A escolha

Muitas pessoas têm irmãos, isto não é crime; o problema começa quando você tem um irmão gêmeo univitelino, um gêmeo idêntico. Aí, sem prévio aviso, os pais destas crianças podem ser forçados a entregá-las para o serviço do Ministério de Colonização Extrassolar, o que, quase sempre, é um compromisso para toda a vida.

Alguém poderá dizer que conseguir um trabalho vitalício e bem remunerado, não seria exatamente um sacrifício, mas a verdade é que ele exige uma grande dose de renúncia, pois para uma das partes, equivale a uma sentença de exílio perpétuo. Ter que condenar um dos filhos pequenos a viver num planeta distante, por melhores que sejam as condições oferecidas, pode forçar alguns pais a tomarem atitudes drásticas.

Explodir uma fábrica de termoplásticos, por exemplo.

- Isso não é verdade - rebateu categoricamente minha tia Kaidi, quando levantei o assunto naquela noite. - Você é filho único, e se tivesse um gêmeo, ambos teriam sido requisitados para treinamento pelo Estado. De nada adiantaria seus pais causarem uma explosão, pois você ou seu suposto irmão não estariam nela!

- O pessoal do Diretório Estudantil parecia saber do que estava falando - insisti. - Me deram detalhes sobre o acidente, que só quem tem acesso à Segurança Interna poderia conhecer.

- O acidente aconteceu - atalhou minha tia - e seus pais morreram nela. Tudo o mais, é suposição.

- Então, de onde a senhora acha que veio este súbito interesse por mim? - Questionei.

- Vai saber - foi a resposta evasiva. - Vai ver que estão tentando recrutá-lo para o Partido.

- Pelo que entendi, o DE quer justamente me proteger da interferência do Partido - repliquei. - E há também aquela história do Ago Puhvel, sobre ter visto um cara idêntico a mim no metrô. Toda essa confusão começou depois disso.

- Você acha que seu amigo pode ter alguma coisa a ver com o Diretório Estudantil? - Questionou minha tia.

- Não quero parecer paranoico, mas nem sei mais quem é meu amigo - tive que admitir. - E se Ago for alguém infiltrado pelo Partido, para me espionar?

- Então, temos que considerar que há dois grupos dentro do Partido, e que ambos estão interessados em você por alguma razão que considero fantasiosa - assegurou tia Kaidi.

- Minha mãe teve apenas um filho? - Reiterei.

- Até onde eu saiba sim - replicou minha tia. - Lembre-se: seus pais residiam em Kuusirp, não acompanhei a gestação dela de perto. E nunca me disse que estava grávida de gêmeos.

Até porque, e nem era preciso que verbalizasse isso, esta não era uma informação que alguém sabedor das implicações disponibilizaria, mesmo para uma irmã muito chegada. Era melhor manter a irmã na ignorância, para que um dos gêmeos tivesse a possibilidade de seguir uma vida normal, enquanto o outro caía na clandestinidade com os pais.

Por que não haviam me levado com eles, essa era uma outra pergunta, a qual eu não esperava ver respondida...

- [Continua]

- [01-03-2022]