O Mal-entendido

- Capitão! Duas fragatas Koshucular estão entrando no nosso setor! - Alertou o imediato Beyhan, quando o capitão Nurhan entrou na ponte de comando após ir buscar um copo de café turco.

- Postos de combate! - Alertou o capitão, sentando-se em sua poltrona e atando o cinto de segurança.

Sob a iluminação sangrenta do alerta vermelho, os tripulantes na ponte do cruzador imperial "Akanyildiz" prepararam-se para enfrentar um ataque dos seus tradicionais inimigos. Neste instante, Altinay, a oficial de comunicações, virou-se para Nurhan.

- Capitão, os Koshucular pedem para falar consigo.

- Na tela - replicou Nurhan.

A tela central à frente da ponte iluminou-se. Um comandante Koshucular surgiu na imagem, sentado entre dois guerreiros usando armaduras espaciais douradas.

- Falo com o comandante do cruzador imperial "Akanyildiz"? - Indagou calmamente o alienígena.

- Sim, sou o capitão - confirmou Nurhan. - E você é...?

- Azamat, comandante da Terceira Flotilha - replicou o Koshucular. - Sobre a sua mensagem, quero saber quem é a pessoa.

- Que pessoa? - Nurhan franziu a testa.

- A mensagem que mandaram, oferecendo um acordo nupcial - prosseguiu Azamat. - Não sei como isso funciona no Império, mas entre o meu povo costumamos levar essas coisas muito a sério.

Nurhan olhou ao redor da ponte de comando, balançando a cabeça de um lado para o outro em sinal desaprovação; todos os tripulantes o encararam atônitos.

- Um momento, comandante Azamat, enquanto tiro uma dúvida com meu pessoal - disse finalmente Nurhan, fazendo um gesto para Altinay cortar o áudio. Quando ela fez sinal de positivo, o capitão voltou-se para o imediato.

- Onde está o Akif?

- Deve estar dormindo, no alojamento - redarguiu Beyhan. - Esteve de plantão no turno da noite.

- Em qual estação de trabalho? - Indagou Nurhan.

- Na minha, capitão - informou Altinay, acenando.

Nurhan cobriu o rosto com as mãos. Suspirou.

- Descubram o que ele fez - murmurou, cabisbaixo.

Dez minutos depois, Nurhan foi informado de que, acidentalmente, o gato de estimação de Akif andara sobre o teclado do console de comunicações durante o turno da noite. Obviamente, o console não estava travado.

- Ordene ao Akif que ponha o uniforme de gala - informou Nurhan ao imediato. - Vai ser meu representante especial junto aos Koshucular.

E erguendo o indicador:

- Avise para levar o gato também.

- [29-09-2021]