Estrelas deslocadas

- Lamento, mas isso não é conclusivo - avaliou o comandante Tau Taalitua, ao ser confrontado em seu camarote com os dados que Viliamu Naea havia lhe apresentado.

- Eu só lhe peço que abra uma investigação, comandante! - Praticamente implorou Viliamu, que solicitara uma audiência reservada para não atrair atenções indesejadas. - As cartas de navegação não estão batendo com o entorno do sistema Losi!

- Essas cartas de navegação foram criadas cerca de um século antes da "Fisaga" ser construída - desdenhou Taalitua. - O importante é que chegamos ao destino, independentemente de quaisquer incorreções nos mapas. Afinal de contas, estamos ou não em Losi?

- Sim, comandante - teve que reconhecer Viliamu. - Nenhuma dúvida quanto a isso, discrepâncias nos mapas estelares à parte; não dá para falsificar a assinatura espectrográfica de uma estrela...

- Portanto as cartas de navegação que nos trouxeram até aqui estão defasadas e devem ser atualizadas. O que mais, tenente Naea? - Indagou com impaciência Taalitua.

- As comunicações, comandante - prosseguiu Viliamu. - Estávamos recebendo dados até cerca de 140 anos após a partida... depois disso, apenas estática.

Pela primeira vez na conversa, Taalitua demonstrou um pouco de preocupação.

- Quer dizer que há mais de 60 anos que a base não faz contato? - Indagou com os sobrolhos erguidos.

- O senhor poderia dizer que criaram um novo sistema de comunicação nos últimos 60 anos, mas não acha estranho que não tenham mantido o antigo funcionando, para poderem se comunicar com veículos como o nosso? - Replicou Viliamu.

- Isso seria bastante invulgar - admitiu Taalitua. - Mas creio que deva haver uma explicação bastante razoável para o fenômeno.

E prometendo que iria mandar averiguar, despachou o subordinado, que saiu do aposento bastante insatisfeito.

* * *

- Isso foi há três semanas? - Indagou Etena Leapama, que ouvira o relato de Viliamu atentamente.

- Três semanas em que nada foi feito! - Exclamou agastado Viliamu.

- Isso foi bem antes de termos saído do criossono - ponderei.

- Somente a tripulação essencial havia sido desperta, - redarguiu Toa Savali - e isso é procedimento padrão, não tem nada a ver com a denúncia de Viliamu.

O citado não pareceu muito feliz com o comentário.

- Óbvio que você não seria capaz de notar nada de estranho, Toa. Afinal, o seu trabalho é apenas conduzir a nave dentro do sistema solar escolhido...

Toa Savali não acusou o golpe.

- Pode acreditar, somente isso já é bastante trabalho...

Etena ergueu as mãos para apaziguar os ânimos.

- Calma, aqui todas as tarefas são importantes! Sem um esforço conjunto, não teríamos chegado a Losi.

E voltando-se para Viliamu:

- Estamos mesmo em Losi, espero?

- Sim, aqui é Losi - reconheceu Viliamu.

- Seria realmente trágico dormir dois séculos e só então descobrir que fomos parar no sistema errado - ponderei.

Viliamu me olhou com atenção.

- Se isso for tudo o que estava esperando, pode voltar a dormir sossegado - afirmou de modo críptico.

- [Continua]

- [20-04-2022]