Exploradores do multiverso
Quando Frank abriu a escotilha da máquina do tempo, após o que seria a primeira viagem de teste para uma hora no futuro, sua expressão, após remover o capacete do traje pressurizado, era de perplexidade.
- Algum problema? - Indaguei, ajudando-o a descer do aparelho.
- A máquina desapareceu, conforme havia sido previsto? - Replicou.
- Sim, aconteceu tudo como nos testes não-tripulados: a máquina desapareceu da plataforma e reapareceu, um segundo depois. O que houve?
- Me materializei no momento previsto, os instrumentos estavam todos normais, mas quando olhei para fora da máquina...
Frank olhou ao redor, como se ainda estivesse tentando concatenar as ideias.
- Parecia tudo normal, a plataforma, o entorno do laboratório... mas não havia ninguém ao redor. Era como se toda a área houvesse sido evacuada.
Os técnicos e cientistas que estavam acompanhando a conversa, nos entreolhamos.
- Está dizendo que dentro de... 55 minutos... não haverá ninguém ao redor da plataforma? - Insisti.
- Ninguém - reafirmou consternado.
- Não verificamos essa ocorrência nos testes não-tripulados - insisti. - Os vídeos sempre mostravam a equipe trabalhando ao redor da plataforma.
- Vamos aguardar - concluiu Frank.
Os minutos se arrastaram até o momento de materialização da máquina do tempo, vinda do passado. E quando isso aconteceu, o aparelho tremeluziu sobre a plataforma e desapareceu.
- Para onde a máquina foi? - Indaguei para Frank.
Ele consultou o relógio de pulso.
- Se aconteceu o que eu penso, ela vai reaparecer em dez minutos.
E de fato, dez minutos depois, a máquina reapareceu, vazia, como se nada houvesse ocorrido.
- Esse foi o tempo que eu passei no futuro - esclareceu Frank. - Depois, acionei o sistema de retorno. A minha teoria é que a viagem no tempo é incompatível com a presença de outros seres humanos no ponto de destino. É como se o universo possuísse um mecanismo de segurança, para evitar paradoxos: o viajante é removido para um universo paralelo; um em que tudo é exatamente igual ao ponto de origem... menos a presença de outros seres humanos.
Isto praticamente encerrou a utilidade prática da viagem no tempo, mas por outro lado nos abriu as portas da exploração do multiverso. Afinal de contas, o que poderia ser melhor do que um número infinito de Terras, com toda a infraestrutura montada e funcionando, aguardando apenas pelos colonizadores vindos de outros universos?
- [11-01-2022]