Acima das nuvens

Na exígua cabine de comando do rebocador "Lur Berria", a comandante Uxue Yharrassary acompanhava com manifesta impaciência mais uma órbita completada ao redor de Júpiter. Sua irritação crescia não somente pela falta de informações da UC-4, mas também pelo aparente desinteresse demonstrado pela empresa que alugava o veículo para levar tanques criogênicos da usina até uma instalação industrial em Ganimedes.

- O tempo que ficamos aqui, de braços cruzados, poderíamos estar recolhendo hélio-3 de outra usina - comentou Uxue para seu imediato, Iuliu Nistor.

- Eu disse isso para o Mustaba bin Kamis, - redarguiu o imediato - mas ele não parece estar preocupado em perder dinheiro, desta vez. "Quero o hélio da Marquelain Meatzaritza", foi bem específico.

- O problema, - enfatizou Uxue - é que só restou uma única usina de captação da Marquelain Meatzaritza em Júpiter, a UC-4. Em outros tempos, teríamos várias opções para escolher; longe vai o tempo em que Rafael Marquelain era o "rei de Júpiter".

- Como entraram numa tal decadência, tão rápido? - Indagou pensativo o imediato, mão no queixo.

- Você sabe - replicou Uxue com enfado. - A MM é a última empresa de mineração de gás que ainda emprega tripulações humanas; todas as demais mineradoras aderiram à automatização integral de suas atividades. Com isso, os custos da MM ficaram maiores do que os da concorrência e eles foram perdendo mercado; vender a maior parte das usinas foi a solução que encontraram para honrar as despesas.

- Fico me perguntando quando vão estender isso para o serviço de reboque suborbital - ponderou Iuliu, em tom retórico.

O rosto de Uxue contraiu-se, como se a perspectiva lhe provocasse desconforto físico.

- Pilotar um rebocador pela atmosfera de um gigante gasoso é bem diferente de navegar nela com um aeróstato de captação - afirmou. - Os robôs ainda não dispõe da destreza e da criatividade de um humano para enfrentar uma rajada súbita de vento que pode te arrancar da rota planejada.

- Verdade, - assentiu Iuliu - mas também significa que poderíamos encarar a tempestade e atracar na UC-4, mesmo que não tenham nos dado sinal verde. Se somos tão bons nisso...

Uxue mordeu o lábio inferior.

- Você tem razão - disse por fim. - Se, por alguma razão que ignoro, Euterpe Marquelain quer evitar que levemos a carga contratada com bin Kamis, creio que chegou a hora de pagar para ver. Faça uma análise da trajetória do aeróstato e verifique qual seria o melhor momento para aportar, considerando a força do vento.

O imediato inclinou-se sobre o console de navegação que tinha à frente e começou a digitar dados num terminal.

- Isso é bizarro - declarou por fim.

- O que houve? - Questionou a comandante.

- Contra toda a lógica, a UC-4 está se mantendo estática no centro da tempestade. Não tenta desviar, mas usa todos os motores de manobra para não sair do lugar...

Uxue inclinou-se sobre a tela no console de Iuliu.

- Devem estar tendo dificuldades em fazer a captação com esse vendaval - avaliou.

- Não sou especialista em aeróstatos, mas penso que fica inviável realizar a captação nessas condições de tempo - redarguiu o imediato, testa franzida. - Eles estão apenas absorvendo o mínimo de combustível para manter o reator de fusão e os motores em potência máxima.

- Essa tempestade não vai durar indefinidamente - replicou Uxue. - Quando ela começar a se desfazer, deixe o rebocador pronto para descer e fazer contato, queira Euterpe Marquelain ou não.

Iuliu Nistor ajustou o piloto automático para agir de acordo com as instruções recebidas e soar um alarme, caso não houvesse ninguém na ponte de comando durante a manobra.

Agora, admitiu Uxue com cansaço para si mesma, era aguardar.

- [Continua]

- [25-01-2022]