marte (impacto)

IMPACTO

Tanto tempo em Marte a cabeça da gente pira com toda aquela pilha de gente que fica de bronze de cobre de minério de mercúrio e de tudo que é sem vida zanzando de um lado pro outro numa vastidão de máquinas de gente. Não vejo a hora de chegar do minério, respirar um pouco de mato, brincar com os bichos, sorrir pra gente sem máscaras e dormir um pouco na cama de casa, ver minha irmãzinha, beijar minha mãe e conversar um pouco com meu pai.

Talvez porque as horas daqui passem mais devagar que as da Terra... Não sei... Mas a sensação é de que a gente envelhece o mesmo tanto, eu sei que não, mas é como se existisse um abuso de poder sobre o corpo, um clique num botão qualquer e movemos montanhas de pedra. É de se assustar com a tecnologia moderna. “Isso é razoável”.

Se minha irmã não tivesse tantos problemas para avançar em sua programação... “Qual o problema apresentado por ela?” Minha irmã ainda não tem conseguido passar nos testes de convivência social. Isso me preocupa. Todos nós sabemos o fim de quem não consegue passar nesses testes. Não quero ver isso acontecer com minha irmã. É muito triste. É uma decepção para a comunidade padrão. “Sim, compreendo, essa é uma fase da vida muito complicada mesmo. Mas você tem tomado as doses de esperança e equilíbrio como prescreveu o monitor de saúde psíquica?” Tenho sim, graças a elas tenho conseguido manter a disciplina e a concentração no trabalho, mas as notícias que me vêm da Terra não são muito boas. “Como assim?” Veja bem, monitora QR57, o processo de aceitação e comprometimento do self comunitário da zona 23CTU3PO, no qual minha irmã está sendo selecionada, diz que os rendimentos comportamentais dela estão aquém do limite aceitável do padrão comunitário. “Entendo”. Pois é. Ela insiste em demonstrar convicções psicológicas e um discernimento de grau I...

“Veja, minerador HM/7a012, o senhor precisa confiar no sistema. Todos nós queremos o melhor para todos e todos querem o melhor para o sistema como está escrito na Constituição da NOM/2020, não é mesmo? Posso dizer que todos os esforços dos procedimentos estão a serviço do bem de todos e não há com que se preocupar. A maximização dos recursos depende da hiper-estimulação dos instrumentos. O senhor não considera isso salutar?”

O que é meu é nosso; e o que é nosso é seu. Sim, eu sei, compreendo e aplico.

“Então, minerador HM/7a012, tudo é uma coisa só, o senhor compreende?”

Eu sei, compreendo e aplico. Ótimo. Vamos conceder o que desejas. O sistema impera para o império de todos que se aplicam para o império, não é mesmo? Om Mani Padme Hum. Om Mani Padme Hum.

Pude constatar uma intensa alegria subir no meu peito ao entrar na atmosfera terrestre depois de dois anos relativos ao tempo da Terra trabalhando nas minas de Marte. Aquela conversa com a monitora QR57 me aliviou por completo, ainda mais depois de tomar as doses de esperança e serenidade receitadas ao fim do monitoramento. E agora já posso constatar com os meus olhos o brilho do mundo que deixara para trás e que agora está de volta na minha frente, tão perto do céu, a tocar as nuvens de raríssimo algodão. Chegar a casa, o portão aberto, é tudo eu nesta manhã. Piloto VW38... Não dá para ir mais depressa?

Passado o tempo do encanto, no qual as crianças se perdem em alegorias de realidade, surgiu um novo silêncio soturno sem tempo e espaço no coração de Beatriz, que a partir de sua adolescência vivia apenas um enlace de movimentos. Palavras da orientanda: os infelizes são infelizes cada um a sua maneira. As pessoas felizes assim o são por fazerem os outros infelizes, ou por serem tão infelizes que basta a infelicidade dos outros para que sintam um pouco de felicidade. É o relatório 970 da orientanda Beatriz.

Avenida Constelação de Órion, sem número.

Na beira da calçada, folhas sintéticas secas de outono, caídas do jacarandá PQ6500, varridas pelo vento meridional. O portão bate. Mas ninguém o fecha.

Na arinha de frente para o jardim, balança-se na rede flutuante Beatriz e, ao seu balanço, o mundo se eleva no horizonte tendo a rua como ápice de uma nova idéia, para ela não dita em livros de filosofia: não é possível prever o futuro sem antes rever o passado e prever que o futuro será a mesma coisa, só que diferente, porque não será igual à visão que teremos de nós mesmos.

Ouve-se da sala o som da rede flutuante zunindo em todos os vai-e-vens. Seu Beto, pai de Beatriz, está sentado em sua grande e confortável poltrona de balanço. O caderno eletrônico imita o delicioso barulho de papel sendo assoprado dos antigos jornais. Seu Beto passa a vista nas palavras speedy vector 2150. Está caro, ele balbucia enquanto olha o Coração de Jesus. Da cozinha vem o cheiro de molho de tomate. A sala é invadida pelo delicioso aroma.

Dona Alice cozinha muito bem e gosta de bebericar sua deliciosa vitamax energética enquanto canta:

Doce ilusão são teus olhos

Meu coração não vê a hora

De se livrar dessa armadilha

De paixão...

Ao som do cancioneiro, dona Alice faz apressar o tempo do almoço, bem como o seu tempo, que de resto não tem muita novidade naquela manhã de domingo. Arinha verde de vasos com flores modelo kw750. Zum zum zum. Bia! Diminui um pouco a velocidade da rede! Os gelos se debatem dentro do copo.

Balança, balança, balança a rede flutuadora a balançar a moça que olha fixamente para o portão. Portão fechado. Além dele está a Avenida da Constelação de Órion, que segue seu destino de mão dupla, e nele Beatriz também se encontra em algum lugar. Um lugar só seu, além daquele portão que se fecha sozinho e que nunca está aberto para fora dos caminhos. Bia! Você não me escutou?

O caso em si não é sério, diz o homem do tempo do jornal de domingo. Trata-se de uma hiper-concentração de magnetismo das ondas espaciais. Todas as vias, ao redor do cinturão de Ciryx estarão com instabilidades passageiras. Nada mais que prudência e velocidade reduzida para impedir acidentes.

Meio-dia é hora do sol a pino. Nenhum veículo aéreo desvia o seu caminho em torno do cinturão. Não tão graças à prudência e à velocidade reduzida, mas devido ao pouco movimento de ultra vectors e de fullpower vectors daquela manhã.

Nenhum acidente e, por isso, nenhuma novidade na vida desse sistema comunitário onde Beatriz é informada da situação. Sonha. Enquanto sonha estranhamente com a queda de uma máquina voadora inter-estelar. Um sonho de olhos abertos projetado em sua mente.

Bia! Desliga essa rede e vem almoçar. Beto! Desliga esse livro e vem almoçar.

Hum, gente! Que cheiro delicioso. Não é porque fui eu que fiz, não, mas que delícia! Estou esperando vocês. Tem macarrão, bife à parmeggiana e salada de rúcula com alface, hidropônicas.

Bia! Vem logo senão a comida esfria. Oi. Mamãe? Bia! Almoçar agora, desligar a rede, lavar as mãos, comer, conversar...

Tudo que passa por aqui não fica. Você já viu isso Alice? O que Beto? Esse novo escritor... dá uma espiada.

É como se o vento fosse uma labareda de fogo e o tempo um deserto sem miragem. Logo, esta casa é quente e nossas vidas um deserto passando como o tempo que é sem volta. O que tem demais, Beto? Tem cerveja na geladeira.

Beatriz você não vai querer salada? Foram feitas com tanto amor e carinho. Salada, não. Não mamãe, prefiro ficar no bife e no macarrão mesmo, nada de saladas, obrigadinha. Não vejo nada ao meu redor que me satisfaça, a mesa posta, os rostos que me negam, o vento que me balança, a força dos meus sonhos vejo e só. Nada é só meu. Tudo é desassossego. Passo invisível em direção do portão e nunca mais me vigiam. Caminho de bostas estúpidos. O que querem que eu faça? Uma vida de pavor mais tranqüilo devorando minhas entranhas. Lugar de mim sem lugar nenhum. Mais peso e menos espaço. Amenizar desejo de minhas entranhas. Eu sei que isso é idiota. O sexo é idiota se domesticado. Centros de educação holística... Chega de controle de comprimidinhos da felicidade. História programada, mulheres gestoras corporativas do ambiente familiar. Usinas de genética a fabricar bebês.

O Vazio das Tardes de Domingo, Beatriz, você já ouviu falar desse livro? Não papai. Devia ler. É coisa muito boa de escritor novo. Moço de talento como se comprova nas orelhas do livro.

É mesmo papai? Sim filha é coisa de escritor novo mesmo. Você devia ler o capítulo onde ele diz do Silêncio que diz tudo. Ora Beto, que coisa estranha o silêncio dizer tudo. Esses autores novos... Já foi aprovado pela academia de letras programáticas? Foi sim benzinho, peguei diretamente do acervo da academia, era o nome de um dos capítulos do livro. Imaginar que são tantas as regras de escrita que só homens velhos conseguem escrever faz desse moço um grande programador júnior de literatura, muito bom mesmo.

Bia, parece que seu irmão chega hoje. Porque ele não se projetou? Problema com as ondas espaciais. Ah, é, esqueci. Então, quer dizer... Sim Bia, ele vem de nave. Nossa! Mamãe! Mal posso esperar por esse momento. Mas será que não podemos ligar pra ele? Vamos almoçar primeiro.

Mamãe! Sim Bia. Tenho sonhado padrões de esfera dois a quatro. De novo essa história, Bia. Você sabe que deve tomar pílulas de sono padrões sete a nove. Você já não é mais uma menininha. Por acaso você está nos enganando? Não mamãe, estou tomando certinho, mas meus sonhos não passam do padrão quatro. Beto, nós já falamos sobre isso, será que teremos que requisitar novamente radioelectromagnetizadores? Nem me fale nisso, Alice, você sabe muito bem o quanto é caro um radioelectromagnetizador. Mas a Bia não pode ter sonhos padrões de esfera dois a quatro. Você sabe muito bem que ela não tem passado nos testes. Se outra vez ela repetir... Isso não vai acontecer, a Bia é muito inteligente, não é, Bia? Sou sim papai. Então, Alice, não precisa se preocupar. Eu mesmo na idade dela tinha esses sonhos. Não se preocupe tudo vai dar certo, Alice. Bia, não está gostoso o macarrão? Está sim, papai. Muito gostoso, viu mamãe! Obrigada, filha. Pega mais um bifinho. Pego sim! E você, Beto, não vai querer mais um bifinho? Quero sim, Alice. O vazio das tardes de domingo... Essa é boa!

ATENÇÃO MORADORES DO SISTEMA COMUNITÁRIO DA ZONA 23CTU3PO:

EVACUAR ÁREA ALÉM DOS LIMITES DO CINTURÃO DE CIRYX.

ISSO NÃO É UM EXERCÍCIO.

ATENÇÃO MORADORES DO SISTEMA COMUNITÁRIO DA ZONA 23CTU3PO:

EVACUAR ÁREA ALÉM DOS LIMITES DO CINTURÃO DE CIRYX.

ISSO NÃO É UM EXERCÍCIO.

ATENÇÃO MORADORES DO SISTEMA COMUNITÁRIO DA ZONA 23CTU3PO:

EVACUAR ÁREA ALÉM DOS LIMITES DO CINTURÃO DE CIRYX.

ISSO NÃO É UM EXERCÍCIO.

MAMÃE!

BIA!

BETO!

ALICE!

BIA!

ROBREDO!!!

Doutor Abreu
Enviado por Doutor Abreu em 03/01/2008
Código do texto: T800669