A Última Hipótese de Delfo

Capitulo I

Centésimo quarto Congresso de Física Teórica e Hipotético Dedutiva com a palavra o Sr. Delfo Pretrorius! Palmas para Sr. Pretrorius!

Concomitante a isso em uma das fileiras daquele salão alguém cochichava a sua namorada:

_Ei, esse não é aquele físico famoso por sua hipótese improvável mas, que acabou se demonstrando correta?

_ É ele mesmo, dizem que é mais excêntrico que tudo, dizem até que ele é usuário de drogas pesadas e corre o boato de que já experimentou todas as drogas que a química moderna foi capaz de produzir e que é conhecido principalmente por ser um cara nada convencional.

Com o microfone Pretrorius declarou com sua voz rouca:

_Essa é a hipótese que cheguei após exaustivas meditações, e é o que aconteceria se algo ou alguém se movesse mais rápido que a luz? Em teoria esse algo ou alguém a depender de sua aceleração em relação a velocidade da luz, poderia retroceder até o momento de singularidade e assistir o Big Bang ou em teoria poderia ver até o que aconteceu antes do Big Bang. Logo a viagem no tempo para o passado seria possível para um observador que superasse a velocidade da luz. Quanto tempo demorarão para demonstrar esta hipótese? Um milênio, não sei talvez a eternidade. Quanto tempo até podermos viajar mais rápido que a luz? Não sei talvez nem deus seja capaz disso. O que irei fazer é pedir acesso ao acelerador de partículas, tenho uma leve intuição que pode estar correta.

Naquele momento um frenesi tomou conta da maioria dos que estavam naquela sala, para muitos aquelas palavras pareciam ter o mesmo significado de uma mensagem vinda dos deuses, tamanho o fascínio por aquele homem que havia pronunciado tais palavras.

O único que ousou comentar aquelas declarações foi o não menos renomado físico Dr. Richard Antony:

_Mas como assim mais rápido que a velocidade da luz? O senhor matou a aula de teoria da relatividade. Para acelerarmos algo a velocidade da luz precisaríamos de toda matéria do universo!

Delfo Pretrorius com seu ar irônico lhe respondeu sem muito pensar :

Se não for alguém da nossa raça, algo como um robô, em talvez alguma realidade alternativa, ou algum alienígena em algum canto obscuro do universo irá provar esta hipótese algum dia. Senhores e senhoras mais alguém tem algo a perguntar caso contrario levarei meu corpo e minha mente daqui.

Tudo que se ouviu nesse momento foram alguns murmúrios, como um coro dessincronizado de varias pessoas aparentando estar atormentadas dizendo quase que ao mesmo tempo que precisavam fazer cálculos e trabalhar o máximo que puderem em suas formulas para testar a veracidade daquela hipótese.

E logo, logo aquele pequeno grupo de cientistas e estudantes desbaratinados se dispersou indo cada qual para seu canto.

Capitulo II

Em teoria primeiro se observa um fenômeno, depois se cria uma hipótese para explicar este fenômeno, em seguida testa-se esta hipótese e se a hipótese resistir a estes testes e explicar o fenômeno pode-se então criar uma lei ou até uma teoria para explicar aquele fenômeno. Na prática pelo menos para Delfo as coisas não funcionavam assim. Sua primeira contribuição para a ciência não respeitou esta sequencia e ele foi violentamente rechaçado por toda comunidade científica a ponto de muitos se perguntarem como alguém com um QI tão baixo podia se formar em física e se atrever a escrever um artigo de física teórica tão disparatado como aquele, que não sabia sequer que naquela situação o sinal daquela antiga equação era sempre positivo e que se ele não sabia isso, era capaz de não saber somar dois mais dois .

Mas o legal da ciência em relação a por exemplo as religiões é que nada em ciência é uma verdade absoluta, pois, a ciência possui um mecanismo de auto correção de erros que é posto para funcionar toda vez que surge algum fato que contradiga aquela lei ou teoria, aí novos experimentos tem de ser feitos e em muitos casos partes das teorias ou leis ou até mesmo teorias inteiras tem de ser reformuladas. Foi o que aconteceu com a teoria a que Delfo arriscou um palpite e uma evidencia que parecia ser insignificante e que havia passado despercebida a todos por muito tempo e que na teoria que Delfo havia criado mudava apenas um sinal de um dos lados daquela equação de mais para menos, mas que em função disso, mudava toda teoria quase que a invertendo-a de cabeça para baixo e que após de debates e mais debates, cálculos e mais cálculos acabaram por aceitar o novo modelo proposto por Delfo como o que mais correspondia a realidade.

Aí a mídia caiu em cima com seu rosto ficando famoso em todos os lugares. Algumas manchetes mencionavam ele como " O azarão da física" outras lhe davam o titulo de "O burro mas inteligente da física".

Toda essa montanha russa a que foi submetido Delfo em seu contato inicial com a Academia foi muito prejudicial para ele, pois quando a sua teoria ainda não tinha sido aceita o que demorou uns longos cinco anos sua namorada o abandonara e ele como não tinha nada a perder começou a usar cocaína e todo tipo de droga que por acaso cruzasse seu caminho, ficando desleixado com tudo, sua quitinete única herança de seus pais que haviam morrido em um acidente pouco após ele ingressar na faculdade, naquela época aquela quitinete mais parecia um deposito de lixo, e ele era visto dormindo em praças publicas ou trocando serviços como lavar o banheiro ou lavar pratos em troca de um prato de comida em restaurantes, sobrevivendo como pode a toda lixação acadêmica.

Depois quando vieram as primeiras evidencia de que sua modificação na teoria fazia sentido até a aceitação quase que total de que sua mudança naquela equação era de fato a melhor alternativa aos fatos, ele se tornou uma celebridade da noite pro dia com convites e mais convites para todo tipo de eventos, festas, fazer propagandas, títulos, ministrar aulas em universidades renomadas, até sua ex namorada o procurou tentando reatar o antigo namoro. Aquilo tudo incutiu nele um total desprezo por tudo e por todos. Ele agora tinha dinheiro e era famoso, reconhecido e respeitado em sua área, enfim tinha tudo que sempre almejara. Toda essa mudança brusca, quase que da noite para o dia fez nascer nele um forte sentimento niilista que fez com que ele se entregasse ao sexo e as drogas ou a qualquer forma de prazer. Se tornando arrogante, egocêntrico e irônico com tudo e com todos.

Capitulo III

Naquela noite Richard Antony ou Antony como era chamado por quase todo mundo tentou mas não conseguiu dormir. Ele estava trabalhando em uma teoria que considerava a velocidade da luz uma assíntota ou seja, poderíamos apenas nos aproximar cada vez mais e mais, mas nunca poderíamos atingir a velocidade de três vezes dez elevado a oitava potencia metros por segundo, pois para isso seria necessário que toda massa do universo fosse convertida em energia para acelerar aquela partícula e essa ideia de que a velocidade da luz era uma assíntota era o exemplo real de uma coisa que só existia matematicamente e tinha sido uma ideia original sua.

Agora aquele maluco que não tinha sequer doutorado e que por pura sorte havia invertido o sinal de uma equação e que para explicar este absurdo havia subvertido toda uma teoria consolidada há mais de meio século vinha com essa de voltar no tempo, viajar mais rápido que a luz e ver o passado. Em sua concepção e o que a maioria dos teóricos acreditava era que se você andasse mais rápido que a luz você viajaria para o futuro e não para o passado.

Assim com este fluxo de pensamentos Antony perdeu toda aquela noite de sono. O que não seria bom pois aquele dia que amanhecia era dia de ele ficar com seu filho e não queria estar de mau humor, cansado ou com sono. Mas não teve jeito ele não dormiu porém, se esforçou e se esforçou o máximo que pode para estar presente e corresponder as expectativas de seu filho de cinco anos que pouco a pouco descobria o mundo e vez por outra lhe fazia uma pergunta digna de um grande cientista. E não foi diferente em certo momento em que Antony estava distraído em devaneios relacionados aos seus estudos, seu filho lhe perguntou " em que o senhor papai está pensando?". E como que sugado de outro mundo para este mundo Antony respondeu "papai estava pensando no tempo filhinho, me diga aí do alto de sua sabedoria de seus cinco anos, qual você acha que é possível viajar para o futuro ou para o passado. A resposta de seu filho foi surpreendente " papai quer você viaje para o passado ou para o futuro o senhor vai estar sempre no presente". "Parabéns filho sua resposta é digna de um grande cientista". Uma pena é que o Einstein já havia demonstrado que o tempo é relativo pensou Antony sem querer transparecer qualquer coisa em seu semblante que contradizes-se ou contrariasse seu filho.

Noutro dia em que mais uma vez se deitava sobre aquele laborioso dilema a resposta de seu filho lhe veio a mente como um insight. Ei, meu filho está certo a teoria da relatividade só funciona se considerarmos dois pontos de vista juntos, para cada ponto de vista individual se está sempre no presente. Ó filhinho você é um gênio ajudando papai a acrescentar mais elementos a teoria da relatividade.

Capitulo IV

Hellborg era uma pessoa profundamente religiosa, apesar de também ser um físico brilhante e já havia pensado sobre aquela hipótese que Delfo propunha e para ele se viajássemos mais rápido que a luz veríamos Deus, que poderia estar com sua face voltada para o passado ou para o futuro. Ele só não conseguia descobrir o que mudava caso ele estivesse olhando para o passado ou para o futuro. E naquele momento sentiu um ponto de fraqueza em sua fé em seu Deus onipotente e onipresente. Será que Delfo havia descoberto algo ou intuído algo que lhe escapava de modo ao o olhar de Deus estar voltado apenas para o passado, não podendo se voltar para o futuro. Segundo seus colegas de academia se viajássemos mais rápido que a luz teríamos acesso somente ao futuro. Quem afinal estaria certo Delfo, seus colegas de Academia ou ele. Mas qualquer que fosse a hipótese certa Deus estaria ali onde nem a luz pode chegar, era assim que sua mente funcionava, para onde quer que olhasse se via olhando diretamente para Deus e ele ou alguém algum dia encontraria alguma prova da existência de Deus. Mesmo que atualmente majoritariamente toda a Academia fosse cética. E ele tinha a mesma fé que o fizera superar a infância quase sem nenhum recurso, e sem a mínima instrução e que mesmo com todas essas barreiras sua fé o fez ser aceito no mais prestigiado curso de graduação em física do seu pais, a mesma fé que o acompanhara em todos os momentos de sua brilhante carreira.

Ele só duvidara de sua fé uma vez, quando havia conversado com um biólogo evolucionista que havia lhe dito que a fé havia tido uma função evolutiva, permitindo que nossos ancestrais se organizassem em grupos cada vez maiores, o que teria sido uma vantagem evolutiva decisiva contra os neandertais, na luta pela sobrevivência, uma vez que os neandertais que não conseguiam se organizar em grupos grandes, o que permitiu a nossa espécie extinguir toda aquela outra espécie de hominídeo.

Mas que no contexto atual a fé se assemelhava mais a um dente cirzo que na maioria das vezes só trazia mais problemas como as guerras religiosas, cruzadas, caça as bruxas. Foi só nesse momento que sua fé vacilou pois, apesar de sua fé, também havia nele um lado racional, muito desenvolvido que lhe permitira uma carreira de sucesso como físico.

Agora diante dessa nova hipótese, que desafiava sua compreensão de Deus, aquela conversa com aquele biólogo novamente lhe vinha a cabeça. Será que sua fé só lhe foi benéfica no passado enquanto lutava por sua sobrevivência e instrução e agora ele apenas carregava aquele velho fardo já sem serventia.

Capítulo V

Nada pode viajar mais rápido que a luz? Diz isso para um buraco negro ou para a criação um zilionésimo de zilionésimo de segundo após o Big Bang retrucou Delfo, tentando achar mais argumentos que mostrassem que a teoria da relatividade era falha ao explicar os dados coletados no acelerador de partículas. Senão toda matéria colapsaria e nem matéria nem espaço poderiam ser formados, não é meu caro Richard.

Não meu estimado Pretrorius esses dados não foram coletados nem analisados corretamente como mostram meus relatórios. Sendo assim, a velocidade da luz é uma assíntota e nada pode viajar mais rápido ou na mesma velocidade que ela.

Este foi o ponto alto da guerra de egos entre Delfo e Antony. Desde que Delfo havia anunciado sua hipótese em clima hollywoodiano, os dois haviam declarado guerra científica entre eles. De um lado Delfo, com sua intuição aguda e perspicaz. Do outro lado estava Antony, com todo seu conhecimento sobre teoria da relatividade e suas imensas contribuições a mesma.

Nesse debate os cientistas e estudantes se dividiam, uma maioria acreditava que Delfo estava certo uns poucos acreditavam que Antony era quem estava correto. O único no meio dessa muvuca, que não tomava partido era Hellborg. Mas mesmo este via dentro de si uma leve inclinação para a hipótese de Delfo, um pouco levado por suas crenças religiosas. E em certos instantes sua mente tendia a hipótese de Antony, pois caso viajássemos mais rápido que a luz e não encontrássemos Deus, talvez a humanidade perdesse totalmente a fé em um poder superior e isso aumentava a rachadura em sua fé,que havia nascido quando aquele biólogo sugerira tal hipótese evolutiva para a fé e ele oscilava entre Deus dando sentido a sua vida, e a hipótese de que não havia nenhum sentido mágico por trás da vida e portanto Deus não existia.

Quem estava certo só estudos em um provável futuro muito, muito longínquo responderiam aquelas questões.

Enquanto isso havia discussões acaloradas entre os que estavam de cada um dos lados. O lado de Delfo como era de se esperar possui-a quase dez vezes o número de adeptos que Antony, enquanto uns poucos gatos pingados achavam a teoria de Antony a correta.

Eles debatiam entre si em encontros organizados em bares, na internet e até colavam adesivos em seus carros. Os seguidores de Delfo chegaram ao ponto de editar um jornal com charges sobre a teoria de Antony e a a hipótese de Delfo explicada para leigos. jornais estes que eram distribuídas não só naquela universidade, mas em varias universidades do país.

Muitos fora da física enxergavam aquele movimento já como uma seita em que todos acreditavam que algo poderia ser mais rápido que a luz e de lá se poderia olhar o passado.

Final

Talvez o dia que comprovarem minha hipótese, esta não passe de um pedaço de argila, como eram hoje alguns pedaços de argila que foram encontrados com o teorema de Pitágoras que datavam de muito, muito tempo antes de Pitágoras. Talvez outra civilização ou até extraterrestres achem os destroços de nossa civilização e por um acaso muito, muito raro encontrem esta hipótese e pensem. Nossa como eram avançados esses terráqueos ou qualquer nome que nos derem. Ou talvez ainda podem pensar nossa como eram imbecis aqueles terráqueos.

O fato é que se eu estiver certo e segundo as estimativas de avanço científico estimadas só teremos tecnologia necessária para viajar mais rápido que a luz daqui a uns dez bilhões de anos e o nosso sol só possui aproximadamente sete bilhões de vida útil, até nos engolir. Isso se não formos extintos no meio desse caminho.

Talvez alguma civilização em algum canto do universo esteja prestes a alcançar esta tecnologia ou já alcançou e nas palavras de Hellborg estejam vendo Deus, nesse exato momento ou então como eu as vezes penso estão começando a brincar de deus. Ou talvez até eu esteja errado e a velocidade da luz seja uma assíntota como diz o Antony.

Não sei, o que sei ,é tenho heroína e fentanil a vontade aqui nesse quarto de hotel e vou injetar, injetar até que a única certeza que realmente temos me alcance. Vou morrer em uma banheira como meus ídolos de rock do passado Jim Morrison e Janis Joplin morreram.

Quanto a verdade? A verdade é um punhal cravado em sua carne. A única verdade que existe e sempre existiu desde que a vida surgiu é a morte. O homem pode chegar um dia com avanços da medicina a viver um milhão de anos, mas um dia ele vai se cansar e desejar morrer, porque não fomos programados para viver eternamente.

E um dia todos seremos esquecidos ou mal se lembrarão de nós como hoje nós mal nos lembramos dos escritos em argila que mesmo com supercomputadores e inteligência artificial mal conseguimos decifrar.

A quem encontrar estas são as ultimas palavras de Delfo Pretrorius.

Dois mil anos após a morte de Delfo um grupo de pesquisadores de lógica astronômica utilizando super computadores formularam uma teoria que postulava que caso conseguíssemos viajar mais rápido que a luz conseguiríamos escapar do Buraco Negro em que se encontra nosso universo e uma consequência logica disso é todos os universos se fundiriam em um único buraco negro em um futuro infinitamente distante. Esta foi a teoria que perdurou até que a humanidade se extinguiu.

As teorias, formulas, especulações presentes nesta obra embora possuam alguns pontos em comum com as teorias reais são utilizadas como artifício meramente fantasioso, seguindo apenas o desejo da imaginação do autor, não tendo compromisso em corresponder a qualquer premissa ou pressuposto das teorias reais e não obedecendo e não pertencendo a qualquer lei ou teoria real.

Denis Glauber da Silva Reis
Enviado por Denis Glauber da Silva Reis em 13/02/2024
Reeditado em 13/04/2024
Código do texto: T7997884
Classificação de conteúdo: seguro