A resposta para tudo

E depois de anos de busca, a equipe de arqueólogos do Dr. Ymeri finalmente descobriu a câmara secreta onde se imaginava estar uma cápsula do tempo de milênios atrás.

- O que, exatamente, se supõe ter sido colocado nesta cápsula do tempo? - Indagou ao cientista um jornalista destacado para cobrir o evento.

- Veja, todos já ouviram falar desse oráculo do Alto Período Tecnológico, chamado internet - discorreu o Dr. Ymeri. - Tudo leva a crer que encontraremos um computador primitivo, perfeitamente preservado, onde se espera haver uma cópia funcional do dispositivo.

- Então, a internet não era só uma metáfora para a crescente imbecilização das pessoas dos tempos antigos? - Questionou o jornalista.

- A minha teoria é que a internet era um sistema real, e em breve poderemos comprovar isso - afirmou o cientista.

Aberta a câmara secreta, oculta sob toneladas de escombros de um outrora poderoso centro financeiro mundial, o computador com a cópia da internet surgiu intacto, diante dos olhares deslumbrados dos arqueólogos.

- Há instruções pictográficas de como a geringonça deve ser ativada - leu o Dr. Ymeri numa placa de metal presa à base do equipamento.

O principal desafio foi emular a fonte de energia que abastecia o computador, mas vencida a tarefa, o Dr. Ymeri conseguiu, pela primeira vez em milênios, executar um comando que permitiria revelar todo o poder oculto da infame internet. E ao ver a resposta surgir num terminal de fósforo verde, franziu a testa.

- Como assim, 42?

- Algo errado, Dr. Ymeri? - Indagou um dos assistentes.

- Pedi à máquina que relacionasse todos os dispositivos ligados à internet no momento em que o backup foi feito, e ela me retornou... 42.

Os sobrolhos do assistente se ergueram.

- Mas a internet não conectava todos os dispositivos do planeta? - Questionou o assistente. - Deveria haver bilhões ou trilhões deles.

O Dr. Ymeri fez um aceno de concordância.

- Creio que já sei qual é o problema... - disse por fim. - Esse computador é dos primórdios da internet, numa época em que ela consistia de apenas 42 servidores interligados.

O assistente coçou a cabeça.

- Então... nada de memes de gatinhos?

- Nada de memes de gatinhos - suspirou o Dr. Ymeri.

Numa entrevista coletiva realizada pouco depois, o Dr. Ymeri teve que admitir que sua descoberta não comprovava a importância da internet no Alto Período Tecnológico, mas que sua simples existência o estimulava a continuar procurando.

- Precisamos achar um dos míticos telefones inteligentes - declarou esperançosamente. - Aí, certamente tudo o que lemos sobre a dependência deles pelos antigos, será comprovado.

A imprensa, que aguardava por memes de gatinhos, não pareceu muito convencida pela afirmação.

- Convenientemente, - concluiu o jornalista em seu boletim para o noticiário noturno - 42 parece ser sempre a resposta para tudo...

- [21-07-2022]