A criatura atrás do portal

- Há um ñantexilante entocaiado do outro lado da passagem - anunciou Beta depois de tomar banho e colocar um uniforme (tamanho P) da guarnição da fortaleza. Disse que não ia querer suas roupas encharcadas de gosma verde de volta, e que devíamos queimá-las - o que foi prontamente acatado.

- É um predador que costuma montar armadilhas nas saídas de passagens interdimensionais pouco utilizadas ou abandonadas - discorreu Beta 2 em tom professoral para eu e o outro Jan presentes.

- Precisamente - aduziu Beta 1. - Para onde quer que essa passagem leve, deve estar sem uso há um bom tempo... anos, eu calculo.

- A guarnição da fortaleza deveria saber do risco que estava correndo - comentei.

- São militares, devem estar acostumados a seguir ordens sem questionar - redarguiu Beta 2. - Ou então, o risco de ficar aqui era maior do que arriscar usar uma passagem abandonada.

- Eu e o meu Jan demos uma olhada por todos os níveis da fortaleza e não notamos nenhuma ameaça evidente, exceto esse gerador de deflexão assíncrono - ponderou Beta 1.

- A ameaça talvez seja exatamente o gerador - replicou Beta 2. - Uma vez que foi ativado e que você conseguiu escapar da gosma do ñantexilante, alguém do outro lado pode saber que há visitantes na fortaleza e inverter o fluxo da passagem.

- Você quer dizer... abrir o caminho para a tal criatura vir atrás de nós? - Indagou Jan 2, com expressão francamente apavorada.

- É uma possibilidade - avaliou Beta 1. - Bom, sempre podemos desativar a geração do vórtice interdimensional pelo gerador, mas isso nos deixaria presos aqui.

- Precisamos fazer mais do que isso, ou sempre haverá a possibilidade de quem quer que esteja do outro lado tente reabrir a passagem à força - redarguiu Beta 2. - Eu proponho implodir o vórtice, destruindo por tabela o ñantexilante e o gerador do lado de lá.

- Essa passagem foi nossa melhor possibilidade de voltar para casa em meses - argumentou Beta 1. - Se vamos mesmo destruí-la, é bom ter muito claro que teremos que retomar a busca do zero. Quem for a favor da ideia de Beta 2, queira levantar a mão.

- Espere! - Exclamei, quando Jan 2 já havia levantado a mão. - Vocês Betas não são capazes de se deslocar pela quarta dimensão?

- Sim, e daí? - Questionou Beta 2 impaciente.

- Por que simplesmente não avançam além do ponto onde está o ñantexilante e chegam até o gerador do outro lado e o reprogramam para apontar para outro lugar... preferencialmente sem inimigos ou predadores entocaiados?

As Betas se entreolharam; não, elas não haviam pensado nessa possibilidade.

- A sugestão me parece boa - reconheceu Jan 2.

- Isso pode funcionar - admitiu a minha Beta. - Agora eu sei exatamente onde o ñantexilante está escondido na terceira dimensão; só precisamos abrir uns buracos nele pela quarta dimensão para deixar o caminho livre. Depois, prosseguimos até o gerador, ver se pode ser reprogramado.

- Esse seu plano parte do princípio de que o gerador não estará sendo vigiado - replicou Beta 2.

- Se estiver, não será pela quarta dimensão - afirmou confiante Beta 1. - Se tomarmos cuidado, nem irão perceber que passamos por lá.

- Navegar pela quarta dimensão não significa dizer que estarão invisíveis - alertou Jan 2. - Partes dos seus corpos poderão aparecer na terceira dimensão.

- Para isso serve o navegador de pulso - atalhou Beta 2, voltando-se para sua congênere:

- Vamos, antes que eu mude de ideia.

- [16-10-2022]