Matilde curiosa do porquê tanta insistência àquela hora, não lhe dão explicações apenas lhe transmite que tem ordens de os fazer acompanhar com a roupa que tem no corpo . ela e seu dois filhos , Matteo e Georgina.

Claurence chora de alegria, redireciona o registo de imagens para a Hamlet Avenue onde abriga a base do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, na área de Nimitz Drive e Hallsey Road. Incrivelmente constata que sua família, assim como milhares de outros cidadãos daquela área são conduzidos para os cargueiros do mesmo modelo do Airbus A 380, especialmente construídos para o êxodo humano da fuga ao colapso do planeta, não só pelo deteriorar e eliminação de todos os componentes vitais ao suporte de vida , como pela fatídica previsão da rota de colisão da Lua com a Terra. Fora então nesse avião com a bandeira dos EUA pintado claramente na frente da cabine do mesmo, que ele encontrara na placa quando ali chegou dias atrás vindo das instalações da EB Engenharia, que viajara os seus mais queridos. O que quer dizer que por qualquer motivo , que ele neste momento desconhece, o programa de proteção de civis incluíra a sua esposa e seus filhos.

Capitulo 27

"Corrida contra o tempo"

Claurence já entendeu que por qualquer motivo que lhe escapa, ele foi protegido de todo aquele cataclismo, ainda é um paradigma o fato de a EB Engenharia lhe ter condicionado para conectar o chip no seu gerador precisamente na hora, ao segundo exato, para referida conexão. O que fisicamente atuou como antidoto ás radiações ele não aprofundou , tal era a quantidade de informação e prioridades de análise nos primeiros dias de saída de seu coma, assim se designou. Outra coisa que o interroga é o facto de muita da atividade de embarque e tratamento de sistemas e equipamentos terem sido executados por robôs humanoides de ultima geração que, entre outras capacidades, conseguiram decifrar erros de implantação de sistemas de navegação e inclusive colocar a nave em órbita sendo direcionada e alinhada na rota interestelar desde os comandos terrestres no cabo de lançamento dentro da montanha. No entanto estes mesmos robôs estão, segundo constata Claurence , totalmente inoperacionais e inanimados.

Não sabe quanto tempo ele tem para procurar e reverter o processo de criopreservação em todos os Bunkers existentes, volta ao painel central de comandos de sistemas de vida e determinar uma nota que orientaria nas prioridades de ação.

Reformula todo o programa de reversão e descobre o que mais o inquietava e preocupava, afinal ele fora, por um processo extremamente complexo, excluído do programa de evacuação e protegido dentro da sua camera de emissão de neutrões, alimentada pelo gerador de partículas, por simplesmente ter que haver uma pessoa que viesse a acionar todos os sistemas de reversão de vida no pós cata clítico processo de autodestruição de vida no planeta, visto que os sistemas autónomos assegurados pelos sofisticadíssimos robôs precisarem de uma ordem física exterior para se reiniciarem.

Faz uma pausa para comer algo e executar algumas tarefas de higiene pessoal, afinal não é uma máquina que se movimenta sem repouso, o processo de aumento da pressão exterior da aproximação da Lua em relação á terra começa a fazer efeitos de desgaste físico em Claurence, depois de reanalisar todo o programa do pós cataclismo, chega á conclusão que tem de apenas reiniciar a capacidade de energia dos sistemas de controle de todo o equipamento autómato de execução de tarefas , inclusive os tão interventivos robôs. Relê os parâmetros de execução e passa á ação, depois de constatar que os reatores nucleares estão alimentados por liquido refrigerante , á base de azoto liquido, clica no start.

Imediatamente toda aquela cidade industrial e tecnológica ganha vida, por todo o lado, ele com os olhos semi fechados por falta de repouso, constata que tudo foi minuciosamente calculado, um robô bem pequeno, em relação aos outros que gradualmente começam a executar tarefas, se aproxima.

- Sou seu assistente de programas, informou a máquininha com uma voz metálica e sotaque inglês implantado pro alguém que não falava bem o inglês, daí a fonética um bocado estranha.

Pelo menos tem agora com quem falar, sua voz está fonética pelo fato de tanto tempo não utilizar as cordas vocais, estão afónicas de tanto tempo não serem utilizadas.

-Sua prioridade deverá ser reunir todas cápsulas crio preservadas carregar a nave e partir para reencontrar com os refugiados no destino final.

-Mais alguma coisa "Chapinha"? , assim se lembrou de chamar ao seu novo amigo. É uma corrida contra o tempo, não esperava demorar tanto tempo a se inteirar da situação caótica do planeta, tem exatamente 30 dias para tomar a decisão de deslocar com todos os humanos espalhados por todo o mundo nas cápsulas de criopreservação, seu amiguinho tem em sua memória todas as rotas e azimutes a seguir com probidade de rotas a fim de economizar tempo nas deslocações. Pelos cálculos do "Chapinha" terão que percorrer cerca de 200.000 kms nas várias viagens até os vários destinos onde se encontram os silos de armazenamento de cápsulas dentro dos bunkers.

Claurence confirma o combustível da aeronave que irá utilizar, "Chapinha está programado para ser co-piloto , mas face á tão pouca experiencia de Claurence a tripolar este gigante, que decide deixar seu amiguinho assumir o posto de Comandante.

Capitulo 28

" Recolha Humana"

Claurence com o "Chapinha" descolam em direção á distante á cidade de Ontário, 10 200 kms, de seguida rumam a Seattle, depois Denver, descem Nova York, passam para Atlanta, a seguir Dalas, descem para Cidade do México, na América do Sul só o Brasil , em São Paulo construíram um Bunker, atravessaram o Atlântico direção Madrid , depois Paris, passam a Londres, voltam ao continente param em Berlim, depois Oslo saltam para Helsínquia sobem a Moscovo, começam a descer em direção a Riad voltam para oriente e param em Nagpur-India, atravessam rumo a Tóquio e por fim Pyongyang na Coreia, descem até Sidney, ultimo destino de escala Xangai e retornam finalmente a Xining, ponto de partida.

Com esta viajem gastam uns preciosos 23 dias na recolha de todos os redutos humanos, é incrível como uma aeronave tem de autonomia com combustível nuclear, os construtores, no livro de bordo, assumem que é infinito, enfim vale o que vale, no caso valeu a economia de 193 preciosas horas de nosso tempo.

Cuidadosamente Claurence e "Chapinha", abrem os porões para os robôs de apoio na placa colocarem todos os contentores a bordo, ao todo recolheram 60 milhões de casulos de humanos e os colocam em contentores próprios para os preservar até ao destino final, Galáxia de Andrómeda , a nave tinha sido projetada para caberem exatamente todos os contentores, com os seus incríveis 750 mts3.

Após estes últimos 25 dias a Lua se encontra a uns perigosos 150.000 km de distancia. A órbita da Lua não é circular, mas sim elíptica, de modo que em um dos focos da elipse se localiza o centro de massa do sistema Terra-Lua e não o centro da Terra como se poderia pensar. A distância entre os centros da Lua e Terra varia de 357.300 km a 407.100 km. A velocidade média de translação da Lua fica em torno de 3.700 km/h. Esta aproximação eclíptica, altera a pressão da gravidade, que condiciona a capacidade de respiração, Claurence está ofegante, aproveita para descansar, nos últimos 23 dias perdeu talvez uns 5 kilos de peso, os robôs fizeram com exatidão as suas tarefas, e retornam aos seus suportes de descanso e recarga de energia.

A nave entra em função de voo, "Chapinha" recebeu a sua ultima carga de energia para iniciar o voo interestelar, o planeta terra, não considerando as pessoas Cripetoperservadas dentro da nave, está definitivamente destituída de vida, a terra está a começar a tremer, não por tremor de terra mas pela aproximação da Lua á terra, a pressão exercida é de tal forma alta que o planeta pura e simplesmente oscila sobre o seu eixo de rotação. Os vulcões estão simultaneamente a entrar em erupção, por pouco iria afetar os voos de recolha dos casulos em volta da terra, os Himalaias por sua vez não escapam á fenomenal de teorização das estruturas graníticas e calcarias das montanhas, Claurence está receoso que isso venha a afetar todo o equipamento de apoio para a descolagem.

O comandante "Chapinha" e seu co-piloto Claurence fazem um ultimo brefing do chek list, este processo realizado envolve uma observação minuciosa de cada item presente na lista e demanda de tempo. Consulta seu relógio para registar na sua ficha de voo a hora exata de descolagem, dia 25 de Novembro de 2076, 12 h 36 m e 25 s, claramente tudo estava cronometrado, recorda, faz o apontamento no ecrã tatch de plasma, e continua as ultimas verificações de voo. Por isso, é fundamental que todas as etapas da verificação sejam planejadas e serem seguidas com calma para que não encontrem qualquer anomalia no voo, até porque, não tem retorno, é seguir até nunca mais.

Capitulo 29

" Odisseia no espaço"

No preciso momento, pré estipulado, para a saída deste espaço tempo, ou melhor o disparo no paralelo intemporal que os levará até Andromeda em 2.500.000 anos de luz de viagem mas convertidos em apenas um microssegundo utilizando a deslocação plasmática no tempo, Claurence sente a pressão que o fato espacial exerce sobre o seu corpo, a neve treme ligeiramente, sobe lentamente no tubo de colocação em órbita seus olhos se fecham automaticamente perante o feixe de luz emitido pelos reatores catódicos que os porá viajar através do tempo, é uma luz azulada intensa e um zumbido fino e grave.

Para trás ficou o caos de um planeta em vias de colapsar, quando fizeram explodir o astroide causou uma onda de choque tão grande no espaço que veio a afetar a equilibrada órbita da Lua, deveria ter sido feito 14 dias antes com a Lua na outra metade de sua rotação, o que não afetaria diretamente o seu percurso, mas isso implicaria ter que intercetar grande massa do astroide a uma distancia inatingível pelos misseis existentes, foi um paradoxo a decisão desta destruição, por sua vez se atrasassem a interceção a explosão se daria tão perto da terra que o impacto a transformaria instantaneamente em uma amálgama de montanhas disformes e um planeta deformado pelas forças da energia produzida, seria arbitrário e em cadeia, a maior bomba de fusão nuclear já detonada cujo poder destrutivo era de cerca de 50 milhões de toneladas de dinamite. No caso desta explosão em simultâneo dos 8.000 misseis gerou o equivalente a 400 milhões de toneladas de dinamite.

Perante este cenário Claurence tem a noção que algures lá atrás alguém tomou a decisão de o fazer sobreviver para agora neste exato momento alguém, que no caso não poderiam ser máquinas, desencadear todo um processo de salvamento das restantes pessoas que por motivo de logística não poderiam ser incluídos na primeira viagem de fuga do cataclismo. Os cálculos de toda esta operação foi minuciosamente planeado, nada ficou ao acaso.

Ele olha uma ultima vez para o que foi o seu lar, o lar de todos aqueles que conseguiram sair do inferno em que se transformou o planeta terra. Sente o ultimo puxão da gravidade enquanto a nave flutua noma espiral em direção á extrato esfera, com a Teoria Geral da Relatividade, Einstein mostra que o tempo desacelera na presença de objetos massivos, pois a massa afeta a estrutura do Espaço-Tempo.

Uma luz intensa invade todo o interior da nave com um zumbido ensurdecedor Claurence fecha os olhos e comprime o diafragma para compensar a pressão pela ausência da gravidade. Der repente sente a nave novamente a entrar em espiral e a abrandar o fluxo de luz sentindo a gravidade a espalma-lo contra a cadeira de voo, olha pela escotilha e vislumbra um enorme planeta, muito maior que a terra. Como não teve preparação de voo, como os astronautas são obrigados a fazer durante meses em preparação para as viagens espaciais, sente todos fluxos da redução de velocidade que vinha, não acredita no que vê, vastas planícies verdejantes e montanhas repletas de florestas, é uma segunda terra, mas maior.

O calor da entrada na atmosfera começa a dissipar-se, ele pela escotilha viu a frente da nave e o ailerons laterais ficarem ao rubro como fogo, os paraquedas de redução de velocidade se abrem e pousa suavemente numa pista enorme junto de vários edifícios com uma arquitetura estranha.

A nave fumegante fica alguns minutos inerte a fazer um reset do ambiente exterior, após os quais abre a sua porta de desembarque e Claurence lha seu relógio Newman Daytona, e fica abismado são exatamente , 12 h 36 m e 26 s de 25 de Novembro de 2076, incrível a deslocação pelo espaço através de um portal intemporal que o levou a uma distancia de 2.500.000 anos de luz em apenas um segundo, olha o exterior e sente nas suas narinas o doce cheiro da floresta húmida que os circunda, enfim chegaram.

Capitulo 30

" O reencontro"

"Chapinha" deliga os reatores de plasma e acompanha Claurence á porta de desembarque, ficam abismados, milhares de pessoas elegantemente uniformizadas, estão na pista para os rececionar, tudo ao redor é autómato, vários robôs se encarregam de abrir os porões e colocar em uma passadeira rolante os milhares e milhares de casulos que serão teletransportados para uma central de despressurização e reversão do estado de criopreservação e alteração molecular dos átomos, a fim de todos que viajaram voltarem ao seu estado físico antes da redução plasmática de seus corpos.

Todos os presidentes mundiais estão alinhados na tribuna de receção, incrível o que vê, Biden, Putin, Mácron, Lin Xiqiang, Kim Jong-un, e como não poderia deixar de ser Elon Musk, as diferenças ideológicas e politicas desapareceram , segundo constata. Na receção civil deixa Claurence em lágrimas, vê na primeira fila sua esposa Matilde seus filhos Matteo e Georgina.

Desce para o solo de SPE, assim se chama o Expo planeta escolhido para ser adotado pela humanidade como sua nova casa.

Seus filhos quebram o protocolo e correm para os braços do pai, ele os reconhece , como é lógico, estão adultos cresceram mas tem aparência de jovem, segundo seu pensamento deveriam ter , Matteo matematicamente deveria estar com 64 anos e Georgina 59 , assim com sua esposa Matilde estaria agora com 80 anos, mas incrivelmente todos tem uma aparência jovial , como aue o tempo parasse algures em um estágio intemporal de não envelhecimento. Claurence ia retirar a jaqueta superior de seu fato espacial, um conselheiro que o irá acompanhar nesta chegada o aconselha a não o fazer, lhe explica rapidamente que terá de passar por uma quarentena, mas pode receber seu filho na mesma, um pouco mais difícil pela ergonomia do fato que limita seus movimentos.

-Papai como ansiamos este momento, seguimos todos os teus minutos de vida na terra, que espectativa que algo corresse mal, se apertaram num abraço possível para a vestimenta de seu pai, -vem cumprimenta mamãe e a mana antes de passares ás cerimónias protocolares.

-Meus queridos...(lágrimas de todos), julguei-vos a todos mortos naquele inferno na terra, que surpresa, mas...como vocês estão com esta aparência juvenil??, eu me acho velho ao pé de vocês.

-Meu amor, enfim juntos. Matilde rapidamente o pós ao corrente o quanto lhes foi difícil acatar as ordens e aceitar que Claurence teria que ficar em hibernação molecular a fim de não ser consumido pela mortífera radiação a fim de mais tarde poder salvar todo o resto da humanidade. -Esperei uns logos 50 anos para te abraçar e te felicitar por teu trabalho, foi fenomenal, seguimos daqui cada passo que tu deste naquele inferno de planeta, foste fenomenal, como sempre. Georgina, mais sentimental e chegada ao pai nada disse naquele momento , apena abraça o pai e as lágrimas inundam seu rosto.

Seu conselheiro, compreendendo o momento, o dirige agora á tribuna VIP onde é recebido com todas as honras. é-lhe explicado que no momento não pode retirar seu fato pois contem uma matéria que lhe induz gravidade, o informam em síntese que a quarentena mais não é que o reaprender a viver com a gravidade estrelar, coisa complicada para lhes explicarem em minutos.

- Meu caro, presidente Biden, em uníssono consentimento, toma a palavra. O quanto esperamos este momento, trouxe consigo a esperança de reabitar toda esta maravilha de planeta, como lhe irão explicar, terá muito tempo para isso assimile tranquilamente, somos agora 23 milhões, saímos da terra apenas 5 milhões , com a maravilhosa tecnologia e a nova filosofia de vida que adotamos, conseguimos um estatuto de vida e saúde para o qual trabalhamos arduamente na terra , sem no entanto termos lá conseguido esta sintonia. Biden em síntese mostra a Claurence o que poderia ter sido conseguido na terra. Como sabe meu caro, não é novidade para si, visto que o tenho, melhor todos temos, como um prodígio fascinante, não fora isso e a EB Engenharia não o teria escolhido para salvar a humanidade que lamentavelmente tivemos que deixar para trás. Acreditamos, agora todos os lideres de nações que felizmente conseguiram viajar

( Em edição , é como uma crónica que se irá desenrolar. Aceitam-se sugestões para o desenrolar desta saga.)

" salvaguarda-se a informação apresentada e parafraseada de alguns estudos, apresentados e sob consulta online, de vários sites de universidades e centros de investigação molecular"