Anonimato
Coube ao capitão Juan David Fontirroig, da astronave "Cusco", fazer o primeiro contato com os habitantes de Lameque, quinto planeta da estrela Matusalém.
- Os lamequianos formam uma civilização muito antiga, - havia exposto à tripulação antes do pouso, a oficial de ciências Viviana Cadaval - mas aparentemente nunca desenvolveram a tecnologia do voo espacial. Há vestígios de edificações e máquinas em alguns outros planetas e luas do sistema Matusalém, mas aparentemente foram construídos por uma espécie inteligente que antecedeu os atuais lamequianos. Só iremos ter certeza depois que nossos xenoarqueólogos começarem a trabalhar.
Os lamequianos, cujo nível atual de desenvolvimento tecnológico era comparável ao da Terra nas primeiras décadas do século XX (antes da descoberta da fissão atômica), receberam Fontirroig e seus tripulantes de forma cortês, mas sem demonstrar grande curiosidade. Visualmente, eram humanoides cinzentos, de não mais de 1,5 m de altura, pele lisa, sem orelhas, traços fisionômicos inexpressivos, e aparentemente sem qualquer dimorfismo sexual - se é que havia representantes dos dois sexos na comissão de recepção aos visitantes extraplanetários. Também não havia como diferenciá-los pelas roupas, pois se vestiam de forma exatamente igual: um macacão cinza escuro inteiriço, sem ornamentos, e botas pretas.
- Será que se reproduzem por brotamento? - Gracejou Cadaval, que havia sido recebida com Fontirroig pela representação lamequiana enviada para dialogar com eles. Dialogar, aliás, era uma expressão confiante, visto que fora da simbologia matemática, pouco mais havia sido decifrado da linguagem local.
- Vai ver que esconderam suas mulheres com medo dos recém-chegados - replicou Fontirroig com uma piscadela. - Se bem que estou concluindo que se elas existirem, devem ser iguais aos cavalheiros carecas do comitê de recepção.
Com mapas, fórmulas matemáticas e muita pantomima, os terrestres imaginaram ter informado aos nativos que provinham dum outro sistema solar, 190 anos-luz distante dali. Como o contato era apenas preliminar, despediram-se dos anfitriões após uma troca protocolar de presentes: livros ilustrados, para que os lamequianos pudessem começar a trabalhar nalgum tipo de tradução da escrita humana, em troca de rolos de tecido dourado bordado com caracteres do idioma local. Foi de Cadaval a ideia de entregar um objeto puramente simbólico a um dos anfitriões, que os havia recebido em primeiro lugar: uma corrente de aço, com a imagem de Santa Catalina num pingente.
- Esse tipo provavelmente é o chefe da delegação - intuiu ela.
- Impossível dizer - ponderou Fontirroig. - Não tem sequer um botão de cor contrastante para diferenciar dos demais...
O agraciado pareceu ficar inquieto com a perspectiva de receber o mimo, e Cadaval demonstrou nela mesma como deveria usá-lo, para comprovar que tratava-se apenas de um adereço inofensivo. Finalmente, com grande relutância e sob os olhares contemplativos dos demais nativos, ele passou a corrente em volta do pescoço curto.
E foi tudo. O primeiro contato havia terminado.
* * *
Dois anos depois, quando outra nave terrestre, a "Diego Velázquez", pousou em Lameque, sua comandante, Antonella Lacasa, foi recebida por novo comitê de recepção; ou talvez fosse o mesmo, visto que não havia como diferenciar um nativo do outro. Ou melhor: Lacasa reportou que algo tinha mudado desde a visita da "Cusco".
- A tal corrente com o pingente de Santa Catalina... todos os membros da representação lamequiana a estão usando agora.
Não era uma questão religiosa, como descobriram pouco depois os terrestres. Ocorre que, na cultura local, a uniformidade era norma; nenhum indivíduo deveria se destacar dos demais, exceto pelo nome. Para não incorrer numa ofensa aos visitantes, o presente havia sido aceito, mas trataram de copiá-lo para uso de todos os que porventura viessem a ter contato com os forasteiros.
Os lamequianos sentiram orgulho e alívio ao tomar conhecimento de que os humanos haviam concluído ser impossível diferenciá-los visualmente um do outro, e que a suposta estratégia da identificação pelo colar havia falhado.
Com o poderio que os visitantes demonstraram possuir, mais prudente permanecer no anonimato.
- [04-06-2022]