Sob vigilância
Qahsin havia nascido no espaço profundo, tarde demais para ter conhecido a Terra e cedo demais para ter alguma esperança de pôr os pés em Jannada-IV, o destino final daquela nave geracional. Ainda faltava mais de um século para entrarem no sistema solar escolhido para colonização, quando uma astronave desconhecida aproximou-se deles e começou a transmitir mensagens que demoraram algum tempo para serem decodificadas.
- É um tipo de código binário usado nas sondas espaciais lançadas pela Terra, séculos atrás - acabaram determinando os cientistas a bordo. - Bastante limitado para troca de mensagens, mas serve num primeiro contato.
Os alienígenas não fizeram qualquer tentativa de ir a bordo ou revelar sua aparência, apenas ajustaram o curso para seguir de perto a nave geracional. Enquanto isso, a construção de um vocabulário comum com base no antigo código, prosseguia. Em não muito tempo, já haviam adicionado material suficiente para que ao menos conceitos simples pudessem ser debatidos.
- Vocês planejam estabelecer uma colônia em Jannada-IV - transmitiram os alienígenas.
- Algum problema com isso? Vocês já ocuparam o planeta, ou algo assim? - Indagou Qahsin preocupado.
- Não, não temos nenhuma objeção à sua colonização de Jannada-IV, - prosseguiram os alienígenas - as condições ambientais que irão encontrar ali são semelhantes às do seu mundo de origem. Quanto ao nosso povo, nos adaptamos há milênios a viver no espaço; não temos grande interesse em planetas, exceto pelo eventual valor histórico. E esse não é sequer o caso do mundo em questão.
- Ótimo! Mas não pude deixar de notar que possuem um sistema de propulsão avançado, que lhes permite atingir velocidades próximas a da luz... teriam interesse em fazer um intercâmbio conosco do seu conhecimento?
A resposta não tardou a vir.
- Chamou nossa atenção que tenham se lançado ao espaço profundo sem nem ao menos terem desenvolvido algum tipo de propulsão próximo ou mais rápido do que a luz. Isso é realmente notável, temos que admitir. Com tenacidade e trabalho duro, em alguns milhares de anos poderão colonizar boa parte da Galáxia.
- Isto é um sim ou um não? - Questionou Qahsin.
- Não tomamos decisões desta importância tão rapidamente - replicaram os alienígenas. - Mas, pode estar certo de que estaremos acompanhando de perto o seu progresso. Se chegarmos à conclusão de que são pacíficos, em algum momento no futuro poderemos estar compartilhando este conhecimento.
Qahsin suspirou.
- Suspeito que isso não ocorrerá no meu tempo de vida.
- É pouco provável - admitiram os alienígenas. - Mas, pelo seu esforço coletivo, cremos que isso não fará muita diferença para a sua espécie.
Pouco depois, os alienígenas despediram-se e partiram com destino ignorado.
* * *
- Poderíamos tê-los ajudado a chegar mais depressa ao destino - ponderou o oficial de ciências, quando a nave de reconhecimento mergulhou no hiperespaço.
- Para quê a pressa? - Redarguiu a comandante. - Saíram da Terra preparados para uma viagem de séculos de duração; depois que estiverem estabelecidos, faremos contato de novo. Somos o próximo passo da evolução humana, mas eles ainda não estão prontos para nos conhecer...
E, diferentemente de Qahsin, condenado a viver e morrer no espaço, aquela mesma tripulação ainda estaria em atividade quando isso ocorresse.
- [21-07-2021]