Vidas em jogo
Terrance McKee havia solicitado expressamente à secretária que só fosse interrompido numa emergência, portanto algo de extraordinário deveria ter ocorrido.
- Sim, Angela, onde é o incêndio? - Indagou impaciente ao atender o interfone.
- Desculpe interromper, senhor, mas acabamos de receber um ultimato; - a voz da secretária soava tensa - se não nos submetermos incondicionalmente às condições impostas, a retaliação será imediata.
McKee ergueu os sobrolhos.
- Do que estamos falando exatamente, Angela? Quem está nos impondo um ultimato, e porque deveríamos nos submeter?
- Um grupo intitulado Frente de Libertação da Terra... não consta dos nossos registros, inútil procurar informações sobre eles. Mas já demonstraram do que são capazes, drenando toda a água do lago Humford; prometem repetir o feito em todos os nossos reservatórios.
- Drenaram a água do lago Humford? - McKee repetiu a informação, incrédulo. - Estamos falando de um corpo d'água com quase 10 km de área e 80 m de profundidade!
- Este mesmo, senhor; a água foi drenada em pouco menos de uma hora, por uma grande fenda que se abriu no fundo do lago.
McKee começou a tamborilar no tampo da mesa, fazendo cálculos de cabeça. Uma catástrofe nunca vista se avizinhava...
- E ligaram para mim, não para o presidente ou para o secretário de defesa... - comentou em tom retórico.
- Eles sabem com quem estão lidando - redarguiu a secretária. - Descobriram que o senhor é quem realmente manda no país, e que nenhum desses outros poderia lhes dar o que querem.
McKee suspirou.
- E quanto eles querem para nos deixar em paz, Angela?
- Nada, senhor. Ou melhor, querem que façamos algo: mandaram uma lista de exigências para melhoria imediata das condições de vida dos habitantes da Terra. Antes de mais nada, teremos que convocar uma coletiva de imprensa e divulgar que estamos acatando-a, ponto por ponto, com implementação máxima em uma semana.
- E quanto tempo temos para divulgar a tal lista?
- Até meio-dia de hoje, improrrogável; o próximo alvo será a represa de Turquoise Cove.
Mais de meio milhão de pessoas dependia do abastecimento de água da represa, lembrou McKee.
- Diga-lhes que estamos dispostos a liberar uma quantia generosa para desistirem da chantagem - deliberou finalmente. - Podemos fazer transferência eletrônica de fundos, pagar em moeda corrente, ouro ou diamantes. À escolha.
- Disseram que iria oferecer isso, senhor - replicou Angela. - E que a resposta é negativa. Não querem um centavo do seu dinheiro, apenas que promova as melhorias que estão exigindo.
McKee recostou-se na cadeira. Havia tomado uma decisão.
- Diga a eles que não vamos aceitar as condições. Ajam como quiserem.
- Mas senhor... - murmurou a secretária contrafeita - milhões de pessoas vão morrer!
- Essa responsabilidade não compete a mim - retrucou McKee inflexível. - Que procurem o presidente ou o secretário de defesa; eu sou apenas um empresário.
Novamente só em seu gabinete, McKee girou na cadeira e olhou para um mapa-múndi na parede ao lado dele. Se a tal Frente de Libertação da Terra era tão poderosa quanto parecia, iria lhe poupar muito tempo e dinheiro.
Havia gente demais na Terra; que algumas centenas de milhões morressem, não faria a menor falta...
- [11-12-2021]