Patronos Permanentes

O transbordador da Companhia de Viagens Interestelares, pintado num ameaçador tom de laranja, jazia no fundo do vale coberto de neve. Em torno do veículo e das comparativamente minúsculas figuras dos tripulantes que circulavam no seu entorno, erguiam-se paredes rochosas vermelhas sob um céu de um azul profundo, onde o planeta Byrd e sua lua externa, Hyde, mostravam-se em quarto crescente.

Sentado num platô acima do vale, Kordal Fenell desviou o olhar da cena para o diminuto humanoide cinzento e enrugado, sentado à sua frente com as pernas cruzadas. Ao contrário de Fenell, o alienígena não precisava de um traje espacial para enfrentar as baixas temperaturas.

- Sim, compreendo que você e o seu povo estejam preocupados com a perspectiva de que a Aliança queira instalar uma base permanente neste sistema solar, - disse Fenell através do alto-falante do capacete - mas por princípio, não pretendemos interferir no seu modo de vida. Aliás, o mais provável é que a base seja construída na outra lua, que chamamos de Hyde.

O alienígena pareceu refletir sobre o que acabara de ouvir, antes de responder:

- Uma base na outra lua é menos pior do que uma base no planeta.

- Por que "menos pior"? - Questionou Fenell.

- Qualquer contato com os ozeks, é perigoso - afirmou o alienígena. - Perdemos uma guerra planetária contra eles e, como consequência, nos refugiamos nessa lua. As condições de vida aqui são tão ruins, que os ozeks nunca se preocuparam em vir atrás dos sobreviventes.

- Temem que nos aliemos aos ozeks contra vocês? - Inquiriu Fenell, surpreso.

- Não. Nosso receio é que os ozeks usem vocês para atingir seus objetivos. Essa tal Aliança, da qual vocês são parte, seria perfeita para os planos de dominação deles.

E foi só então que Fenell compreendeu o problema com os atuais habitantes de Byrd; ao menos no tocante aos exilados em Clyde, eles eram suscetíveis ao controle mental dos ozeks.

Fenell fez um relatório completo sobre sua avaliação ao quartel-general da Aliança e pediu cautela nos planos de ocupação de Byrd. A Aliança optou por não levar adiante a ideia de estabelecer um posto permanente naquele sistema solar, e, até mesmo uma base construída em Hyde, acabou por ser abandonada.

Quando os ozeks finalmente lograram chegar até ela, o bar conhecido como Último Recurso havia tomado o seu lugar. Foi só então que a capacidade de controle mental sobre os humanos pôde ser devidamente mensurada.

Eles eram inigualáveis em acabar com a ressaca. E nada mais do que isso.

- [12-10-2021]