Planeta em construção

A "Avgerinós" foi adentrando cada vez mais o coração poeirento e flamejante da nebulosa, os defletores brilhando com o impacto continuado de detritos espaciais. No assento do piloto, Ash White exibia uma expressão concentrada atrás do visor do capacete.

- É arriscado voar nessa tempestade de areia - comentou.

- Sempre é arriscado entrar num sistema solar em formação, - redarguiu Bev Ortiz no assento ao lado dele - e no entanto, cá estamos nós. Pelo menos, você concordou em não trazer as ogivas de fusão a reboque, como era o seu plano original.

- Concordei que isso seria arriscado demais, com tanto pedaço de rocha solto por aí em alta velocidade - retrucou White. - A carga tem que chegar intacta ao comprador, nós a pegamos na volta.

Uma rede, contando dúzias de ogivas de fusão e objetos de valor recolhidos dos destroços da fragata da Aliança, havia sido deixada para trás, presa ao veículo onde haviam descoberto o mapa tridimensional que apontava para o centro da Confluência Trissolar.

- Estou mais preocupado com a nossa integridade - afirmou Ortiz.

- Se a Aliança tinha tanto interesse nisso, deve valer a pena - insistiu White.

Subitamente, a "Avgerinós" entrou no que parecia ser uma bolha de espaço livre de detritos significativos; no centro da mesma, um protoplaneta com a massa aproximada de Marte, a superfície cortada por imensos cânions e crateras fumegantes.

- É o nosso destino - informou Ortiz, consultando as coordenadas do mapa da Aliança. - De algum modo, está repelindo o impacto de rochas maiores.

- Algo diferente na espectrografia?

- Nossos instrumentos não tem essa sensibilidade; não somos uma nave de pesquisa, você sabe - replicou Ortiz. - Se quiser dados mais detalhados, vamos ter que descer e colher amostras.

- Se o planetinha está repelindo rochas, como irá nos deixar pousar? - Questionou White, embicando a nave para baixo assim mesmo. Curiosamente, não houve qualquer rejeição à aproximação do veículo.

- Deve haver uma civilização extremamente avançada aqui - avaliou White, enquanto procurava um terreno menos acidentado para pousar. - Construíram um campo repulsor para detritos espaciais, mas não para astronaves.

- Os instrumentos não captaram nenhum campo repulsor ou defletor - redarguiu Ortiz.

- Se for algum tipo de matéria exótica na composição do planetinha, não teria discernimento para diferenciar um meteorito de uma astronave - ponderou White; finalmente, localizou um campo negro de magma endurecido e pousou a "Avgerinós", levantando uma pequena nuvem de pó.

A dupla saiu do veículo pouco depois, carregando martelos e recipientes para coleta de amostras. Ortiz começou a testar fragmentos de rocha num pequeno laboratório portátil que havia montado junto à nave.

- Não parece haver nada diferente no solo - concluiu.

- Sem campo repulsor, sem matéria exótica, sem civilização alienígena avançada... com o que estamos lidando aqui? - Indagou-se, olhando a paisagem desolada ao redor.

- São os sóis - disse Ortiz, curvado sobre seus instrumentos científicos.

White voltou-se para ele.

- Este protoplaneta está situado num ponto gravitacional de equilíbrio das três estrelas - prosseguiu. - E desconfio que seja a primeira peça funcional de uma megaestrutura em construção; ou seja, num certo sentido, você tem razão: há mesmo uma civilização alienígena avançada por trás disso, só que eles não estão aqui. Ao menos, não agora.

- A Confluência é uma megaestrutura? - Questionou White. - E no que isso impactaria a guerra entre a Aliança e a Confederação?

- O impacto talvez não seja medido na escala humana de tempo, - ponderou Ortiz - mas se a construção do que quer que seja isso prosseguir, é muito provável que nossos descendentes remotos tenham que lidar com ela.

E começando a recolher o equipamento de análise:

- Por sorte, não temos armas de destruição em massa a bordo. Aposto que o planetinha não teria sido tão gentil se tentássemos abordá-lo com ela.

- Então a tal história da emboscada do grupo de batalha da Aliança...

- Aposto que é somente uma história inventada - concluiu Ortiz. - A máquina aqui sabe se defender, e dizer a verdade só iria espalhar o pânico. Afinal, temos tanta possibilidade de deter sua construção, quanto um formigueiro de impedir a construção de uma casa.

- O que vamos fazer? - Indagou White, subitamente soando desanimado no rádio do capacete de Ortiz.

- Nós? Nada - redarguiu Ortiz. - Mas acho que se abandonarmos aquela rede com as ogivas de fusão, o planetinha nos ajudará a fugir da Patrulha Estelar na volta...

E fosse pela ausência da massa adicional de munição, fosse por alguma coincidência cósmica, o certo é que a "Avgerinós" encontrou caminho livre, ao sair da nebulosa planetária e mergulhar no espaço interestelar ao redor dela.

- [20-01-2022]