Cronocristais
Sob um céu incomensuravelmente azul, o foguete pousou na planície avermelhada sobre sua cauda de chamas. Era ali, naquele planeta distante, que eu iria reencontrar meu velho amigo de longa data, Recep Gilani.
- O que o seu amigo veio fazer nesse fim de mundo? - Indagou a comandante do transporte, enquanto verificava as últimas análises atmosféricas antes de liberar o desembarque.
- Ele é exoarqueólogo; está em busca de vestígios da civilização gurmari, que possuía um império neste braço da Galáxia há milhares de anos - repliquei.
A comandante, Mehry Lund, estava ali por um motivo bem mais prático: recolher um carregamento de cronocristais minerado no planeta, um dos elementos mais importantes para a navegação interestelar mais rápida do que a luz.
- Imagino que estivessem atrás da mesma coisa que nós - ponderou ela. - Os cronocristais.
- Muito provavelmente - assenti. - Parece que fizeram uma tentativa de escavar o manto planetário em busca de grandes reservas de cristais, mas não sei se tiveram sucesso. Isso, aliás, é o que veio investigar o meu amigo Gilani.
- Uma espécie de detetive cósmico, hein? - Avaliou. - Bom, está liberado para desembarque; um veículo de superfície da mineradora virá transportá-lo até a administração central.
A atmosfera de Sagamaramara, o planeta onde havíamos pousado, era um tanto rarefeita mas respirável sem ajuda de aparelhos. Desci até a superfície, enquanto um transporte automatizado de minério encostava ao lado do foguete para descarregar um suprimento de cristais. Em seguida, um pequeno veículo de dois lugares aproximou-se; era a minha carona.
- Ayhan Chandio? - Indagou o motorista, vestido com o macacão azul-marinho da Mineração Modelo.
- Sim, vim ver Recep Gilani, o exoarqueólogo. Imagino que ele deve estar à minha espera.
- Gilani... - repetiu o motorista. - Sim, mas não está na administração, e sim nos túneis. Depois que chegarmos à central, o supervisor deve mandar alguém lhe acompanhar até lá.
O supervisor me deu as boas-vindas em seu gabinete na sede local da Mineração Modelo. Era um sujeito meio calvo e acima do peso, que volta e meia enxugava a careca com um lenço, apesar do ar condicionado estar funcionando perfeitamente.
- Gilani me disse que viria... Ayhan Chandio, não é?
- Sim, sou geólogo. Me disseram que ele estava nos túneis... encontraram alguma coisa nas escavações da mina?
- Não nos nossos túneis... nos túneis cavados pelos gurmari - especificou ele. - Você vai ver quando chegar lá.
Fui levado por um técnico de segurança a vestir um traje térmico, e só depois descemos por um elevador que descia até inimagináveis 20 km de profundidade. No fundo de uma galeria, também envergando um macacão laranja e um capacete com lâmpadas nas laterais, foi que voltei a rever Gilani. Trocamos um abraço.
- Por que tanto segredo? - Indaguei, enquanto ele me guiava e ao técnico em direção à uma plataforma elevada sobre outro poço escavado na rocha.
- Está vendo a magnitude disso? - Redarguiu. - Os gurmari estavam muito à nossa frente no que diz respeito aos cronocristais, mas não somente a eles.
Paramos à beira da plataforma, protegida por um corrimão metálico. Abaixo de nós, abria-se um poço imenso, talvez com 100 m de diâmetro, cujas paredes lisas deveriam ter sido abertas utilizando raios térmicos. O fundo da escavação não era visível.
- O que é isso? - Indaguei.
- Os gurmari abriram esses poços para retirar seções inteiras de jazidas de cronocristais - explicou. - Estou começando a desconfiar que não estavam interessados somente em propulsão mais rápida do que a luz...
- Esse poço deve ter quilômetros de profundidade - avaliei. - Imagino o tamanho que teriam essas amostras extraídas daqui.
- E este é somente um de muitas centenas de túneis que encontramos até agora - prosseguiu. - Os gurmari estavam planejando algo realmente grande.
- Mas eles desapareceram há milhares de anos - recordei.
Gilani me encarou através da viseira do capacete.
- Desapareceram; mas isso não significa que estejam extintos. Cronocristais, lembra?
E diante da minha perplexidade, complementou:
- Eles bem podem ter ido para o futuro remoto, não é?
- [16-11-2021]