Sono profundo

Quando despertei, o primeiro rosto que vi curvado sobre a tampa transparente de minha câmara de criossono, foi o de Viliamu Naea.

- Conseguimos? - Indaguei, ainda grogue pelo longo período de animação suspensa.

- Acabamos de entrar no sistema Losi! - Exclamou.

- Quanto tempo? - Quis saber, enquanto ele me ajudava a sair do sarcófago.

Viliamu estendeu-me um macacão de serviço, e pude perceber que parecia intrigado.

- O computador de navegação diz 200 anos... mas não acho que esteja correto.

Dei de ombros.

- Duzentos anos foi justamente o cálculo inicial para o término da viagem. Por que pensa que está errado?

- Melhor você comer algo primeiro... pensar sobre isso de estômago vazio vai lhe dar dor de cabeça!

Ele tinha razão, ponderei. Depois de dormir por dois séculos, era melhor forrar o estômago antes de me debruçar sobre questões mais sérias...

* * *

Encontrei boa parte da tripulação principal reunida no refeitório da nave dormitório "Fisaga", e além do clima de excitação pelo término iminente da viagem - faltavam apenas seis meses até atingirmos a órbita do planeta que havíamos vindo colonizar - todos pareciam estar com tanta fome quanto eu. Viliamu arranjou espaço para nós numa das mesas, onde já estavam outros oficiais do comando.

- Parecemos ursos saindo da hibernação! - Disse ao me ver Toa Savali, oficial de navegação intraestelar, cujo físico sempre fora avantajado.

- Falem por vocês mesmo - redarguiu a esbelta Etena Leapama, responsável pelos sistemas de suporte de vida.

- Precisamos repor as calorias perdidas, isso é fato - atalhei, colocando diante de mim uma bandeja atulhada.

Durante algum tempo, apenas comemos, deixando escapar uma palavra ou gracejo aqui e ali.

- Espero que consigamos queimar todas essas calorias antes do pouso em Samaria, - ponderou finalmente Toa Savali depois de raspar a bandeja - ou não vamos caber nos macacões de serviço.

- Essa coisa de criossono dá mesmo fome - admitiu Etena.

- Talvez estejamos sofrendo de fome acumulada - ponderou Viliamu com expressão pensativa. - Não sou especialista em animação suspensa, mas desconfio que "apenas" duzentos anos não nos deixariam tão famintos assim!

- É uma teoria interessante, mas sem nenhum fundamento científico - assegurou calmamente Etena. - Ademais, eu conferi o calendário de bordo e ficamos em criossono por exatamente duzentos anos.

- Não vou brigar com a especialista de bordo, mas meu estômago diz o contrário - provocou Viliamu.

- Eu não me importaria em repetir... - redarguiu Toa Savali bem-humorado. - Mas em respeito à Etena, vou me segurar até a hora do lanche.

Voltei-me para Viliamu e fiz a pergunta inevitável:

- Afinal, você tem alguma coisa para nos contar?

Ele balançou a cabeça, gravemente.

- Vocês vão ver com seus próprios olhos... e depois me dirão se estou louco!

- [Continua]

- [18-04-2022]