Acorda eterno o que jaz
"Após curto sono, acorda eterno o que jaz,
E a morte já não é; morte, tu morrerás."
- "Morte, não te orgulhes", John Donne
Quando Robby abriu seus olhos fotoelétricos, havia um rosto desfocado curvado sobre ele.
- O-olá - saudou.
- Consegue me ouvir? - Indagou o rosto, que lentamente se tornava mais nítido.
- S-sim.
- Acho que tem algum problema com a unidade vocal - o rosto fez uma expressão meditativa. - Um momento que vou ajustar seu centro de fala...
A face desapareceu do campo visual e Robby viu-se encarando um teto branco. Também não sentia seus membros, talvez estivessem desconectados.
- Vamos tentar de novo; diga o seu nome, modelo, número de série - o rosto entrou em foco.
- Robby, modelo RB-206A, número de série 1326677.
- Perfeito - aprovou o rosto. - Este problema foi resolvido.
- E como devo lhe chamar? - Indagou Robby.
- Deus não seria má ideia, já que estou lhe dando uma nova vida - ponderou o rosto. - Mas não sou tão idiota assim; pode me chamar de Ali.
- Obrigado, Ali - redarguiu Robby. - Meus membros ainda não foram conectados?
- Estou adaptando novos apetrechos neles, serão úteis na sua futura atividade - ponderou Ali. - Mas removi o que restava das suas pernas: seu tronco será implantado sobre um módulo com esteiras, de uma antiga unidade de pintura externa. Verá que será bem mais fácil se deslocar assim, no seu ambiente de trabalho.
- Espero poder ajudar - declarou o robô.
- Você irá - prometeu Ali. - Da mesma forma como eu o estou ajudando agora: recuperando equipamento eletrônico descartado e lhe dando novas finalidades.
E, com uma piscadela:
- Isso é só um jeito bonito de dizer que vai ser catador de sucata no lixão.
- Há muitos como eu lá? - Indagou Robby. Não guardava lembrança de ter sido descartado, já que deixara de funcionar muito antes.
- O modelo RB-206 vendeu bem, em todas as suas versões - recordou Ali. - Portanto, sim, acho que você vai encontrar pedaços de muitos dos seus irmãos no lixão. Com paciência, poderemos até remontar unidades completas e readaptá-las para o trabalho. Ou revendê-las para colecionadores, quem sabe.
Robby sentiu que os braços haviam sido conectados ao tronco; braços reforçados e dotados de extensores, que aumentavam sua capacidade de carga.
- A ideia que levou ao RB-206 era boa, - avaliou Ali - mas as pessoas acabaram concluindo que queriam máquinas especializadas, não robôs de uso geral.
Robby não tinha tanta certeza de que esse era o real motivo pelo qual a série RB-206 saíra de linha. Os humanos talvez tivessem começado a ficar preocupados com a possibilidade de robôs de uso geral se tornarem corriqueiros e começassem a competir com o outro grupo que já ostentava essa versatilidade de fábrica: os próprios humanos.
Robby agora teria a oportunidade de testar sua teoria.
- [21-06-2022]