NOAH-15 – Prólogo – Redige b - Sagitarius A
Sagitarius A, o Buraco Negro da galáxia conhecida como "Via Láctea", por uma raça que se autodenomina de Humanos e habitam um dos confins extremos dessa mesma galáxia.
Eles não sabem ainda da nossa existência, até porque somos uma raça mais antiga e tivemos a chance de evoluir tecnologicamente por mais tempo que eles.
Mas agora, que estamos cada dia mais próximos de Sagitarius A, o tempo para nós passará cada vez mais devagar, com relação ao tempo dos humanos, claro. Assim, acreditamos que eles poderão nos ultrapassar tecnologicamente em breve, no nosso ponto de vista, conseguirão contato conosco. Em 10 anos nossos eles terão evoluído o equivalente a cerca de 500 anos. As viagens pelo espaço, o domínio da física quântica, usando o entrelaçamento molecular para fazer comunicadores instantâneos para qualquer distância no Universo já serão instrumentos possíveis de uso por eles.
Mas estas linhas não são para falar das possíveis realizações desses seres no futuro, até porque, graças a Sagitarius A, ainda estaremos aqui quando eles desaparecerem do Universo. Estas linhas estão sendo escritas por um sentimento que não consigo expressar em nossa cultura, mas posso tentar descrevê-lo. A sensação de querer e não poder, a sensação de ver outro fazer o que você não pode mais fazer mas que adoraria fazer.
Explicarei melhor e mais detalhadamente nas linhas que se seguem.
Nosso sistema estelar chama-se Redige e o nosso planeta é o segundo a partir da nossa estrela. A origem da vida, com muito menos diversidade que a do planeta dos humanos, se deu há milhões de anos atrás, por uma semeadura de um ente desconhecido, que todos em nosso planeta agradecemos pois a ele pertencem as vidas de todos os seres deste planeta. Não conhecemos a sua origem ou a sua forma, por isso, usamos nos referir a ele por um nome único e nunca lhe atribuímos uma forma física. Lembramos dele várias vezes ao dia e, quando estamos prontos para hibernar as horas semanais de descanso que nosso organismo nos obriga, pedimos a ele que seja uma passagem tranquila e que acordemos novos e prontos para mais uma maravilhosa semana de vida. E quando estamos perto do fim de nossa existência, de cerca de 200 anos humanos, pedimos a ele que nos leve para junto dele para a revelação final.
Quando ganhamos consciência e começamos a desenvolver a inteligência, Redige ficava a uma distância enorme de Sagitarius A. A nossa noção de tempo era muito similar à dos humanos, a Galáxia ainda era nova e não esta encolhendo. Tivemos tempo para evoluir, crescer tecnicamente, mas não o suficiente para notarmos que estávamos cada dia mais perto de Sagitarius A. Quando atingimos o nível tecnológico para descobrirmos tal situação, já estávamos tão próximos de Sagitarius A que não tínhamos mais fontes de energia suficiente à nossa disposição para nos livrarmos de seu abraço final e eterno. Vários aparatos tecnológicos pequenos de comunicação através de entrelaçamento molecular foram lançados ao espaço e, é justamente através deles que descobrimos os Humanos, os mais evoluídos depois de nós, e mais 193 raças sapientes nesta galáxia, que um dia serão apenas a última refeição de Sagitarius A.
Durante tempos olhamos para todos eles, mas vimos os humanos descerem de árvores de virarem seres sapientes mais rapidamente, evoluírem e tentarem se destruir constantemente mas, aparentemente, o nosso semeador foi o mesmo que os semeou e, por motivos similares, ainda que não em união, cultivam respeito ao semeador, como nós.
Em breve, para nós, outras raças atingirão o mesmo nível tecnológico que os humanos de agora, mas nesse momento, se não cometerem autofagia, os humanos já estarão viajando pelas estrelas e deixando seu legado onde quer que pisarem.
Olhando para isso é que tenho esse sentimento que não sei explicar. Queria estar com eles viajando e deixando o nosso legado pela galáxia, mas não nos é mais possível, perdemos o momento em que ainda podíamos largar o abraço de Sagitarius A.
Esse é o sentimento que tenho e não tenho nome para ele.
Mas, como disse, ainda estaremos aqui perto do fim e, caso os humanos, e todas as outras raças sapientes, não se destruam, Sagitarius A se encarregará de tal no final, em seu abraço final reduzirá a energia toda a matéria desta galáxia tão bem apelidada de Via Láctea pelos humanos e, nesse momento, todos estarão junto ao Semeador para todo o sempre.
Jan/2023
1. Redige (Latim: Reduzir): Sistema Estelar (Solar) fictício
2. Entrelaçamento molecular: Ação fantasmagórica à distância, Entrelaçamento Quântico ou Emaranhamento Quântico. É um fenômeno da mecânica quântica que permite que dois ou mais objetos estejam de alguma forma tão ligados que um objeto não possa ser corretamente descrito sem que a sua contraparte seja mencionada - mesmo que os objetos possam estar espacialmente separados por milhões de anos-luz. Isso leva a correlações muito fortes entre as propriedades físicas observáveis das diversas partículas subatômicas. O entrelaçamento quântico foi chamado de "ação fantasmagórica à distância" por Albert Einstein, que acreditava ser um evento impossível, sob as leis da mecânica quântica ortodoxa. (Wikipedia).
3. Tempo passando diferente: Teoria da Relatividade (Albert Einstein). O tempo pode ser distorcido pela velocidade, que quanto maior, menor o tempo, ou através da proximidade de um grande campo magnético, como um Buraco Negro. Essa é a razão do Sistema Estelar Fictício ter o tempo "passando" mais lentamente que o tempo fora dos efeitos do mesmo buraco negro. A teoria não é tão simplória, mas este resumo deve ser suficiente para entender o conto.