Estrelas não mentem

Num dos intervalos de nossos afazeres a bordo da "Fisaga", Viliamu Naea reuniu a mim, Toa Savali e Etena Leapama num dos deques de observação da nave dormitório. Dali, tínhamos uma visão desimpedida das estrelas que circundavam o sistema Losi. O desenho das constelações, naturalmente, ainda era uma tarefa que aguardava os futuros colonizadores planetários, mas foi o ponto de partida da explanação de Viliamu.

- Como sabem, a partir de um ponto de observação, podemos calcular a velocidade radial das estrelas próximas em relação a nós, e assim saber se estão aproximando-se ou afastando-se - discorreu o engenheiro. - Quando o desenho das constelações é estabelecido, mesmo sem esse conhecimento é possível discernir a distorção provocada pelo deslocamento... desde que você possa esperar alguns milhares de anos. Afinal, as distâncias entre as estrelas são imensas.

- Ou você pode simular esse movimento por computador - acrescentou Toa Savali.

- Ou isso - aprovou Viliamu. - Aliás, é precisamente o que vou fazer agora.

E tocando em seu comunicador de pulso:

- Computador, exibir simulação número 1.

Suspensa no meio do nosso grupo, surgiu uma esfera holográfica constituída por pontos brancos brilhantes, alguns deles ligados por linhas retas.

- Este é o mapa cosmográfico construído pela primeira sonda rápida a chegar ao sistema Losi - declarou. - Após 300 anos, não seria de esperar grandes alterações neste desenho, mas agora vejam...

Ergueu o pulso e ordenou:

- Computador, exibir simulação número 2.

Na esfera holográfica, a posição dos pontos e das linhas que os interligavam alterou-se perceptivelmente. Toa Savali ergueu os sobrolhos.

- Essa é a situação atual? - Indagou.

- Sim, é precisamente o que temos hoje - disse Viliamu.

- O que isso quer dizer, exatamente? - Indaguei.

- Que o deslocamento das estrelas próximas foi maior do que o esperado para três séculos - replicou Etena. - De quanto tempo estamos falando aqui, Viliamu?

O interpelado aproximou novamente o comunicador dos lábios e indagou:

- Computador, qual o intervalo necessário para que a simulação 1 se convertesse na simulação 2?

Uma voz impessoal soou num alto-falante oculto nas paredes:

- Considerando que não houve alteração significativa nas velocidades radiais das estrelas próximas, cerca de 100 mil anos.

A exceção de Viliamu, todos nos entreolhamos, espantados.

- Isso não faz o menor sentido - disse finalmente Toa Savali. - O computador de bordo registrou a passagem de 200, não de 100 mil anos!

- As estrelas não mentem - afirmou convicto Viliamu. - Não posso dizer o mesmo do computador de bordo.

- Não podemos ter ficado vagando 100 mil anos no espaço - redarguiu perplexa Etena. - Uma nave como a "Fisaga" simplesmente não foi projetada para durar tanto tempo sem manutenção!

- Tem que haver alguma outra explicação, Viliamu; - ponderei - ainda não temos todos os dados disponíveis para tirar uma conclusão.

Ele abriu as mãos.

- O que sei, é o que as estrelas me contaram.

- [Continua]

- [22-04-2022]