Ganha-ganha

- [Conclusão de "Trabalho de encomenda"]

Como havia dito, Zennet era território virgem para a exoarqueologia. Apenas trabalhos preliminares haviam sido efetuados por profissionais da Mineração Modelo, e sempre no intuito de preservar territórios para avaliação posterior, algo que não havia sido feito até a presente data. Portanto, eu era o primeiro exoarqueólogo a tentar realmente obter respostas através de trabalho de campo. Com meia dúzia de técnicos disponibilizados por Yagmur Kobal, fomos até o chamado "Portão Monumental", que, como o nome sugeria, lembrava um portão imenso que interrompia o traçado da muralha equatorial quase no seu centro. Mas, provavelmente o objetivo original deveria ter sido outro, já que não possuía gonzos ou qualquer sugestão de que pudesse ser movido para qualquer lado.

- Isso nunca foi um portão - comentei para os técnicos que me acompanhavam. - É um tipo de mural comemorativo.

De fato, sobre a superfície quilométrica do "portão", estavam longas inscrições numa versão arcaica do idioma gurmari. Os textos, como geralmente ocorria em tais situações, falavam de vitórias sobre inimigos, coroação de reis, comemoração de efemérides e eventos similares. Mas, na parte inferior do paredão, estava uma inscrição mais recente, a qual explicava a situação atual (ao menos do ponto de vista da época em que fora registrada) não só do monumento, mas do próprio planeta.

- Zennet foi abandonado porque é um monumento - expliquei para o gerente Kobal. - Os gurmari resolveram preservá-lo como uma lembrança de sua própria história pré-interestelar; só vinham aqui em grandes celebrações cívicas.

- Está me dizendo que o planeta é... ou foi... uma espécie de Meca? - Inquiriu Kobal.

- Excluindo a alegoria religiosa, é mais ou menos isso - redargui. - O que também aumenta a importância do seu estudo para nós, exoarqueólogos.

- Pensando bem, foi uma péssima ideia tê-lo chamado aqui - admitiu Kobal.

- Lamento pela má notícia - repliquei.

Má notícia para ele, naturalmente.

* * *

- Achei que já havia saído do planeta - disse o gerente surpreso, ao me ver retornar ao seu gabinete.

- Na verdade, vou ficar - anunciei. - A Mineração Modelo me incumbiu de liderar as equipes de exoarqueologia que irão trabalhar no planeta; e com um substancial aumento de salário, devo dizer.

- Enfim, ainda saiu lucrando na história - reconheceu Kobal.

- Mas você também pode lucrar - redargui. - Por isso estou aqui.

- Como vou lucrar se as operações de mineração foram suspensas em Zennet? - Questionou intrigado.

- O tal "Portão Monumental", lembra? Ele não registra somente grandes eventos da história gurmari, mas também as coordenadas para o principal pólo de extração de cronocristais do império; um planeta do qual nunca havíamos ouvido falar antes, chamado Sagamaramara.

E foi assim que Yagmur Kobal e eu conseguimos precisamente o que queríamos, embora não ao mesmo tempo e não no mesmo lugar. Mas, não se pode ter tudo, não é mesmo?

- [06-09-2022]