Agente teratológico
- É uma armadilha, não se aproxime.
Etena segurou o braço de Mara, antes que ela se aproximasse da monstruosidade caída no interior do prédio em ruínas.
- Acha que esse é um dos atacantes, e não um defensor? - Questionou Mara, encarando Etena pelo visor do capacete.
- Não; esse, provavelmente, era um dos defensores - argumentou Etena. - Ou o que restou dele, depois de ser vítima de algum agente teratológico. Aposto que foi deixado aí justamente para que o levassem para análise e infectasse quem o recolhesse.
O corpo, retorcido, ostentava tentáculos saindo do tronco, o qual por sua vez parecia ter sido dividido em segmentos retangulares cobertos por uma carapaça escura. A cabeça era um triângulo com quatro olhos elípticos, e nenhuma outra característica fisionômica.
- Melhor voltarmos daqui - Mara deu-se por vencida.
- Eu ia sugerir isso - Etena respirou aliviada.
- Algum problema, garotas? - Indagou Nikotemo pelo rádio.
- Etena acha que não é seguro trabalhar nessas ruínas - respondeu Mara. - Melhor resumir suas atividades ao entorno dos prédios e áreas abertas, e não toquem em qualquer corpo que porventura esteja exposto.
- Entendido - replicou ressabiado o xenoarqueólogo. - Vou aguardar vocês chegarem antes de tomar qualquer decisão.
Depois de voltarem à nave auxiliar, onde se submeteram à uma passagem pela câmara de descontaminação antes de retirarem os trajes espaciais, Mara e Etena reuniram-se por videoconferência com Tau Taalitua, a bordo da "Fisaga". O comandante aparentava não estar nada satisfeito com a perspectiva de que a preparação do terreno para uso dos colonos fosse demorar ainda mais do que o esperado, mas ouviu pacientemente suas subordinadas.
- Ainda não sabemos quem exterminou os habitantes do sistema Losi, mas é provável que estivessem esperando o retorno dos sobreviventes ou de algum grupo ligado a eles, o que de fato não ocorreu até a presente data - explicou Mara. - A razão pela qual a expectativa não se cumpriu, deveria ser motivo de preocupação para nós. Podemos estar numa era extremamente hostil para a vida humana no cosmos.
- Alguma ideia de quando se deu o ataque que destruiu a civilização de Samaria? - Questionou o comandante.
- Nikotemo e sua equipe estão trabalhando nisso, - redarguiu Mara - mas não devemos ter respostas rápidas; eu arriscaria dizer alguns séculos, pelo menos.
Taalitua voltou-se para a especialista em suporte de vida.
- Etena, qual a sua posição sobre o contaminante usado contra os defensores?
- Temos que ser cautelosos, pois não sabemos sequer se é uma arma biológica; - argumentou a interpelada - podem ter usado nanotecnologia, por exemplo. Será necessária uma análise remota das condições vigentes em Samaria, antes que possamos descer lá.
- O sistema Losi foi transformado numa arapuca? - Questionou Taalitua.
- Vamos esperar que tenham parado por aqui - replicou Etena.
- [Continua]
- [03-05-2022]