NOAH-15 – Capítulo 5 – Pelo nosso bem

--------

Leia antes:

Prólogo

https://www.recantodasletras.com.br/contosdeficcaocientifica/7704577

Capítulo 1

https://www.recantodasletras.com.br/contosdeficcaocientifica/7717944

Capítulo 2

https://www.recantodasletras.com.br/contosdeficcaocientifica/7727012

Capítulo 3

https://www.recantodasletras.com.br/contosdeficcaocientifica/7793280

Capítulo 4

https://www.recantodasletras.com.br/contosdeficcaocientifica/7818560

--------

* História e Lições *

Hoje fui acordada com meus filhos e netos literalmente invadindo a minha casa. Antônia e Rafael e respectivos marido e esposa e meus lindos netos Hanna, Sarah, Youssef e Dionísio. Era a comemoração do segundo ano de vida de Dionísio, o mais novo. Vendo a minha cama cheia de pessoas me acordando fez meu coração sofrer em silêncio pela falta do meu Allan.

Quatro anos se passaram desde que perdemos o nosso Capitão. Passamos por mais dois ciclos de reprodução e, novamente, a quantidade de pessoas nascidas foi ligeiramente superior ao esperado, mas não passou de doze pessoas a mais dos que as duas mil e quinhentas esperadas.

O Comandante Kain aproveitou o seu crescimento meteórico na carreira, alavancado pela indicação do Allan, e trocou todo o efetivo da Ponte de Comando por pessoas da sua confiança. Isso gerou uma série de reclamações em NOAH-15 pois esperava-se, por padrão, que a meritocracia vencesse. Várias reuniões entre os mais velhos, alguns desses alçados a cargos de Consultores, alertaram o atual capitão que isso não poderia prosseguir nessa linha e que todas as consultas feitas aos habitantes davam a situação como preocupante.

Em reunião com o Domo Terra, o capitão Kain chegou a receber uma advertência por sua forma de liderança.

Apesar da idade começar a me pesar, a pedido de Allan, prestava bastante atenção ao que acontecia com Kain e, com evidências bem claras, realmente parecia que Kain tinha desvios morais e de conduta muito perigosas.

Como Historiadora de profissão, lembrei-me dos problemas que todas as sociedades humanas tiveram ao longo da sua história, nomeadamente os que ocorreram nos dois últimos séculos. Das duas grandes guerras mundiais do século XX, que ceifaram milhões de vidas, culminando com a criação de centenas de lideres ditadores que se sucederam por décadas, escravizando bilhões de humanos, matando-os de inanição e, através da justiça exercida por pessoas parciais, acabaram com todos os direitos das pessoas, inclusive os direitos fundamentais do ser humano, dando penas capitais à maioria das pessoas que se levantavam para criticar algo ou alguém. Foi uma era triste para os humanos modernos porém, não foi a pior. Vejo sinais em Kain de que está se aproximando de tomar ações cada dia mais próximas às dos ditadores dessa época passada.

Após as eras dos ditadores modernos, veio a fase mais negra de toda a história do homem moderno e, por mais terríveis que personagens clássicos tenham sido, cruéis genocidas e destruidores, essa fase pós ditadores jamais poderá ser esquecida, nem em um milhão de anos, e falada por todos os humanos por todo o Universo.

No primeiro quarto do século XXI iniciaram-se as terríveis Guerras Gênicas(1). Claro que me lembro das aulas detalhadas de História sobre essa época porém, sequer consigo descrever de forma rasteira todo o terror e superação dessa era. A humanidade reduzida a menos de 20% do que era no inicio do Século XXI, quase completamente eliminada da história universal, conseguiu se unir e passar por essa fase, mas na profundeza do nosso DNA jamais esqueceremos como humanos puderam chegar tão baixo na escala de inteligência e tão alto na escala de crueldade. Ainda bem que já vão pelo menos 6 gerações de humanos sem problemas como esses.

A terceira geração de exohumanos(2) foi gestada em nossa astronave e hoje choram por toda ela a plenos pulmões, mostrando toda a vitalidade que a nossa raça possui e, mesmo assim, meu coração estava cada dia mais apertado por sentir que o futuro deles poderia ser duro como os de nossos ancestrais.

* Sinais *

Em pouco tempo as crianças já não choravam mais pelas casas, mas corriam com toda a energia por entre elas. Meu neto mais novo, Dionísio, já com sete anos, era um dos que mais corria pela astronave, metendo-se constantemente em pequenos problemas e incômodos rasos. Demonstrava muito interesse e destreza para a leitura e absorvia dados quase tão rápido quanto um computador.

Durante esses cinco anos que se passaram, sinais mais sérios passaram a vir da Ponte de Comando de NOAH-15. Retirados todos os antigos tripulantes dos postos chave, Kain começou a tomar atitudes cada dia mais autoritárias e desnecessárias. Começou a dividir os poucos habitantes em NOAH-15 em grupos ideológicos, criando e fomentando diferenças que nunca existiram entre as pessoas. Os sinais já estavam muito claros e, com a urgência que tais medidas começaram a ser tomadas, com igual urgência comecei a criar grupos de estudo para preparar o maior número de pessoas para o que parecia inevitável. Inevitável porque boa parte da população de NOAH-15 via na figura do Capitão Kain algo muito mais importante e superior do que realmente era, e promovido e ungido pelo herói Allan a tal cargo.

Nos ensina a história que sempre que alguém alcança esse nível de domínio psicológico sobre as multidões, quase sempre algo errado acontece. Existe um ditado quase esquecido que diz: “se queres conhecer um homem, dê-lhe poderes”. Poucos lideres com esse poder, em toda a história humana, foram altruístas e mesmo esses acabavam sucumbindo ao doce sabor do poder. Como disse, poucos.

Logo depois de Dionísio comemorar seu nono ano de vida, acordamos com várias mudanças drásticas em NOAH-15. Nenhuma dessas mudanças passou pela cabeça de qualquer das aproximadamente 4.500 pessoas que habitavam nosso pequeno mundo vagando pelo Universo. Exatamente às 9h da manhã um comunicado foi emitido pelo sistema de comunicação de NOAH-15, agendando uma discurso do Capitão para as 2h da tarde desse mesmo dia. Até ao horário da transmissão, todos deveriam ficar em casa, de maneira pacífica ou, se necessário, com o uso da força, força essa criada na noite anterior, onde um poder Policial com 40 homens foi instituído.

Durante o comunicado descobrimos também que o novo título do Capitão seria General e, por exigência deste, deveríamos sempre nos dirigir a ele como General Kain e que NOAH-15 seria batizada com um novo nome. Ato contínuo, todas as comunicações em NOAH-15 foram desligadas e a força policial já estava a postos por toda a astronave, estranhamente armados com armas do arsenal de emergência e, para provar a seriedade de suas ameaças, os poucos que ousaram sair de casa acabaram por ter armas apontadas para si e sua família e sendo tratados com um truculência digna dos bárbaros de outrora. Socos, empurrões, agressões das mais variadas, fosse que fosse, homem, mulher ou criança.

Acabaram-se os sinais. Um golpe ditatorial estava se instalando naquele momento em nosso paraíso.

* República Social-democrática de Okubã *

Quem diria que a pouco mais de 2 anos-luz da Terra o ser humano cometeria os mesmos erros trágicos do passado. Inicia-se uma nova era em NOAH-15, uma ditadura disfarçada de Democracia, autodenominada pelo autoproclamado General Kain Okubã de República Social-democrática de Okubã. E mais, agora NOAH-15 não era mais um nome permitido e quem o pronunciasse teria repreensões, ainda a serem determinadas.

Presos em casa, com a comunicação desligada e os seguidores de Kain patrulhando as ruas e agredindo qualquer um que ousasse descumprir as ordens dadas, tivemos que esperar pacientemente até às duas horas da tarde para ouvir o que o Ditador Republicano tinha a falar. Agora era a hora de pensar, ver e sentir, não era hora de agir.

A espera terminou pontualmente às catorze horas, conforme comunicado. Todas as telas e alto-falantes de NOAH-15 foram ligados para que Kain pudesse falar o que pretendia - assim achávamos nós.

Surge a imagem de um púlpito de fundo negro e iluminado com luzes amareladas, efusivamente ornamentado em cores vermelhas e douradas, um escudo oval azul celeste centralizado, atravessado a quarenta e cinco graus, da direita para a esquerda, pelo desenho de um antebraço negro erguido e de punho fechado, segurando uma faixa de vermelho intenso, da largura de um dedo, parecendo flutuar no ar e, em letras douradas, na parte de baixo do escudo, a inscrição RSDO (3). Nunca, até este momento, viu-se em NOAH-15 tamanha ostentação e exibição de um símbolo, exceto em peças culturais. Atrevo-me a garantir que em todos os lugares onde habitam humanos atualmente, nos últimos cem anos, nada parecido foi visto.

Vindo da direita para a esquerda, aparece o até então subcomandante Namir Tchecarov, vestindo um traje austero, negro com detalhes dourados, uma boina negra com um simbolo similar ao braço negro de punho fechado dentro do escudo azul celeste, e rapidamente se apresenta como Coronel Tchecarov, com voz desproporcionalmente alta e com tom impositivo e intimidador.

E seguindo nesse tom de voz, emite uma rápida declaração de apresentação:

“Caros habitantes da nossa grande República Social-democrática de Okubã, a partir de hoje a nossa vida nesta astronave mudará completamente e, para explicações detalhadas, deixarei o nosso Comandante Supremo, o General Okubã explicar-lhes todas as grande e incríveis mudanças que acontecerão. Com vocês, o General Okubã”.

Ato continuo, com todas as pessoas que eu consegui ver de boca aberta e ar de assustados e sem entender nada, Okubã apresenta-se no púlpito, vindo da esquerda para a direita, enquanto Namir saia de cena, em passos coordenados, pelo lado oposto.

Inicia-se então o discurso de mais um tirano que cometerá uma série de atrocidades:

“Meus graduados em comando, estimada e honrada tropa republicana, senhores e senhoras habitantes de nossa nova e Democrática República, me coloco ante vocês para passar todas as fantásticas novidades que acometerão a nossa vida daqui para a frente”.

Fez uma pausa e olhou profundamente para a frente, com olhos inquisitivos e penetrantes, antes de continuar.

“Agradeço a todos que me aceitaram como General Líder da nossa querida República, de maneira fraterna e acolhedora. Agradeço também por terem aceitado a homenagem que fiz à minha família colocando o sobrenome dela como o nome da República. O nome OKUBÃ vem de uma longa linhagem africana de heróis, reis e guerreiros de que meu falecido pai contava em versos e prosas”.

Nesse momento Kain parou novamente de falar pois ouviram-se algumas manifestações efusivas de descontentamento, aqui e ali, com o discurso, rápida e rispidamente silenciadas pelos soldados espalhados pela Astronave. Com o silêncio reestabelecido, Kain continuou.

“Meu pai, aonde se encontrar, há de estar agradecido à nossa bondade com a homenagem prestada.

Quero agradecer muito ao nosso saudoso Capitão Allan, com quem sonhei há uma semana e, altivo ante mim, me incentivou a dar curso a esta nova e maravilhosa empreitada e, com isso, ele sempre será lembrado em nossos pensamentos por sua incrível liderança e pelo ato heroico e altruísta que nos salvou e, por isso, no dia e mês em que ele nos deixou, declaro como um dia em que só trabalharão as pessoas em serviços essenciais em todos os anos daqui para sempre.

Mas, porque estamos juntos aqui, quero agradecer a esta civilização que começa a se formar em tão longa viagem a um quase desconhecido destino. Deixo então a minha homenagem aos desbravadores deste século, os desbravadores do Universo. Considero todos vocês a minha família e amigos.

Entretanto, com o acidente que tivemos no passado, aprendemos muito sobre o quanto somos insignificantes ante este espaço negro e vazio e o quanto somos frágeis e fracos diante de crises como aquela.

Passamos estes últimos anos recuperando o que tínhamos no inicio da nossa jornada, e durante esse tempo passamos por necessidades, excesso de trabalho e, principalmente, tivemos que aceitar a perda de familiares e amigos.

Ainda, neste momento, não temos todos os nossos recursos recuperados e funcionando corretamente e esse tipo de falha é inaceitável. Por esses erros e fraquezas poderemos perecer e nunca viraremos verdadeiros colonizadores.

Ações urgente, enérgicas e definitivas precisavam ser tomadas e assim foi que comecei a minha mais dura jornada: salvar esta civilização.”

Neste momento, ainda que com algum temor do jugo pesado na mão dos apoiadores do General, pessoas começaram a elevar a voz em reclamação clara sobre o tom e as conclusões apresentadas pelo autoproclamado General Okubã. Mas o sistema de som da nave estava desligado em sentido inverso ao do pronunciamento de Kain Okubã então, o barulho acabava sendo localizado e não tinha tempo de se generalizar.

Antes do inicio de seu pronunciamento, uma pequena demonstração de força foi o suficiente para que a grande maioria das pessoas entrassem em parcial paralisia gerada pelo medo. Mas, para os poucos que se pronunciaram, desta vez uma ameça oral foi o quanto bastou para que a insurgência fosse sepultada. E assim o discurso foi retomado.

“Como dizia, assumi, com um seleto grupo de pessoas, o ato altruístico de resolver os problemas da nossa embrionária civilização. Admito que precisarei empenhar todo o esforço que minha mente e meu corpo puderem dar, mas buscarei sempre a força e consolo no fato da nobreza da atitude de nos salvar a todos.

No último ano venho montando a minha equipe especial e discutindo com eles quais seriam as melhores ações a serem tomadas e, dessas extensas e cansativas reuniões, escrevemos um pequeno livro de procedimentos, com direitos e deveres, punições e recompensas e tudo mais que achamos necessário. Como toda a República, conforme escrito nos anais da história humana, chamaremos esse livro de Constituição.

Por ter o objetivo de atender a todos os cidadãos desta civilização, aceitaremos sugestões de alteração, sempre nominais, que serão analisadas pelo Comitê Constituinte, que analisará e aceitará ou não a sugestão, e, em caso de aceite, será implementado no livro, se meu voto não for contrário.

A Constituição feita para os cidadãos é um pouco extensa para que seja lida agora em sua integra, mas tal integra estará disponível a todos através da nossa rede de dados interna. Entretanto, passo a ler alguns artigos da mesma, aqueles que considero de maior relevância imediata.

Sobre COMUNICAÇÃO:

Todas as comunicações internas da astronave serão gravadas e monitoradas, sejam essas comunicações feitas por instrumentos de tecnologia ou, em lugar público, captadas pelo sistema de áudio interno.

Sobre as comunicações com o Domo Terra, agente esse considerado como perturbador da ordem interna, só serão possíveis serem feitas em uma cabine especial na torre de comando, acompanhada por duas pessoas que analisarão em tempo real se algo contrário aos interesses de nossa civilização será falado. Esses analistas poderão cortar a conexão a qualquer momento, sem aviso que anteceda tal ação. Cada pessoa poderá usar essa comunicação por 10 minutos, uma vez por mês.”

Foi possível ouvir vários murmúrios perto de onde estávamos mas o medo já servia como censura sem precisar mais da mão pesada do censor. Eram murmúrios baixos de pessoas que tinham grande famílias na Terra e ainda se comunicavam frequentemente com eles mas, murmúrios muito baixos e rápidos, quase impossíveis de entender seu conteúdo.

“Sobre RELIGIÃO:

As quatro salas religiosas disponíveis em nosso território deverão ter cor única branca e totalmente desprovida de símbolos e fotos. Como exceção, entendendo que serão gratos por tudo, serão aceitos quadros com a minha imagem e da minha família no interior dos mesmos.

Sobre EDUCAÇÃO ESCOLAR

A grade escolar não será mais a clássica imposta pelos opressores terrestres. Criamos um comitê que está se aprofundando no assunto para lançarem em breve um manual de orientações para o ensino.

Entretanto, desde já, não se tem mais aulas que falem dos opressores terrestres, sua história e seus costumes.

Para podermos economizar recursos, estabeleceremos toques de recolher todos os dias a partir das 20h00, até às 6h00, a serem analisadas autorizações especiais fora desse horário.

Novas regras de alimentação serão divulgadas em breve. O consumo de proteínas animais e de vegetais frescos está acima do que foi considerado ideal pelos especialistas que consultamos. A partir de amanhã cada pessoa receberá as doses necessárias de alimentação processada necessária para se manter com a melhor saúde física e mental.

E, como disse, estamos aprimorando a constituição e divulgaremos todos os dias os acréscimos e alterações.

Amigos e amigas, pessoas que considero minha família, esta Constituição está sendo criada com esmero e amor pois tudo que lá for colocado será sempre pelo nosso bem.”

Glossário

(1) As Guerras Genicas do Século XXI mereceram um artigo exclusivo, que no livro final será tratado como adendo.

(2) Exohumanos: palavra usada para designar animais da espécie humana que nasceram fora do Sistema Solar onde orbita a Terra

(3) República Social-democrática de Okubã.